Terceira maior instituição tributária do Brasil, a Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) é o órgão responsável pela gestão financeira, contábil e tributária do Estado. A entidade também tem a maior receita não-tributária do país, oriunda, principalmente, da produção do petróleo, que ocorre em território fluminense.
 

Sefaz-RJ


Atualmente, a Sefaz-RJ tem grande parte de seus serviços tributários já digitalizados. No entanto, precisava modernizar o seu backoffice não apenas para subsidiar ações para o aumento da arrecadação, mas também para se tornar um órgão que toma decisões estratégicas orientadas por dados. Essa missão exigia, especialmente, o processamento de grandes volumes de dados para criar estudos econômicos de larga escala, apoiando as políticas econômicas e fiscais do Estado do Rio de Janeiro, principalmente à luz da Reforma Tributária, que se encontrava em etapas iniciais de discussão.Para isso, o órgão precisava atualizar a sua infraestrutura de TI, que enfrentava problemas de disponibilidade e restrições de processamento e armazenamento, o que resultava em um déficit de desempenho, principalmente para fazer consultas analíticas.

Por que a Sefaz-RJ escolheu a Oracle

A escolha pelo Oracle Exadata Cloud@Customer (ExaCC) para atualização de sua infraestrutura de TI se deu de forma natural, dada a parceria de longa data que a instituição já possuía com a Oracle. Anteriormente, o órgão utilizou três gerações do Exadata, mas no modelo on-premises.

 

“Com o uso do Oracle Exadata Cloud@Customer conseguimos gerar estudos econômicos e malhas fiscais com alta precisão e tempestividade, impactando positivamente a política fiscal e tributária do Estado do Rio de Janeiro. Antes, a produção dos estudos demorava semanas, e utilizava poucos dados, porque não tínhamos processamento suficiente. Agora, com o poder do ExaCC, geramos análises massivas em apenas alguns minutos”.
Gabriel MacDowell Blum, CIO, Sefaz-RJ



O Oracle ExaCC mostrou ampla capacidade de escalabilidade, com a expansão do processamento e armazenamento conforme as necessidades da organização. Além disso, sendo uma plataforma sob serviço (PaaS), seu gerenciamento é mais prático, beneficiando equipes de TI reduzidas e oferecendo um modelo de contrato mais flexível.
 

Implementação

A migração para o Oracle Exadata Cloud@Customer levou sete meses para ser concluída e foi feita a partir da colaboração entre a equipe de TI da Sefaz-RJ e do parceiro contratado (VSDATA), com apoio indispensável do time técnico da Oracle. O processo ocorreu de forma bastante satisfatória e em tempo reduzido, já que o projeto tinha uma previsão de entrega de 18 meses. 
 

Resultados

A atual disponibilidade do Oracle Exadata Cloud@Customer no Sefaz-RJ é de 99,9%, o que atinge o SLA estabelecido em contrato. Com isso, o ambiente opera de forma estável e segura, garantindo a continuidade das cargas de trabalho transacionais e analíticas. 
 


A solução ainda permite à equipe redimensionar a infraestrutura rapidamente para lidar com picos de acesso, algo que não era possível no ambiente on-premises. O time de TI da Sefaz-RJ tem uma visibilidade melhor de todo o sistema, monitorando todos os recursos empregados na operação a partir de um único dashboard. No quesito segurança, foram também registradas melhorias, com o uso de autenticação multifator pelos profissionais que interagem com os bancos de dados. Para além desses ganhos, houve uma redução de 30 vezes no tempo de execução de consultas, o que permitiu a criação de estudos e malhas fiscais com muito mais rapidez e maior qualidade no acesso aos dados. 

Por fim, com a modernização de sua infraestrutura para o Oracle Exadata Cloud@Customer, a Sefaz-RJ pôde usar todo o poder de processamento da plataforma para implantar a sua política data driven, o que melhorou o desempenho do órgão como um todo, inclusive o planejamento e a execução das malhas fiscais, a prestação de serviços ao contribuinte, e, sobretudo, a capacidade de realizar estudos econômicos, que gerará inúmeros benefícios à população.