A Americanas é uma varejista com quase 100 anos de história e uma das marcas mais influentes do Brasil, operando mais de 1.600 lojas físicas e um e-commerce com milhões de clientes ativos nos sites e aplicativos. A empresa tinha o desafio de cortar custos de TI com infraestrutura física para a gestão de dados no data center local. Além disso, também buscava o aumento da segurança dos dados, especialmente após um incidente digital em 2022, que gerou indisponibilidade dos sistemas. 

O caminho encontrado foi a consolidação dos bancos de dados na nuvem para reduzir custos com a renovação de licenças e outras despesas relacionadas. Mas para isso era preciso também contar com um ambiente escalável e ágil. 

Por que a Americanas escolheu a Oracle?

Dessa forma, escalabilidade e segurança foram algumas das razões para a escolha das soluções da Oracle, mas o principal diferencial apontado pela varejista foi a boa relação custo-benefício entre o valor investido e o desempenho da infraestrutura oferecida.

“A Americanas roda mais de 90% das bases de dados back end na nuvem da OCI. Antes, boa parte da operação rodava na estrutura on-premises. Os ambientes Oracle deram à empresa mais escalabilidade, desempenho e segurança para apoiar o objetivo de redução de custos e de aumento da eficiência.”
Sergio Barros, CTO da Americanas

A Oracle Cloud Infrastructure (OCI) atendeu a todos os requisitos da Americanas e contribuiu com melhorias operacionais e estratégicas, a partir da redução de custos e aumento da segurança de dados.

Resultados

A Americanas tem workloads significativos de cloud backup e archive backup, e roda mais de 90% dos bancos de dados back end na OCI. Antes, boa parte da operação rodava em uma estrutura on-premises. Os ambientes em nuvem da Oracle deram à empresa mais escalabilidade, desempenho e segurança para apoiar o objetivo de redução de custos e aumento da eficiência.


Com a OCI, a empresa modernizou a infraestrutura de tecnologia e atingiu o objetivo de que era a redução de custos. Isso foi possível devido à consolidação dos bancos de dados que, antes, demandavam licenças individualizadas e gastos adicionais de manutenção. A atualização tecnológica trouxe uma economia de 20% e permitiu à Americanas automatizar uma parte significativa de seus processos. Este movimento trouxe mais eficiência e agilidade para a análise de cenários e tomada de decisões.

A segurança digital também foi reforçada. Ao adotar mecanismos de criptografia para os bancos de dados consolidados, a Americanas mantém preservadas as informações.