A Aegea é um operador privado de empresas de saneamento, oferecendo soluções para estados e municípios brasileiros para levar água tratada, assim como a coleta e tratamento de esgoto. O modelo de negócios da companhia é centrado não apenas em prestar serviços de obras de infraestrutura para o saneamento, mas, principalmente, em levar saúde e cuidar das pessoas. Para isso, a companhia investe em diversas ações sociais de consumo consciente e desenvolvimento de hábitos saudáveis nas localidades em que atua.
Até pouco tempo, a Aegea usava uma solução interna e on-premises para coordenar suas equipes em campo. Ao longo do tempo, ela foi se tornando um detrator da eficiência para execução dos trabalhos, pois o volume de serviços totais da companhia cresceu muito mais do que a ferramenta suportava. Hoje, a empresa executa uma média de 1,2 milhão de serviços de campo/mês.
Além do alto volume, a Aegea passou a ter uma necessidade crescente de planos de operação eficientes, considerando diferentes critérios para priorização e roteirização inteligente, otimizando os deslocamentos e produtividade dos seus times em campo.
Por que a Aegea escolheu a Oracle
Diante desse cenário, a Aegea iniciou o processo de avaliação de novas soluções de mercado. A empresa priorizava uma ferramenta que, além do produto, tivesse uma equipe técnica robusta para suportar os desafios ao longo do processo de implementação, uma vez que o modelo de negócio da empresa tem diferentes modelos de operação de acordo com cada localidade em que a companhia atua. Ao mesmo tempo, ela buscava, sempre que possível, a padronização de recursos para otimizar a sua eficiência operacional.
Depois de uma extensa análise, a Aegea escolheu o Oracle Field Service para como nova solução. A simplicidade para os usuários finais foi o que mais chamou a atenção para a ferramenta, pois a empresa queria que seus usuários tivessem o máximo de autonomia no manuseio. Ao mesmo tempo, a companhia queria aproveitar as funcionalidades que geram eficiência operacional para os gestores, sem necessariamente depender da atuação dos times técnicos de tecnologia para viabilizá-las. A roteirização automática e a distribuição de serviços usando Inteligência Artificial para elaborar os planos também foram fatores decisivos para a escolha.
“O Oracle Field Service se mostrou resililiente para suportar altos volumes de tarefas, além de conseguir trabalhar em diferentes cenários de forma flexível, criando bases com operações diferentes. Por fim, ao operar em um modelo SaaS, totalmente baseado na nuvem, a solução trazia a escalabilidade que a Aegea precisava”
Diego Oliveira, Gerente Executivo de Tecnologia da Aegea
O Oracle Field Service também se mostrou resililiente para suportar altos volumes de tarefas, além de conseguir trabalhar em diferentes cenários de forma flexível, criando bases com operações diferentes. Por fim, ao operar em um modelo SaaS, totalmente baseado na nuvem, a solução trazia a escalabilidade que a Aegea precisava.
Resultados
Nas unidades da Aegea em que o Oracle Field Service já foi instalado, os resultados já foram percebidos. Na Águas do Rio, localizado na cidade do Rio de Janeiro, o tempo de deslocamento das equipes de campo diminuiu em 62% (de 35 para 13 minutos em média), graças a uma roteirização mais eficiente gerada pela solução da Oracle. Consequentemente, houve uma redução de 89,9% no tempo de atendimento das equipes de campo entre novembro de 2022 e agosto de 2023.
Houve ainda uma otimização do programador – funcionário responsável pela roteirização e análise de performance dos times de campo: “Com o Oracle Field Service, o programador consegue supervisionar um número maior de equipes, graças ao modo de visualização da solução, que traz informações em tempo real e identificação de oportunidades de melhorias relacionadas à jornada de trabalho”, afirmou Laís Gomes, gerente da Central de Serviços da Águas do Rio, uma das empresas da Aegea. A especialista declara que ele consegue entender e avaliar a performance de cada time, gerencia desvios e horários e verifica equipes mais próximas de urgências para realizar desvios de forma consciente.
“Uma das maiores vantagens do Oracle Field Services é que ele nos dá capacidade de tomar decisões precisas, com base em dados em tempo real. Isso nos permite antecipar problemas e reagir rápido as situações do dia-a-dia em campo, aumentando significativamente nossa produtividade”
Wesley Oliveira, Gerente de Tecnologia da Aegea
O Oracle Field Service também auxilia na padronização dos processos de bechmarking da Aegea entre as unidades do grupo onde a solução já atua. Isso não apenas facilita a comparação de desempenho, mas também fomenta uma maior comunicação entre as unidades para identificar oportunidades de aprimoramento. Essa abordagem permite que as unidades compreendam como a realidade operacional de uma unidade pode beneficiar as demais, resultando em um ambiente mais colaborativo e eficiente.
Por fim, o Oracle Field Service também colabora na proteção dos times de campo. Hoje, o time de segurança da Águas do Rio utiliza o sistema para enviar mensagens simultâneas para essas equipes para informar possíveis ocorrências/operações policiais. Eles também podem selecionar uma determinada região e enviar mensagens somente para aquela equipe.
Implementação
A implementação do Oracle Field Service nas primeiras unidades da Aegea foi feita inicialmente pelo Oracle Consulting Service. A solução tem um prazo de implantanção médio entre 2 e 4 meses por unidade, dependendo do tamanho e do nível de padronização dos processos de gestão dos serviços de campo.