O empreendedorismo do casal Afrânio e Daniela Barreira no setor de restaurantes começou em 1990, quando abriram uma pastelaria de 20 m² na cidade de Fortaleza, sob o nome de Dom Pastel. Dali em diante, o negócio cresceu e, em 2001, foi oficialmente fundada a rede de restaurantes do Coco Bambu, que, a partir de então, foi expandida para todo o Brasil, começando nas cidades de Salvador, Brasília, Teresina e chegando a São Paulo em 2012. Hoje, a rede conta com 77 unidades em funcionamento e está presente em todas as regiões do país. O estabelecimento se destaca como um ícone gastronômico, oferecendo experiências culinárias excepcionais aos seus clientes.


Até 2023, o Coco Bambu utilizava o sistema MICROS RES 3700, também da Oracle. O cenário prévio incluía dificuldades na integração de novas tecnologias para a operação dos restaurantes, como o uso de API. Além disso, a plataforma não trazia a elasticidade necessária para acompanhar o crescimento da rede. Isso impactava diretamente na prestação de serviços, limitando a eficiência operacional das unidades e, consequentemente, a experiência dos consumidores.

Por que o Coco Bambu escolheu a Oracle

O Coco Bambu adotou o Oracle Simphony POS para realizar o gerenciamento de seus restaurantes. A escolha da solução se deu devido a uma série de diferenciais, que incluem uma arquitetura baseada em Multi-tenant, que permite maior flexibilidade e escalabilidade; as APIs proprietárias, que realizam integrações com outros sistemas de maneira mais eficiente; e a excelente experiência com o sistema anterior, que compartilhava milhares de features similares ao Simphony, o que garantiu uma transição suave e minimizou a curva de aprendizado para as equipes das unidades da rede.

Resultados

Com a adoção do Oracle Simphony POS, o Coco Bambu alcançou um alto nível de eficiência no atendimento às demandas de suas unidades. Essa solução permitiu à rede aperfeiçoar seus recursos de conectividade, possibilitando uma comunicação mais ágil e precisa entre os restaurantes e a central, respondendo às requisições de cada um, garantindo um fluxo de operações mais fluido.


A partir do uso do Oracle Simphony POS, o Coco Bambu aperfeiçoou as integrações com empresas de delivery, ganhando um melhor gerenciamento e realizando as entregas com maior rapidez e amplitude. Graças às integrações de monitoramento nas mesas permitidas pela plataforma da Oracle, a rede também conseguiu diminuir a perda de oportunidades de vendas, ampliando a taxa de ocupação dos restaurantes.

O uso do Oracle Simphony POS também permitiu ao Coco Bambu o uso de APIs para exportações de preços e cruzamento entre cardápios dos diversos canais de vendas, bem como para exportações das configurações fiscais para validação, tudo em tempo real. As exportações desses dados permitem à rede ter um maior controle e confiança nas implantações de novas lojas e no suporte para as operações existentes. Para o cardápio, essas informações ajudaram a empresa a evitar reclamações com divergências de preços, pois as informações estão sempre atualizadas. Além disso, a empresa também reduziu custos ao desativar a estrutura on-site do Gerenciamento Centralizado do sistema anterior.

A solução da Oracle também permite ao Coco Bambu gerar um relatório de resumo de operações diárias, bem como um report de mix de vendas. Isso permite à rede ter uma visão clara e rápida do negócio para tomada de decisões. A plataforma também tem uma homologação facilitada com a maioria dos modelos de hardware que podem ser utilizados nos restaurantes, aumentando o leque de compra dos dispositivos mais modernos do mercado.

Por fim, o Oracle Simphony POS modernizou e atualizou a área de TI do Coco Bambu, para que o setor esteja alinhado com a alta exigência da gestão dos restaurantes. Ao usar o sistema na nuvem, ele traz a escalabilidade necessária para o desenvolvimento de novos projetos e ferramentas para aperfeiçoar o atendimento tanto aos clientes internos quanto externos da empresa.