A Oracle anunciou a abertura da Região de Nuvem na Colômbia, tornando-se o primeiro grande provedor de serviços de nuvem a estabelecer uma região de nuvem pública no país. A Claro torna-se um dos parceiros anfitriões da nova Bogotá Cloud Region e, por meio dessa aliança com a Oracle, expande sua oferta como operadora de telecomunicações com serviços Oracle Cloud Infrastructure (OCI) para organizações em toda a Colômbia.
“O estabelecimento de uma região de nuvem na Colômbia é um reflexo do compromisso da Oracle com o desenvolvimento tecnológico do país”, disse Germán Borromei, presidente da Oracle Colômbia e Equador. “Com a nova região, estamos ajudando a acelerar a adoção de soluções em nuvem, democratizar o acesso a tecnologias inovadoras, apoiar a modernização das organizações e promover seu crescimento para ajudá-las a ter sucesso em um ambiente de negócios competitivo.”
Como parte da estratégia de nuvem distribuída da Oracle, a nova região representa a 47ª adição às regiões de nuvem pública da Oracle, oferecendo todos os recursos do Oracle Cloud em mais de 100 serviços OCI e aplicativos em nuvem para migrar, modernizar e inovar, incluindo o Oracle Autonomous Database, MySQL HeatWave Database Service, Oracle Container Engine for Kubernetes, Oracle Cloud VMware Solution e infraestrutura de IA.
“Juntamente com a Oracle, estabelecemos a primeira região de nuvem pública em Bogotá, um marco importante na evolução tecnológica da Colômbia, pois a nova região ajudará a acelerar a transformação digital de empresas em todo o país, incluindo pequenas e médias empresas, que representam 90% na Colômbia”, disse Carlos Zenteno, presidente da Claro Colômbia. “A Oracle selecionou nosso Data Center Triara certificado ICREA 5 para organizações na Colômbia e em outros países, como Peru, Equador e Panamá, para acessar serviços de nuvem inovadores com baixa latência e alta disponibilidade.”
“A infraestrutura de nuvem pública, como a nova região que a Oracle está abrindo na Colômbia, gera um impacto não apenas na economia do país, mas também traz benefícios sociais e a geração de novas oportunidades”, disse Saúl Kattan, consultor sênior de transformação digital. Colômbia. “Por esse motivo, estamos desenhando um plano para aproveitar a nuvem para suas capacidades de dados e análises, bem como para formar talentos digitais especializados, o que contribuirá para o propósito de tornar a Colômbia um país mais produtivo. Neste tipo de projeto temos de estar na vanguarda.”
“A indústria de tecnologia da Colômbia continua a crescer graças a projetos como este”, disse Mauricio Lizcano, ministro do Ministério de Tecnologias da Informação e Comunicações. “É encorajador ver a abertura da primeira região de nuvem pública em nosso país, pois terá um impacto significativo nos negócios e na economia da Colômbia, ajudando a criar uma ampla gama de oportunidades de crescimento.”

Oracle e Claro ajudam a impulsionar a adoção da nuvem na Colômbia
Localizado no data center da Claro em Bogotá, o Oracle Cloud Bogota Region fornece às organizações acesso a uma ampla gama de serviços de nuvem para modernizar seus aplicativos, inovar com dados e análises, migrar cargas de trabalho de missão crítica de seus data centers para OCI e ajudar a lidar com regulamentações, Requisitos de residência e conformidade de dados. Por meio do acordo com a Oracle, a Claro é capaz de oferecer serviços de OCI para organizações do setor público e privado em toda a Colômbia.
O ecossistema global da OCI ajuda a facilitar e acelerar a adoção da nuvem
A extensa rede do OCI FastConnect de mais de 90 parceiros globais e regionais fornece às organizações conectividade dedicada a Oracle Cloud Regions e serviços OCI. O FastConnect fornece uma maneira fácil, flexível e econômica de criar uma conexão de rede privada dedicada com maior largura de banda, menor latência e desempenho mais consistente do que as conexões públicas baseadas na Internet. Os parceiros FastConnect disponíveis no lançamento do Oracle Cloud Bogota Region incluem Cirion, Claro, Equinix e Ufinet.
