A ProConcept é uma provedora de soluções de automação industrial e integradora de tecnologias digitais. A empresa oferece soluções para acelerar a transformação digital em setores variados, como mineração e siderurgia, e tinha a necessidade de customizar o uso de tecnologias para satisfazer clientes com realidades distintas. 

 
Para isso, precisava de uma infraestrutura em nuvem que fosse confiável e escalável para não depender da capacidade de armazenamento local, identificada como uma barreira até então. 

Outro desafio era ter previsibilidade de custos para poder viabilizar projetos comerciais de tipos e tamanhos variados, atendendo ao objetivo central de personalizar o atendimento. Com a migração para a Oracle Cloud Infrastructure (OCI), todos estes pontos de atenção foram endereçados. 

Por que a ProConcept escolheu a Oracle

A ProConcept escolheu a Oracle devido à confiabilidade da infraestrutura e a uma relação custo-benefício considerada “fabulosa”. Também contribuiu o fato de a empresa ter participado do programa Oracle For Startups, programa que apoia o empreendedorismo e a inovação. Com custos reduzidos de acesso à infraestrutura, a ProConcept ganhou  competitividade no início de suas atividades, especialmente junto a clientes com poder aquisitivo menor.

“Como a Oracle nos proporciona uma infraestrutura flexível e escalável, conseguimos adaptar as nossas necessidades, que são dinâmicas. Começar projetos pequenos para depois expandir favorece demais e nos dá uma agilidade muito grande”.
Roberto Rocha, Diretor Comercial da ProConcept

A migração para a nuvem permitiu à empresa atingir quase 100% de disponibilidade e, consequentemente, viabilizar o uso de tecnologias de realidade aumentada e internet das coisas sob medida para seus clientes em indústrias variadas. Esta capacidade otimizou recursos e deu mais eficiência e dinamismo para a operação, sendo um impacto decisivo no negócio.

O processo favoreceu o plano de executar projetos pequenos para testes antes de ganhar escala, o que demandou menos esforço e otimizou os investimentos por parte dos clientes. 

Resultados

Ao migrar para a nuvem e modernizar a infraestrutura, a ProConcept zerou a indisponibilidade da rede, se livrou de limitações técnicas e pôde atender clientes de tamanhos variados, com demandas distintas, sob medida. Esses ganhos foram essenciais para o modelo de negócio da empresa.


Os casos de uso a partir das soluções de tecnologia oferecidas suportam operações complexas, como o monitoramento de barragens em tempo real e de forma ininterrupta para garantir o uso de equipamentos de proteção individual dos trabalhadores. Esse acompanhamento de perto gera dados, que alimentam um painel com todo o histórico das imagens captadas. Com a nuvem, a empresa pode adaptar este caso de uso para outros setores que tenham necessidades diferentes.

Outro exemplo diz respeito ao tráfego de caminhões-pipa em obras que ocorrem em regiões que precisam de água no solo para evitar o acúmulo de poeira. Por meio da visão computacional atrelada à internet das coisas, é possível identificar rapidamente os veículos autorizados a transitar no local, a autonomia de cada um e, então,  fazer a liberação remota para o rebastecimento nos postos selecionados. Todas as informações ficam disponíveis para análise em tempo real e detecção de eventuais gargalos.

O uso da OCI garantiu a confiança necessária para realizar e escalar projetos como esses conforme a demanda, a operação tornou-se mais eficiente, ampliando a produtividade dos times em cerca de 30%. Além disso, devido à previsibilidade, a gestão do negócio também foi beneficiada com a formação de times mais enxutos.

Na área de TI, a robustez e confiabilidade proporcionadas pela nuvem permitiram à empresa escalar um projeto em 830% em apenas dois meses. O que começou com um teste restrito a apenas seis unidades de negócios em um cliente, rapidamente foi ampliado para uma operação em 56 unidades.