Hoje em dia vivemos em um mundo de trabalho híbrido, e as organizações ainda estão decidindo qual é a melhor forma de apoiar essa abordagem. Os líderes há muito tempo movimentam uma cultura de trabalho que historicamente construiu suas políticas, recursos e tecnologia em torno de experiências presenciais.

Com as forças de trabalho agora abrangendo vários locais – e os trabalhadores que preferem a flexibilidade de seus novos acordos – o RH deve pensar em novas maneiras de criar experiências positivas para os funcionários que façam sentido.

-Leia mais: Três etapas para melhorar a transferência e a eficiência do projeto ao longo do ciclo de vida do seu ativo

4 maneiras de melhorar a experiência do funcionário para sua força de trabalho híbrida

Aqui estão quatro áreas a serem consideradas ao trabalhar para construir uma cultura corporativa híbrida positiva.

1. Adote políticas que promovam a igualdade

O trabalho híbrido pode levar a desigualdades e políticas claras podem ser um longo caminho para garantir um ambiente equitativo para todos. À medida que você considera suas políticas, faça as perguntas difíceis e procure soluções que suportem as diversas necessidades da sua força de trabalho. Com que frequência você exigirá que as pessoas estejam no escritório e quem deve ser desproporcionalmente afetado? Como garantir que as reuniões sejam inclusivas? Como você dará flexibilidade aos gerentes, mantendo as políticas equitativas entre as equipes? Como você garantirá que as oportunidades de crescimento estejam disponíveis para todos, independentemente do seu status pessoal?

Levará tempo para encontrarmos o equilíbrio certo entre a política organizacional e a acomodação individual para responder a essas perguntas. O Oracle Touchpoints, parte da plataforma de experiência do funcionário do Oracle ME, ajuda os gerentes a estarem sempre a par dos sentimentos do funcionário por meio de pesquisas de pulso para aplicar feedbacks em seu trabalho diário. Seus colaboradores podem acessar a base de conhecimento do Oracle HR Help Desk para resolver dúvidas da força de trabalho, responder perguntas sobre políticas e ativar solicitações de serviço.

2. Personalizar experiências com o indivíduo

O estudo AI@Work da Oracle de 2021 descobriu que as pessoas não estão satisfeitas com o apoio de suas carreiras por parte dos empregadores. Quando os funcionários não têm um caminho claro para o crescimento ou as ferramentas certas para serem eficazes em seus empregos, eles podem se sentir desvalorizados, resultando em atrito. As oportunidades de crescimento e a orientação são especialmente difíceis de encontrar para os trabalhadores remotos que enfrentam o desafio “quem não é visto, não é lembrado”.

Ao fornecer experiências e orientações personalizadas relevantes para o indivíduo, você mostra aos funcionários que você os valoriza e respeita suas necessidades. É uma filosofia que o analista de RH Jason Averbook chama de “design de experiência orientado por empatia”, que ele acredita que pode ser implementado e dimensionado por meio da digitalização.

O Oracle Journeys, parte da plataforma de experiência do funcionário do Oracle ME, personaliza os fluxos de trabalho dos funcionários, tirando conhecimento dos dados integrais da força de trabalho. Ele adapta as etapas, as tarefas e o conteúdo que os indivíduos recebem com base em uma compreensão detalhada da função, do local, das metas, das atividades e dos interesses do indivíduo. Quando integrado a um fluxo de trabalho diário, o engajamento e a produtividade podem melhorar em toda a empresa.

3. Promova conexão e pertencimento

Os funcionários querem se sentir como pertencentes e precisam de um relacionamento forte com seu gerente, colegas e a empresa.

Quando criamos o Oracle ME, nossa intenção era apoiar todos esses três relacionamentos críticos. O Oracle Touchpoints fornece um canal contínuo de escuta e ação entre funcionários e gerentes, criando interações significativas que criam confiança. O Oracle Connections também ajuda os trabalhadores a criar redes profissionais, incentiva a colaboração multifuncional e abre oportunidades para mobilidade interna. Por fim, o Oracle HCM Communicate conecta pessoas à cultura da empresa, permitindo que o RH projete e distribua comunicações personalizadas.

4. Mostrar mais agradecimento

Como você pode mostrar sua força de trabalho híbrida que eles são valorizados quando você não pode dar um tapinha nas costas? No início da pandemia, Jason Richmond, Diretor de Cultura da Ideal Outcomes, deu exemplos de apreciação que os gerentes podem usar. Eles incluem:

Destacar as realizações de todos em uma chamada de conferência semanal ou e-mail.
Fazer uma chamada social para verificar a saúde, a família e a vida pessoal de seus funcionários.
Tocar celebrações, incluindo aniversários e eventos on-line, anúncios de promoções e conquistas pessoais.
Gabar-se online, incluindo o uso de LinkedIn ou Slack para anunciar e celebrar sucessos individuais.
Encontrar a experiência certa para os trabalhadores híbridos ainda demandará testes. No entanto, um foco em políticas equitativas, personalização, conexão pessoal e apreciação – juntamente com feedback contínuo para avaliar consequências indesejadas – pode ajudá-lo a criar uma organização na qual cada colaborador é visto, valorizado e apoiado.

Saiba mais sobre como o Oracle ME pode melhorar a experiência do funcionário para a força de trabalho híbrida.