Estamos muito felizes pelo fato de a Oracle ter sido reconhecida como uma das líderes no Quadrante Mágico do Gartner de 2023 para Serviços Estratégicos de Plataforma em Nuvem. Acreditamos que o posicionamento da Oracle nesse relatório é um grande reconhecimento da nossa estratégia.

Sempre afirmamos que as organizações precisam de mais do que apenas serviços de nuvem fornecidos por uma quantidade pequena de data centers regionais. Em vez de fazer com que os clientes se adaptem a um modelo de nuvem pública, oferecemos o conjunto completo de serviços da Oracle Cloud Infrastructure (OCI) em vários modelos de implementação e operação para atender às necessidades dos clientes em locais específicos, e até mesmo entre nuvens, por meio da nossa estratégia de nuvem distribuída.

O nosso compromisso em oferecer um custo mais baixo nos levou a investir em tecnologia, como superclusters para infraestrutura de IA, permitindo oferecer o melhor custo-benefício para os clientes que investem em inteligência artificial. A velocidade é importante para os clientes, principalmente quando eles pagam por hora. Além disso, nossa vasta experiência nos ensinou a proteger também os dados corporativos e a propriedade intelectual. Por esse motivo, estamos fazendo investimentos para garantir que os dados dos clientes sejam protegidos e permaneçam privados porque eles usufruem das inovações em IA. Primeiro, vamos observar a premissa da nossa abordagem: nossos clientes e parceiros.

Inovando em conjunto com clientes e parceiros para acelerar a adoção da nuvem

Este ano trabalhamos com clientes como Uber, Guitar Center, Vivo e Loblaw para ajudá-los a migrar, modernizar e inovar. De saídas de data centers, modernização de uma plataforma de compartilhamento de viagens, dimensionamento de comércio eletrônico à migração de aplicações de terceiros em massa, ajudamos os clientes a transformar seus negócios. Os nossos parceiros e ecossistema continuam crescendo, incluindo as parcerias com NVIDIA, Microsoft, VMware e Red Hat, tornando a escolha das melhores tecnologias de nuvem mais fácil para os clientes.

Impulsionando o enorme crescimento da IA generativa

Muitas empresas de IA dependem da OCI, incluindo a NVIDIA, Microsoft e Databricks. Estamos animados com o fato de que a busca conversacional do Microsoft Bing usa o OCI Compute para ajudar a alimentar sua crescente necessidade de computação aprimorada por GPU para a inferência de modelos de IA.

A OCI AI Infrastructure lidera o setor em custo-benefício com produtos como o OCI Supercluster, que dimensiona até 4.096 instâncias bare metal do OCI Compute com até 32.768 GPUs. A OCI oferece várias GPUs, como A100 e H100, em parceria com a NVIDIA e a pilha de computação completa acelerada da NVIDIA, incluindo NVIDIA AI Enterprise e DGX Cloud.

Os clientes continuam utilizando os recursos de IA da OCI, incluindo um novo serviço de IA generativa, que anunciamos para ajudar as organizações a melhorar a automação, a tomada de decisões e as experiências dos clientes, mantendo seus dados seguros e privados. Desenvolvido em parceria com a Cohere, esse novo serviço também forma a base para os recursos de IA generativa incorporados ao conjunto de aplicações SaaS da Oracle.

Oferecendo opções ao cliente com a nuvem distribuída

Ficamos felizes pelo Gartner ter posicionado a Oracle como uma das líderes no Quadrante Mágico de 2023 em Infraestrutura Híbrida Distribuída.  

A nuvem distribuída da Oracle oferece aos clientes todas as vantagens da nuvem com maior controle sobre operações, residência de dados e proximidade. Adicionamos uma oferta de marca própria, o Oracle Alloy, que permite que os parceiros implementem a pilha completa de recursos da OCI para seus clientes finais. O Nomura Research Institute (NRI) planeja usar o Alloy para fornecer uma nuvem em plena conformidade para seus clientes no Japão.

A nossa nova oferta focada em computação, Compute Cloud@Customer, fornece o OCI Compute em escala de rack nos data centers do cliente, normalmente emparelhado com o Exadata Cloud@Customer. A última geração da plataforma Oracle Exadata, X10M, que alimenta o Exadata Database, o Autonomous Database e o Exadata Cloud@Customer, oferece desempenho e disponibilidade incomparáveis.

A OCI continua expandindo sua presença global. Agora, totalizando 65 regiões voltadas para o cliente em 25 países, as adições recentes incluem Oracle EU Sovereign Cloud e Oracle Australian Government Cloud. Também lançamos nossa segunda região de nuvem pública comercial no México, uma região na Sérvia, e anunciamos mais regiões em Singapura e na Arábia Saudita.

Executando mais cargas de trabalho com novas opções de gerenciamento de dados e contêiner

A OCI está se baseando em seus profundos recursos de gerenciamento de dados e expandindo as oportunidades de desenvolvimento de aplicações para usar esses dados na nuvem. Acabamos de anunciar a disponibilidade do OCI PostgreSQL e do OCI Cache com Redis, bem como uma atualização importante para o OCI Search com OpenSearch. Esses serviços gerenciados oferecem 100% de compatibilidade com seus projetos de código aberto e aproveitam os principais diferenciais da infraestrutura da OCI, como computação flexível e volumes em blocos de ajuste automático, para fornecer alto desempenho e dimensionamento automático.

