Middleware é um software que permite que as organizações criem e executem aplicações de negócios de forma ágil usando o melhor das arquiteturas de hardware e software. Basicamente é o software que diferentes aplicações usam para se comunicarem, seja em arquiteturas cliente-servidor e/ou servidores Web. O middleware abrange produtos que vão desde ferramentas de desenvolvimento de aplicações e soluções de integração até gerenciamento de identidades, colaboração e relatórios de inteligência de negócios.
As organizações de TI podem se beneficiar da modernização de suas implementações de aplicações adotando soluções modernas de middleware que as ajudem a reduzir o tempo de execução do projeto – permitindo um time to market mais rápido, fornecer soluções de TI eficientes sem aumentar a complexidade ou o risco no uso de novas tecnologias que possam levar à utilização de plataformas difíceis de integrar.
Existem diferentes formas para modernizar seus aplicações de negócio através de implementações atuais de middleware: as organizações podem migrar para a nuvem utilizando uma plataforma como serviço (PaaS) e adotar a tecnologia mais recente disponível; podem também fazer um upgrade implementando um conjunto mais abrangente de novos produtos de middleware que ofereça inovação; bem como desenhar uma jornada para uma futura migração para nuvem.
Uma forma de iniciar o processo de modernização de middleware é identificar o estado atual e considerar a escolha de uma nova solução que possua arquitetura nativa de nuvem, tenha integração com banco de dados convergente, esteja pronta para microsserviços e esteja evoluindo continuamente no local e na nuvem. Seja qual for a solução escolhida, ela deve fornecer opções para:
• Criar e implementar aplicações tradicionais em contêineres usando uma estrutura para aplicações e serviços altamente disponível, escalável e segura como Oracle WebLogic e Oracle Coherence;
• Criar e implantar microsserviços juntamente com aplicações tradicionais usando ferramentas como o Helidon;
• Unificar o gerenciamento de DevOps para aplicações novos e existentes por meio de plataformas de contêiner de uso geral, como Verrazzano.
Outra forma de avançar no processo de modernização de middleware é procurar a melhor plataforma para executar todos os componentes para suas aplicações. Ela deve ser uma plataforma integrada que seja otimizada para aplicações e middleware, enquanto permite a portabilidade entre nuvens públicas e privadas. O Oracle Private Cloud Appliance é uma solução totalmente pré-integrada que contém todo o hardware e software necessários para executar e gerenciar o middleware para implementação de suas aplicações. Esta plataforma contém ferramentas nativas da nuvem, como Kubernetes, Prometheus, Grafana e Terraform. As organizações podem até adquiri-la como um serviço Oracle Compute Cloud@Customer, que permite portar serviços similares aos da Oracle Cloud Infrastructure Compute para qualquer data center.
À medida que o setor caminha para a adoção de arquiteturas baseadas em microsserviços e contêineres para o desenvolvimento e implementações de aplicações, a implementação de software de middleware que suporta Dockers e tecnologia de orquestração Kubernetes está se tornando padrão para uma arquitetura nativa da nuvem. Felizmente, os provedores de tecnologia estão desenvolvendo ferramentas que facilitam a movimentação dos aplicações de middleware dos sistemas físicos e virtuais tradicionais para microsserviços (principalmente Kubernetes). Por exemplo, o Oracle Fusion Middleware foi certificado em versões recentes para rodar em Docker e Kubernetes. Além disso, o Oracle Private Cloud Appliance permite que você execute o Kubernetes em um ambiente totalmente suportado.
Resumindo, as organizações devem ter como objetivo modernizar sua plataforma de middleware para ajudá-las a reduzir o esforço de integração e validação de aplicações unificando tecnologias e simplificando o desenvolvimento. Isso pode ser alcançado através da escolha de uma plataforma correta de middleware que forneça, no momento presente, desempenho, confiabilidade e segurança para os aplicações e que mostre um caminho claro para uma plataforma de negócios digital moderna no local e/ou na nuvem.