A Omega Sistemas atua com serviços de assessoria, consultoria e sistemas para gestão educacional. No mercado há 17 anos, atualmente conta com 2 unidades, a Omega Centro-Oeste e a Omega Sul, que atendem a Rede Municipal de Ensino, correspondente a 99% dos seus clientes, nos estados de Rondônia (RO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Goiás (GO) e Paraná (PR). 

Com apenas 70 colaboradores e quase 6 milhões de usuários, a Omega acompanha o aluno em toda a sua vida escolar. Os dados escolares inseridos nos sistemas alimentam o Censo Escolar da Educação Básica, convertendo em retorno de arrecadação para o município, que passa a receber mais verba federal para manter suas escolas e aprimorar a educação brasileira.

Mesmo diante do seu enorme impacto social e relevância, a Omega enfrentava o desafio diário de lidar com uma empresa que oferecia armazenamento em nuvem com baixa disponibilidade, dificuldade de suporte e alto preço do serviço. Assim, a Omega convivia com a insegurança em suas atividades, criando uma rotina exaustiva para os funcionários, que precisavam vistoriar servidores com frequência, mesmo fora do horário de trabalho. A empresa anterior também não oferecia consultoria, que deveria ser contratada à parte, gerando altos custos mensais

Por que a Omega escolheu a Oracle

O atendimento da Oracle foi um dos grandes diferenciais para a Omega, em especial ao sistema de suporte com tempo de resposta de atendimento bastante rápido.

“Contratar a Oracle Cloud foi mesmo foi uma virada-chave extremamente positiva para nossa empresa do ponto de vista financeiro. Diante da capacidade de expansão e confiabilidade dos serviços oferecidos, hoje já queremos migrar todos os sistemas para a Oracle.” 
Kiver Teixeira, Tech Leader da Omega Sistemas

Outro ponto importante, foi a necessidade de redução do valor total do serviço, pois para ter o suporte especializado da empresa anterior, a Omega precisava desembolsar recursos extras em consultoria, aumentando os custos.

Com a implementação da Oracle Cloud Infrastructure (OCI), a Omega deixaria de arcar com custos excedentes de tráfego, uma vez que poderia continuar com seus 50 terabytes de dados trafegados por mês, sem correr o risco de cobranças extras, uma situação que ocorria na empresa anterior. 

Além disso, por atender órgãos governamentais, a Omega buscava um serviço em território nacional para atender a legislação brasileira, que não permite faturar serviços em dólares e proíbe a empresa de ter servidores fora do Brasil.

Resultados

A nuvem da Oracle trouxe para Omega inúmeros benefícios, entre eles a redução de perda financeira, maior disponibilidade, flexibilidade e melhoria no tempo de atendimento, ao longo de um ano de parceria.


De imediato, a disponibilidade de serviço passou também de 90% para 99,9% com a Oracle Cloud. Na prestadora de serviço de nuvem anterior, a empresa precisava reservar máquinas virtuais, que demoravam a serem liberadas para uso, causando incômodos aos seus clientes, sobretudo em período de grande demanda, como inscrições de concurso ou período de matrículas escolares.

Como benefício direto, a empresa pode investir em um ambiente mais automatizado, pois já não precisava mais se preocupar com a segurança de operação. Os funcionários da empresa agora poderiam confiar no serviço oferecido, sem a necessidade de ficar monitorando os servidores. Assim, a Omega passou a mensurar melhor as suas escolhas com relação ao processamento, tendo a exata noção da necessidade de subir ou reduzir um servidor, por exemplo. Além do mais, o tempo de resposta de suporte anterior era longo e com de baixa qualidade. Bem diferente do time da Oracle Cloud que oferece um atendimento mais preciso e imediato, seja por WhatsApp ou por telefone.

Já os benefícios para o negócio foram inúmeros. Em relação a redução de custos de operação, a Omega registrou uma diminuição de 70% a 80% das perdas financeiras ocasionadas pelos serviços obrigatórios das outras prestadoras, como nas consultorias especializadas. 

A Omega também ganhou ainda mais credibilidade no mercado, tornando-se reconhecida como uma empresa segura. Ter o selo da Oracle permitiu que a empresa participasse de mais concorrências públicas, por estar adequada à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e a Lei de Licitações, que a obriga a ternota fiscal brasileira para serviço de dados, como é o caso da Oracle. Cumprida essa exigência, a Omega conquistou, então, a certificação ISO 9001 e agora já se prepara para obter a certificação ISO 27.001, referente à segurança de dados.