As semanas após a chegada de uma criança são muito especiais. E cada momento dessa fase é único, por isso, a licença-paternidade é tão importante. Segundo uma pesquisa global da McKinsey, esse período fortalece vínculos com a família, colabora com avanço da equidade de gênero e traz mais motivação profissional para os pais.
Na Oracle, os papais têm direito à licença-paternidade estendida de até 10 semanas – corridas ou não. Conversamos com alguns deles para saber mais sobre essa experiência.
Aprendizado diário

Além de ser Líder de Criação na Oracle Brasil, Pedro Pinhel é pai da Nara, que nasceu em fevereiro. “A paternidade é um aprendizado diário. Hoje, olho para a minha filha, e não consigo lembrar de como era a minha vida antes dela.”
A bebê foi muito planejada por ele e a esposa, e os benefícios da Oracle tiveram grande influência nisso. “Estar na Oracle me permitiu sentir mais segurança para ser pai. Desde que comecei a carreira aqui, percebi que teria muito apoio para viver essa experiência.”
Pedro optou por utilizar, no primeiro momento, 30 dias do benefício, e o restante em outros momentos do ano. “Sou o primeiro pai da equipe de Marketing a ter direito à licença estendida. É uma mudança cultural para todo mundo, e estamos nos adaptando.”
Atualmente, Pedro já está de volta ao trabalho, mas sua filha ainda é bem pequena. Por isso, ele reforça a importância da flexibilidade e o suporte do seu time nessa nova fase de vida. “O modelo de trabalho híbrido me permite estar mais perto da minha filha e poder fazer uma pausa para trocar fralda às 3 da tarde.”
Ser pai é ser exemplo

“Quando você se torna pai, sua cabeça e suas atitudes mudam, afinal ser pai é ser exemplo”, diz Henrique Freitas, Engenheiro de Suporte Avançado na Oracle Brasil, e pai do Noah.
Henrique já tem uma menina de 4 anos e, quando ela nasceu, só teve direito aos 5 dias corridos de licença. “As 10 semanas fizeram a diferença não só para mim, como pai, mas também para a minha esposa que tinha acabado de passar por uma cesariana – e precisava do meu apoio constante.”
“Noah nasceu com a língua presa e eu tive que levá-lo à fonoaudióloga para fazer os procedimentos necessários, e isso só foi possível pois estava em casa, dedicado à minha família”, complementa.
Ao ser questionado sobre uma situação marcante desde o nascimento do seu filho, Henrique relembra a queda do cordão umbilical. “Felizmente estava de licença para ver de perto esse momento”, conta com sorriso no rosto.
Jornada de aventuras

Cesar Gonzalez, Customer Success Manager na Oracle Costa Rica, se tornou pai pela segunda vez recentemente. Seu filho Alejandro nasceu no começo de junho, e ele ainda está em fase de adaptações.
“Estou vivendo uma nova rotina com o recém-nascido e o meu filho mais velho, Santiago, para que ambos tenham a atenção necessária”, diz. “Ser pai é uma jornada de aventuras e crescimento constante”, complementa.
Ao ser perguntado sobre os benefícios da licença-paternidade, Cesar destaca a conexão que vai além do bebê. “Estar em casa nesse momento tão desafiador e de descobertas, tem sido fundamental para fortalecer o relacionamento com toda a família”.
Memórias para sempre

Paolo Lignarolo trabalha na Oracle Colômbia como Gerente de Contas. Ele, que já tem um filho, Salvatore, se tornou pai da Siena recentemente. “Ser pai é estar sempre presente, compartilhando momentos em família”, conta.
O profissional viaja bastante a trabalho, e sua rotina mudou bastante assim que a filha nasceu. “Durante 30 dias corridos, pude me dedicar ao desenvolvimento dela e apoiar a minha esposa.”
Para ele, o mais importante desse período ao lado da família foi poder construir memórias que ficarão guardadas para sempre. “É um momento único e valioso para um pai.”
Planejando ser papai em algum momento? Talvez a Oracle seja o lugar ideal para você! Saiba mais sobre nossas carreiras e benefícios.