Uma abordagem para impulsionar operações sustentáveis em todo o mundo
Ressaltando seu foco contínuo na sustentabilidade, a Oracle se comprometeu a combinar todas as regiões globais do Oracle Cloud com 100% de energia renovável até 2025, incluindo a região do Oracle Cloud Bogotá. Várias regiões do Oracle Cloud já são alimentadas por energia 100% renovável, permitindo que as organizações executem seus serviços de TI de forma mais sustentável e com uma pegada de carbono menor. Para avançar ainda mais em seu compromisso com operações sustentáveis, a Oracle e seus parceiros de recuperação de ativos reciclaram 99,7% do hardware aposentado que coletaram no AF23.
Ajudando os clientes a colher os benefícios da nuvem
O Banco Falabella é uma instituição bancária com 20 anos de história atendendo mais de seis milhões de clientes em toda a América Latina. Com presença na Colômbia, Peru e Chile, o banco está usando o Oracle Cloud Santiago Region e planeja usar o Oracle Cloud Bogotá Region. Com a Oracle, o Banco Falabella deu um salto na modernização de seu core banking e implementou uma estratégia digital que proporcionaria estabilidade, robustez tecnológica, resiliência, escalabilidade, controle de obsolescência e vantagens competitivas diante das novas realidades de mercado.
“Formamos equipes presenciais nos escritórios da Faballa e temos equipes conectadas remotamente de vários países ao redor do mundo para alcançar o sucesso da migração para a nuvem e estamos vendo os resultados de nossa estratégia”, disse Javier Martín, chefe de operações e TI. departamento, Banco Falabella Colômbia. “Conseguimos reduzir drasticamente o tempo necessário para processos críticos, mas, acima de tudo, estamos convencidos de que as regiões de nuvem da Oracle nos permitem suportar a obsolescência, resiliência e escalabilidade de nossas plataformas críticas.”
A nuvem distribuída da Oracle oferece os benefícios da nuvem com maior controle e flexibilidade
A nuvem distribuída da Oracle oferece aos clientes todos os benefícios da nuvem com maior controle das operações, além de residência e proximidade de dados. Ele também oferece aos clientes baixa latência, mesmo para operações que abrangem várias nuvens. No total, a Oracle gerencia 66 regiões de nuvem em 26 países, incluindo regiões públicas e dedicadas. Todas as opções de implantação oferecem mais de 100 serviços de nuvem em infraestrutura e aplicativos para oferecer suporte à migração, modernização e inovação de TI. Os serviços e preços do OCI são consistentes entre os tipos de implantação para simplificar o planejamento, a portabilidade e o gerenciamento.
A linha de nuvem distribuída da OCI suporta:
• Multicloud — Opções como Oracle Database@Azure, MySQL HeatWave na AWS e Oracle Interconnect for Azure permitem que os clientes combinem os principais recursos de diferentes nuvens.
• Nuvem híbrida — o Oracle Exadata Cloud@Customer e o Compute Cloud@Customer oferecem os principais serviços de nuvem no local e já gerenciam implantações em mais de 60 países.
• Nuvem pública — Quarenta e sete regiões de nuvem pública de hiperescala em 24 países atendem organizações de qualquer tamanho, incluindo aquelas que exigem controles rígidos de soberania da UE. Veja a lista completa de regiões aqui.
• Nuvem dedicada – Os clientes podem executar todos os serviços de nuvem OCI em seus próprios data centers com a Região Dedicada OCI, enquanto os parceiros podem revender serviços de nuvem OCI e personalizar a experiência usando o Oracle Alloy. A Oracle também opera nuvens governamentais separadas para os EUA, Reino Unido e Austrália, e regiões de nuvem isoladas para fins de segurança nacional dos EUA.