Oracle Academy celebra o Dia de Ada Lovelace com 9 universidades no México

November 21, 2023 | 4 minute read
Richard Delgado Cascante
Senior Regional Director, Oracle Academy, LAD and the Caribbean
Text Size 100%:

Read in English

Lea este blog en español

Todos os anos, na segunda terça-feira de outubro é comemorado o Dia Internacional de Ada Lovelace, um dia dedicado a comemorar as contribuições e realizações das mulheres, nas áreas de tecnologia, ciência, engenharia e matemática. Ada Lovelace foi uma pioneira da ciência da computação, uma jovem dedicada a estudar e obteve uma importante formação científica impulsionada por sua mãe. Isso a levou a ter acesso aos últimos desenvolvimentos no campo da computação de sua época - em meados do século XVIII, o que lhe deu a oportunidade de se aventurar no campo e revolucioná-lo. Ada não só aplicou o que até agora era uma teoria matemática na resolução de um problema específico, mas abriu a porta para entendermos que os computadores poderiam ser usados além dos números, eventualmente se tornando a ferramenta que são hoje. Ada Lovelace é considerada a primeira programadora da história, a pessoa que "inventou" a programação.

O Dia de Ada Lovelace tem uma importância especial em nosso campo, uma vez que comemorar as contribuições realizadas pelas mulheres ao longo da história para o avanço das ciências e tecnologia , não só torna visível o fato de que elas sempre estiveram presentes, mas também serve de inspiração para as novas gerações de estudantes, meninas e jovens, incentivando a romper estereótipos e se aventurar nessa indústria que hoje, como nunca visto antes, ferramentas como a Inteligência Artificial, está acelerando o desenvolvimento de todos os espaços de trabalho humano.

A tecnologia impulsiona a criação e as mulheres fazem parte disso

Embora haja atualmente uma lacuna significativa na participação das mulheres em várias áreas da ciência (e que já comentamos em oportunidades anteriores), há cada vez mais instâncias para gerar conhecimento e oportunidades para as mulheres, meninas, jovens que são estudantes na América Latina. A falta de representação e visibilidade de modelos positivos e bem-sucedidos, influencia diretamente a percepção das mulheres para se aventurarem em áreas de ciência e tecnologia, é por isso que a iniciativa de lembrar e comemorar histórias como a de Ada Lovelace é fundamental para inspirar as novas e atuais gerações de mulheres.

O desafio de criar um aplicativo no APEX no dia de Ada Lovelace

Impulsionar o espaço para aprender, criar e desenvolver conhecimento é crucial para fortalecer as habilidades dos jovens estudantes e assim, reduzir a lacuna das mulheres nas áreas de tecnologia. É por isso que o Oracle Academy no México se juntou à celebração do Ada Lovelace Day com um desafio de programação de aplicativos no Oracle APEX. Esse desafio, desenvolvido por Jose Orozco, Jacqueline Rendon e Izumy Romero, teve como objetivo capacitar os alunos a explorar, aprender e desenvolver um aplicativo no ambiente do Oracle Application Express (APEX) no Oracle Autonomous Database usando a nuvem da Oracle.

Um total de 40 alunos na companhia de 20 professores, formou equipes em 9 universidades de todo o México, para desenvolver 21 projetos e propor uma solução para uma necessidade em seu dia a dia, em sua comunidade, sua instituição ou o país. Durante 5 sessões, os alunos desenvolveram suas propostas, acompanhados por seus professores e especialistas da Oracle, e apresentaram a solução no dia 10 de outubro, precisamente o Dia de Ada Lovelace.

Estudiantes participan en el desafio de Ada LovelaceOs alunos participantes se destacam por combinar uma diversidade de conhecimentos de carreira em engenharia industrial, tecnologia da informação e negócios digitais, mecatrônica, biotecnologia, sistemas computacionais, desenvolvimento de software, inteligência artificial e transformação digital. Cada um dos projetos que apresentaram são aplicações desenvolvidas a partir de vários tópicos, que vão desde o controle de desempenho dos alunos, acesso a bibliotecas, análise de compras ou vendas, saúde mental, poluição ambiental, registro de consultas médicas, previsão de doenças cardíacas, educação financeira, prevenção da violência contra as mulheres, alfabetização e gerenciamento de projetos. E todos demonstram a dedicação e a prática do conhecimento em tecnologia, para criar soluções para o nosso presente.

Parabenizamos as universidades participantes, Universidad Anáhuac Querétaro, Universidad Politécnica de la Zona Metropolitana de Guadalajara, Universidad Tecnológica de Nezahualcóyotl, UNITEC Campus Los Reyes, Instituto Tecnológico Superior de Atlixco, Universidad Abierta e Distância do México, da Universidad Politécnica de Gómez Palácio, da Universidad Tecnológica Metropolitana de Aguascalientes e do Tecnológico de Monterrey Campus Guadalajara e Monterrey, pelo esforço de impulsionar o desenvolvimento do conhecimento em conjunto com a Oracle Academy.

Este exemplo confirma que a Oracle, por meio de programas como o Oracle Academy, está comprometida com a educação e o desenvolvimento de habilidades em tecnologia, permitindo que mais meninas, jovens e mulheres inovem e se envolvam com a tecnologia, criando um setor mais diversificado e inclusivo, criando oportunidades para todos.

Richard Delgado Cascante

Senior Regional Director, Oracle Academy, LAD and the Caribbean


Previous Post

Oracle Academy celebra el día de Ada Lovelace con 9 universidades en México

Next Post


More than 1,200 faculty and students and sign up to discover database with Oracle Academy and EducazioneDigitale.it

Jane Richardson | 2 min read