Criar um ótimo currículo é o primeiro passo para contar sua história profissional e garantir a carreira dos sonhos. Nem é preciso dizer que as primeiras impressões importam, então você precisa desenvolver um currículo que realmente reflita quem você é e o que tem a oferecer.

Mesmo enquanto ainda está na faculdade, você desenvolve habilidades e conhecimentos que lhe ajudarão na transição para o mundo profissional. O gerente do programa de recrutamento de campus da Oracle, Eric Cervantes, recomenda que seu currículo forneça uma visão geral dessas experiências e explique como elas irão beneficiar você em sua carreira. “Sempre se coloque no lugar do seu possível empregador e escreva pensando nele”, disse.

Resumindo, seu currículo deve:

  • Destacar seu potencial para um empregador
  • Vender suas habilidades e experiências
  • Focar nas suas realizações
  • Transmitir uma atitude positiva e capaz
  • Dar uma visão de você como pessoa
  • Ser fácil de ler e bem-organizado
  • Como estruturar seu currículo

Informações pessoais: Inclua seu nome completo e dados de contato, número de celular e endereço de e-mail. Não há necessidade de incluir seu endereço, números dos documentos ou data de nascimento. Certifique-se de ter um endereço de e-mail apropriados para receber o contato dos recrutadores.

Histórico educacional: Inclua apenas informações recentes. As referências do ensino médio devem conter apenas detalhes da escola, desempenho acadêmico e atividades extracurriculares importantes. Dedique a maior parte do seu currículo para a faculdade. Especifique o ano e o mês esperados para a graduação. Inclua seu curso e quaisquer realizações acadêmicas.

Experiência profissional: Liste em ordem cronológica inversa e inclua qualquer experiência profissional anterior, como estágios, trabalho de meio período e voluntariado.Nem todas as suas funções anteriores estarão diretamente relacionadas ao setor escolhido, mas dizem muito sobre sua ética de trabalho e habilidades profissionais. Indique claramente o nome da empresa, o período de trabalho, o departamento e o seu cargo. Liste suas responsabilidades em vez de apenas tarefas. Portanto, em vez de dizer “atendi chamadas de clientes”, você poderia dizer “recebi mais de 150 ligações por turno relacionadas a uma série de questões, como consultas de contas, transferências, reclamações e vendas”. Você também deve listar quaisquer conquistas como “cota de vendas alcançada a cada trimestre” ou “eleito representante do mês três vezes no primeiro ano”.

Habilidades técnicas: Como estudante universitário, você pode não ter experiência profissional relevante – é aqui que o curso da faculdade pode realmente ajudar. Inclua quaisquer módulos ou projetos relacionados à função e certifique-se de mencionar quais habilidades técnicas, linguagens de programação e ferramentas de software você usou.

Informações extracurriculares: Esta seção é extremamente importante. Os empregadores estão preocupados com mais do que apenas suas notas, eles se preocupam com suas habilidades de trabalho em equipe, capacidade de se conectar com os clientes e se você pode prosperar em um ambiente internacional. Use essa seção para fornecer informações sobre quem você realmente é, listando suas paixões e hobbies. Inclua detalhes de quaisquer programas de intercâmbio, clubes estudantis, posições de liderança, esportes e viagens – isso nos ajuda a ter uma ideia de quem você é além das suas notas.

Referências: Não há necessidade de incluir referências – elas ocupam um espaço valioso e geralmente estão disponíveis mediante solicitação.

Carta de apresentação: Normalmente, as cartas de apresentação não são obrigatórias, mas oferecem a oportunidade de destacar ainda mais porque você é adequado para uma determinada vaga. Sua carta de apresentação deve ser genuína e expressar os argumentos que o diferenciam de outros candidatos. Fale sobre suas paixões e objetivos aqui.

Dicas finais

  • Use títulos de seção e formatação para dividir claramente seu currículo
  • Selecione uma fonte fácil de ler e aplique um estilo consistente
  • Use marcadores para resumir
  • Revise. Depois revise mais uma vez.
  • Salve e envie em formato PDF para proteger seu arquivo.

Confira os exemplos de currículos a seguir para colocar as dicas em ação. O primeiro exemplo mostra um currículo muito básico e o segundo incorpora os métodos para transmitir melhor sua experiência.

Exemplo de currículo ANTES

Exemplo de currículo DEPOIS

Desejamos boa sorte na sua procura por um emprego! Não deixe de conferir as dicas de nossos recrutadores para se preparar para entrevistas. Explore nossa variedade de oportunidades de carreira para estudantes e recém-graduados aqui.