Aprimoramos o nosso portfólio de gerenciamento de contêineres com OCI Container Instances para oferecer uma maneira simples e econômica de usar contêineres totalmente gerenciados. Também adicionamos uma opção totalmente serverless ao nosso Oracle Container Engine for Kubernetes (OKE), em que a OCI gerencia o plano de controle e os nós de trabalho. As suas cargas de trabalho em contêineres podem ser ampliadas e reduzidas sem limites nos recursos de CPU e memória nos nós. Outros novos recursos tornam o Kubernetes mais simples e seguro, como o Oracle Cloud Guard Container Governance, gerenciamento do ciclo de vida e identidade da carga de trabalho.

Também lançamos o Java 21, que dá continuidade à nossa liderança de código aberto da linguagem de desenvolvimento mais popular do mundo, incluindo 15 propostas de aprimoramento enviadas pela comunidade em seis categorias diferentes. Agora você pode ativar o OCI Functions com o novo runtime nativo da nuvem, GraalOS, com recursos de inicialização a frio de subsegundos usando metade da memória como antes. As funções baseadas em Java são suportadas primeiro, e logo serão seguidas por outras linguagens.

Reforçando a segurança, a disponibilidade e a infraestrutura da OCI

O serviço OCI Key Management foi aprimorado com os serviços do OCI Dedicated Key Management e External Key Management. O External Key Management permite que os clientes usem sistemas de gerenciamento de chaves de terceiros, como o Thales CipherTrust Manager, para manter suas próprias chaves de criptografia fora da OCI e ajudar a atender aos requisitos regulatórios. Está disponível em todas as regiões de nuvem, incluindo a Oracle EU Sovereign Cloud.

O Oracle Access Governance ajuda os clientes a automatizar e simplificar a segurança de seus recursos digitais críticos, atribuindo, monitorando e gerenciando melhor o acesso de usuários. Também adicionamos cinco novos programas de conformidade, totalizando 84 programas regulatórios e de conformidade em 118 serviços, abrangendo 23 países.

Apresentamos o OCI Full Stack Disaster Recovery, que fornece uma interface simples e consistente para orquestrar operações de recuperação de desastres para vários sistemas diferentes.

O Oracle Cloud Migrations foi lançado, oferecendo suporte a migrações de ambientes on-premises e de outras nuvens. Agora você pode usar as migrações em tempo real de máquinas virtuais (VM) da OCI para mover VMs em execução entre máquinas físicas sem tempo de inatividade, juntamente com seu armazenamento e rede, em uma interface de rede virtual dedicada com largura de banda reservada apenas para a migração.

Atualizamos nossas ofertas do OCI Compute com novas instâncias baseadas nos processadores AMD e NVIDIA mais recentes. Os clientes agora podem aproveitar a flexibilidade do AMD e o custo-benefício do Ampere Arm em bare metal, VMs flexíveis, instâncias de contêineres, OKE e funções.

Foi um ano incrível. Estamos orgulhosos do trabalho árduo da equipe da OCI e do impacto que causamos nos clientes. Independentemente de você já ter uma nuvem primária ou não, a OCI deve fazer parte de seu portfólio.

Quer saber mais? 

Leia o relatório completo do Quadrante Mágico do Gartner para Serviços Estratégicos de Plataforma em Nuvem. Os arquitetos corporativos e de nuvem podem começar a usar a OCI navegando e implementando nosso catálogo de quase 300 arquiteturas de referência. Os engenheiros e desenvolvedores podem experimentar a Oracle Cloud Infrastructure gratuitamente hoje mesmo.

Sobre este relatório

Gartner, Magic Quadrant for Strategic Cloud Platform Services, David Wright, Dennis Smith, Ajay Chauhan, Alessandro Galimberti, Kevin Ji, Miguel Angel Borrega, 4 de dezembro de 2023

Gartner, Magic Quadrant for Distributed Hybrid Infrastructure, Julia Palmer, Tony Harvey, Michael Warrilow, David Wright, Jeffrey Hewitt, 27 September 2023.

O Gartner não endossa nenhum fornecedor, produto ou serviço descrito em suas publicações de pesquisa, nem aconselha os usuários de tecnologia a selecionar apenas os fornecedores com as classificações mais altas ou outra designação. As publicações de pesquisa do Gartner consistem nas opiniões da organização e não devem ser interpretadas como afirmações de fato. O Gartner se isenta de todas as garantias, expressas ou implícitas, em relação a essa pesquisa, incluindo quaisquer garantias de comercialização ou adequação para um propósito específico. Gartner é uma marca comercial e de serviço registrada e QUADRANTE MÁGICO é uma marca registrada do Gartner, Inc. e/ou de suas afiliadas nos EUA e internacionalmente e é usada aqui com a devida permissão. Todos os direitos reservados.