Com mais de 55 anos de história, a Serasa Experian é uma Datatech, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Por meio de tecnologia, de inovação e dos melhores talentos, oferece um portfólio completo para a melhor tomada de decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas a prosperarem. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
A unidade dedicada à prevenção a fraudes, a partir de tecnologias como biometria e documentoscopia, combinadas as análises de dados e técnicas avançadas de Big Data e Inteligência Artificial, tem ampliado sua eficiência contra a ação dos fraudadores. Isso tudo alinhada às diretrizes globais da Experian em prol da modernização de sua infraestrutura e dada a necessidade de poder computacional crescente para treinamento dos modernos modelos de aprendizado de máquina, a companhia busca sempre tecnologias de ponta para otimizar a eficiência de duas soluções.
Por que a Serasa Experian escolheu a Oracle
Operando em um ambiente multicloud, a Serasa Experian conta com diversas cloud homologadas, sendo a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) uma delas. Diante do cenário desafiador na disponibilidade de recursos de GPU em escala global, a OCI é uma das únicas que possibilitou o acesso à última geração de GPUs da NVIDIA (DGX A100), com instâncias bare metal e máquinas virtuais para os mais exigentes treinamentos de IA e cargas de trabalho de High Performace Computing (HPC). Isso possibilitou à Serasa Experian rodar milhares de treinamentos de redes neurais dentro da nuvem.
“Com o uso das GPUs de última geração da OCI, conseguimos ampliar consideravelmente o número de treinamentos diários da nossa IA e tivemos um ganho de 90% no tempo de respostas às consultas de documentos. Nosso usuário consegue validar uma foto de um RG, por exemplo, com todos os parâmetros de segurança, em menos de um segundo. Em um âmbito maior, isso contribui para elevarmos a excelência das nossas soluções antifraude focadas em B2B, que se tornam ainda mais inovadoras e adequadas na proteção de bilhões de transações por ano, nos mais diversos ambientes de grandes empresas”.
Alexandre Nery, Data Science Executive Manager – Serasa Experian
Resultados
A adoção do parque de GPUs da OCI possibilitou à Serasa Experian ampliar e fazer a busca de hiperparâmetros de forma muito mais rápida, o que signifca realizar uma quantidade maior de treinamentos das suas IAs, a partir do OCI Data Science. Com isso, a empresa consegue executar mais de mil treinamentos por dia para obter o melhor modelo, aumentando a eficiência das suas soluções de detecção de fraudes que protegem grandes empresas diariamente. Além disso, a companhia conseguiu zerar o pipeline de treinamentos, que enfrentava um gargalo de entregas no ambiente anterior.
Também no que tange ao uso dos modelos treinados para inferência, a adoção de GPUs do OCI gerou ganhos de desempenho à unidade relacionada a produtos de autenticação e prevenção à fraude da companhia, com o tempo de resposta às consultas diminuindo 90% em relação ao ambiente anterior. Isso significa, por exemplo, que a análise de uma foto em um documento de identidade leva menos de um segundo para ser finalizada – levando-se em conta todos os parâmetros de segurança – e já validada para o usuário.
Por fim, a Serasa Experian também avalia utilizar o Oracle Cloud Infrastructure Document Understanding, um serviço de Inteligência Artificial que permite aos desenvolvedores extrair textos, tabelas e outros dados importantes de arquivos de documentos por meio de APIs e ferramentas de interface de linha de comando. A solução de OCR da Oracle será usada em casos específicos, funcionando como uma segunda validação ou quando os clientes da empresa tiverem maior urgência de entrega.