O Gartner lançou recentemente o primeiro relatório do Quadrante Mágico cobrindo os principais provedores de infraestrutura de nuvem, que prestam serviços em diferentes locais usando uma variedade de modelos de implementação. Estamos satisfeitos que a Oracle tenha sido nomeada umas das líderes no Quadrante Mágico do Gartner para Infraestrutura Híbrida Distribuída de 2023.

Somente a nuvem distribuída da OCI oferece serviços, experiência e preços consistentes

Acreditamos que o posicionamento da Oracle como líder neste relatório ressalta a estratégia contínua da Oracle Cloud Infrastructure (OCI) para expandir e melhorar o que os clientes podem esperar da nuvem. Os clientes desejam cada vez mais flexibilidade e controle além do que os modelos tradicionais de nuvem centralizada em hiperescala oferecem. Eles precisam de residência de dados em países específicos e em seus próprios data centers, mas com os mesmos serviços, experiência e preços encontrados na nuvem pública. Também desejam usar os serviços de nuvem para mais finalidades, inclusive para suas cargas de trabalho mais exigentes e de missão crítica, que precisam dos mais altos níveis de conformidade, confiabilidade e desempenho.

Embora a nuvem distribuída seja vista como uma área emergente da computação em nuvem, a OCI vem fornecendo serviços desse tipo para nossos clientes há anos, onde e como eles precisam. Nos últimos meses, demonstramos nosso impulso na nuvem distribuída com um conjunto de anúncios resumidos neste post.

Leve a OCI para seus data centers

A OCI tem uma maneira padronizada de fornecer serviços de nuvem em uma ampla variedade de modelos de implementação com funcionalidade, experiência e economia consistentes. A OCI Dedicated Region oferece o mesmo que nossas regiões de nuvem pública, incluindo nossos serviços de desenvolvedor, IA, VMware e bancos de dados. Eles oferecem o mesmo preço e podem se expandir em uma escala enorme. Regiões dedicadas oferecem aos clientes controle da localização e das operações na nuvem para seus dados e aplicações, além de configurações isoladas para atender aos mais altos níveis de conformidade e segurança. Estamos operando a Dedicated Region em produção hoje para clientes, incluindo Vodafone e Oman ICT.

Oracle Alloy, nossa premiada plataforma de infraestrutura de nuvem, permite que parceiros se tornem provedores de nuvem. Os parceiros podem oferecer novos serviços e aplicações aos seus clientes a partir dos seus próprios data centers, personalizando o suporte e as operações controladas para atender aos requisitos específicos dos seus setores e jurisdições. Um dos nossos primeiros parceiros do Alloy é o Nomura Research Institute, Ltd. (NRI), um fornecedor líder global de serviços de consultoria e soluções de sistemas, com duas regiões dedicadas em produção. Eles escolheram o Alloy para ajudar seus clientes a migrar para a nuvem com mais rapidez e segurança, além de atender mais facilmente aos requisitos regulatórios do setor.

Os clientes também precisam executar aplicações e bancos de dados em seus próprios data centers, sem a necessidade de uma região de nuvem totalmente dedicada. O Compute Cloud@Customer, lançado no início deste ano, permite que os clientes executem cargas de trabalho em infraestrutura gerenciada em seus próprios data centers usando OCI Compute and Storage. Juntamente com a última geração ae nossa plataforma de banco de dados em nuvem on-premises, Exadata Cloud@Customer X10M, os clientes agora podem executar suas aplicações e bancos de dados juntos on-premises com serviços de nuvem operados pela OCI. A OCI atualmente gerencia implementações Exadata e Compute Cloud@Customer em data centers de clientes em mais de 60 países em todo o mundo. Entre esses clientes está o Deutsche Bank, que está usando essas soluções para modernizar e consolidar seu portfólio de bancos de dados, mantendo o controle sobre a residência dos dados.

Acesse a OCI a partir de nuvens específicas para empresas, governos e a União Europeia

Um benefício importante da nuvem distribuída é a capacidade de implementar e consumir serviços em determinados locais e, ao mesmo tempo, atender a necessidades específicas de conformidade. As regiões de nuvem pública podem oferecer esses benefícios se estiverem localizadas no país ou no território de operação. A nuvem distribuída da OCI oferece regiões de nuvem pública em vários locais do mundo, cada uma com os mesmos serviços e preços. A OCI gerencia diferentes conjuntos de regiões de nuvem ou domínios para diferentes bases de clientes como nuvens separadas, cada uma com operações, suporte, contas de usuários e conectividade separados, conforme necessário.

