O grande foco ainda está concentrado na fase de desenvolvimento dos projetos de construção. Porém é comum as operações e manutenções durarem 50x mais do que a própria construção. É difícil encontrar alguém que tenha trabalhado em qualquer aspecto da entrega de informações do projeto à organização proprietária, ou que anseie por isso ou tenha boas lembranças do processo.
Então, por que no mundo digital de hoje uma fase tão importante está cheia de incertezas e trabalho tedioso?
Por que a atribuição é tão desafiadora?
Na maioria dos casos, agilizar e automatizar processos envolve padronização. Mas como cada projeto é único, diversos empreiteiros usam vários sistemas para executar esses projetos. E muitas vezes os proprietários usam sistemas diferentes para gerenciar as operações e a manutenção em vários locais. Isso cria muitos componentes e dificulta a padronização em um único sistema ou processo.
Além do desafio dos processos padronizados, é difícil proteger conjuntos e formatos de dados padrão de vários contratados em locais distribuídos, tanto nacional quanto internacionalmente.
Então, como superamos esses desafios para ganhar eficiência ao longo dos mais de 50 anos de operações de ativos?
Etapa 1: especifique uma solução de gerenciamento de construção consistente e flexível para todos os projetos.
Como proprietário, nenhuma outra parte tem maior interesse no sucesso do projeto e na manutenção e operação contínuas do ativo construído. Essa função lhe dá autoridade para definir como o projeto será gerenciado. ]
Você precisa selecionar uma solução que suporte todos os seus projetos e programas, não importa a localização. Certifique-se de levar em consideração qual idioma será falado pelas pessoas que apoiam o projeto e determine qual apoio local será necessário em seus critérios de seleção.
Garanta a flexibilidade do sistema para dar suporte a todos os seus tipos de projeto, independentemente do tamanho e do modelo de contrato. Procure a capacidade de padronizar entre projetos e, ao mesmo tempo, personalizar a solução por tipo e por projeto para atender a necessidades específicas.
Por fim, implemente uma única solução para todo o projeto em que todos da equipe possam confiar e adotar. Isso ajudará a equipe a obter um registro completo do projeto e reduzir o risco de documentação ausente, duplicada ou conflitante.
-Leia mais: Saiba como a área de engenharia da Bild se tornou mais ágil com a Oracle

Passo 2: Planeje a entrega no primeiro dia do projeto.
Ao começar com o resultado final de um projeto em mente, você obterá um registro mais completo e preciso para entrega se planejar isso logo no primeiro dia. Construir uma estratégia de transição desde o início ajudará seus contratados a compilar registros em uma fração do tempo.
Forneça especificações aos seus contratados sobre como eles devem marcar, rotular e estruturar a documentação com base em como e o que você deseja coletar para entrega. Especifique não apenas quais dados, documentos e desenhos você deseja, mas também o formato em que eles precisam estar.
Etapa 3: Implemente uma solução padrão para gerenciar programas de capital em todas as fases.
Escolha uma solução coesa criada especificamente para atender às necessidades dos donos.
A solução deve gerenciar todo o ciclo de vida do projeto, desde o planejamento até a execução e todas as operações.
Garanta a flexibilidade do sistema para que você possa personalizá-lo de acordo com sua terminologia específica e fluxos de aprovação. Estruture seu sistema para trazer dados da transição de forma consistente em toda a sua organização. Isso permite acesso consistente aos dados e fácil movimentação do pessoal entre as instalações, independentemente da localização.
Estes são apenas alguns dos resultados que você pode ver ao automatizar as transferências, começar a planejar no primeiro dia e padronizar uma solução flexível para atender a todas as suas necessidades de gerenciamento de programas de capital:
• Melhoria de 90% a 100% na precisão dos dados, o que reduz o risco de informações incorretas e retrabalho na entrega.
• Redução de 75% nas chamadas pós-transferência do proprietário para o empreiteiro, economizando tempo de ambas as partes e potencialmente reduzindo ou eliminando o tempo de inatividade dos equipamentos.
• Redução interna de dois a três meses de sobreposição potencial de trabalho entre a equipe de gerenciamento de construção e a equipe de gerenciamento de instalações.
• (Economia de uma a duas horas) pela organização de manutenção por incidente ao longo da vida do ativo por ter acesso rápido e fácil a informações precisas do projeto.
*Resultados reais obtidos pelos clientes da Oracle Construction and Engineering.
Quer ser mais eficiente com as entregas de projetos hoje? Saiba mais sobre o gerenciamento de construção do Oracle Aconex e as soluções de gerenciamento de programa de capital do Primavera Unifier.
Oracle Construction and Engineering, a líder global em software de gestão da construção e soluções em gestão de portfólio ajuda você a conectar as suas equipes, processsos e dados por todo ciclo de vida do ativo e do projeto. Impulsione a eficiência e o controle na entrega do projeto com soluções em controles de projeto, cronograma da construção, gestão de portfólio, BIM/CDE, gestão de pagamento em construção, e muito mais.
