Carla Moraes
Carla Moraes
Vice-Presidente de Vendas de
Serviços Financeiros

“Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela.” – Angela Davis.

25 de julho é Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, data que simboliza resistência e luta por igualdade e justiça para mulheres negras em todo mundo. Dentro dos escritórios, a causa também está presente, pois apesar dos avanços, ainda há muito a ser conquistado.  

Na Oracle, temos exemplos de mulheres negras que estão nos ajudando a liderar a transformação do mundo através da inovação. Carla Moraes, Vice-Presidente de Vendas de Serviços Financeiros, é um deles. Ela chegou à Oracle há cerca de dois anos, trazendo consigo um sólido conhecimento em tecnologia, gestão de pessoas e experiência do cliente. 

O início de tudo

A paixão de Carla pela tecnologia não é de hoje. Tudo começou há 30 anos, quando ela ganhou uma bolsa para cursar Ciências da Computação em Santos (SP), sua cidade natal. 

“Entrei no mundo corporativo e no universo da tecnologia quando o mercado era completamente diferente – e eu não tinha referências”, diz. 

Apesar de não ter referências, Carla tinha o incentivo da família. “Mesmo sem muitos recursos, sempre fui incentivada pelos meus pais a focar nos estudos.” 

Liderando a transformação

Ao longo da carreira, Carla passou por grandes companhias, e foi responsável por liderar movimentos de transformação digital importantes. Durante 15 anos, trabalhou como executiva no segmento financeiro e, por um período, atuou como diretora em uma das maiores empresas de cosméticos do mundo.

Em setembro de 2022, chegou à Oracle como Vice-Presidente de Pré-Vendas e Arquitetura de Soluções para América Latina, com a missão de aplicar seus conhecimentos e experiências em digital, business e experiência do cliente.  

“Meu papel era liderar estrategicamente as equipes técnicas de engenharia de solução, arquitetura e industry advisor, com projetos baseados em dados”, conta. 

Desde julho de 2023, Carla assumiu o cargo de Vice-Presidente de Vendas de Serviços Financeiros, segmento que ela atuou por muito tempo e conhece bem. “Mesmo depois de anos trabalhando com tech, continuo me apaixonando diariamente pelas infinitas possibilidades e avanços da revolução tecnológica, a exemplo da inteligência artificial generativa”, destaca. 

Inclusão na tecnologia

As mulheres negras ainda são sub-representadas em carreiras tecnológicas e em cargos de liderança, e embora os números tenham melhorado ao longo do tempo, é crucial continuar a impulsionar o progresso. 

Ter autoconfiança, coragem e foco são elementos fundamentais para crescer na carreira, mas, também, é preciso apoio. O avanço em direção à equidade de gênero no mundo corporativo é acelerado quando os homens são aliados.

“O meu crescimento de carreira só foi possível pois tive o suporte de muitas pessoas – em sua maioria homens”, diz Carla. 

Na Oracle, temos gestores capacitados para potencializar talentos negros. Além disso, promovemos iniciativas, como Comitês de Diversidade e Inclusão para fortalecer nossa cultura e programas de capacitação para encorajar e alavancar carreiras.

“Acredito que a tecnologia tem o poder de oferecer condições para que as mulheres possam explorar seu potencial e conquistar espaços. Trabalhar nessa área me empoderou no âmbito pessoal e profissional, e desejo que outras mulheres negras tenham a mesma oportunidade”, conta.

A trajetória de Carla Moraes inspirou você a ter uma carreira em tecnologia? Explore nossas vagas abertas e crie o futuro com a gente. Veja também nossas vagas afirmativas para mulheres.