Atualmente, operamos 46 regiões de nuvem pública em 23 países, incluindo 38 regiões de nuvem comercial, duas regiões de nuvem soberana e oito regiões de nuvem governamental. Somos o único grande fornecedor de nuvem a operar regiões de nuvem governamentais separadas para países fora dos EUA, com regiões de nuvem separadas para o setor público dos EUA, do Reino Unido e da Austrália. Em 11 países, além da UE, os clientes podem usar duas ou mais regiões de nuvem para proteção contra desastres, garantindo ao mesmo tempo a residência dos dados dentro das fronteiras. A OCI também opera diversas regiões de segurança nacional nos EUA (ONSRs), além de regiões dedicadas, totalizando 64 regiões voltadas para o cliente no geral.

Anúncios recentes incluem os seguintes exemplos:

Use serviços OCI a partir do Microsoft Azure e da AWS

A nuvem distribuída da OCI também oferece serviços multicloud e oferece suporte aos clientes que usam dados e serviços em diversas nuvens. Os serviços de banco de dados em nuvem da Oracle oferecem uma experiência consistente entre vários provedores que atuam na nuvem e on-premises com a OCI Dedicated Region.

Com a recente introdução do Oracle Database@Azure, os clientes podem obter acesso direto aos serviços de banco de dados da Oracle executados na OCI e implementados em data centers do Microsoft Azure. A OCI também oferece interconexões de baixa latência para regiões do Azure a partir de 12 das nossas regiões de nuvem.

O MySQL HeatWave Lakehouse permite que os clientes executem processamento de transações, análises em tempo real em data warehouses e data lakes e machine learning (ML) em um serviço de banco de dados na nuvem. Esses novos recursos do MySQL HeatWave estão disponíveis em todos os locais de serviço, incluindo OCI, Amazon Web Services (AWS) e Azure por meio de nossos serviços multicloud.

Veja como a nuvem distribuída da OCI pode ajudar a sua organização

Na Oracle, colocamos nossos clientes e suas necessidades em primeiro lugar. As ofertas de nuvem distribuída da OCI podem atender a uma ampla variedade de requisitos regulatórios e de desempenho de nossos clientes, até mesmo para as organizações maiores e mais sensíveis à conformidade. Estamos orgulhosos desses compromissos com nossos clientes e das realizações de nossa equipe à medida que a OCI cresceu, e estamos entusiasmados em continuar nosso trabalho com clientes e parceiros. A OCI continua impulsionando a inovação em muitas áreas, incluindo nuvem distribuída, IA, dados e análises, como evidenciado pelo sucesso de clientes de grandes empresas, como a Uber e startups como a Adept, que foram  destaque no Oracle CloudWorld 2023.

Leia todo o relatório Quadrante Mágico do Gartner para Infraestrutura Híbrida Distribuída. Arquitetos corporativos e de nuvem podem começar a usar a OCI navegando e implantando nosso catálogo de quase 300 arquiteturas de referência. Engenheiros e desenvolvedores podem experimentar a Oracle Cloud Infrastructure gratuitamente hoje mesmo!

Sobre o relatório

Quadrante Mágico do Gartner para Infraestrutura Híbrida Distribuída, pelos analistas: Julia Palmer, Tony Harvey, Michael Warrilow, David Wright, Jeffrey Hewitt, 27 de setembro de 2023.

GARTNER é uma marca registrada e de serviço do Gartner e QUADRANTE MÁGICO é uma marca registrada do Gartner, Inc. e/ou de suas afiliadas nos EUA e internacionalmente e são usadas aqui com a devida permissão. Todos os direitos reservados.

O Gartner não endossa nenhum fornecedor, produto ou serviço descrito em suas publicações de pesquisa, nem aconselha os usuários de tecnologia a selecionar apenas os fornecedores com as classificações mais altas ou outra designação. As publicações de pesquisa do Gartner consistem nas opiniões da organização e não devem ser interpretadas como afirmações de fato. O Gartner se isenta de todas as garantias, expressas ou implícitas, em relação a essa pesquisa, incluindo quaisquer garantias de comercialização ou adequação para um propósito específico.