Maria Jacques
Maria Jacques
Agile Expert

Antes de terminar sua graduação em Engenharia Química, Maria Jacques descobriu que sua paixão estava longe do laboratório. E isso a levou a se candidatar no programa de estágio Generation Oracle (GenO), onde mais tarde descobriria a área em que seu talento atingiria seu potencial máximo.

Hoje, a jovem de 24 anos é Agile Expert, especialista em agilidade e inovação na Oracle, sendo responsável por fornecer uma visão de desenvolvimento em todo o ecossistema da empresa, seus clientes e startups. Maria descobriu o programa graças à sua universidade e, desde o primeiro momento, decidiu participar:“Recebi um e-mail da universidade em nome do GenO e achei muito interessante, pois ele dava a opção de rotacionar em diferentes áreas”.

Na época, Maria estava prestes a ser admitida como estagiária em uma empresa multinacional relacionada à sua área de formação, mas quando percebeu que a Oracle era diferente e que seu processo de trabalho se adaptava às suas aspirações pessoais e profissionais, ela não hesitou em se inscrever no programa.

Ela diz que sua decisão de se juntar à Oracle foi baseada na comparação entre as duas empresas em termos de oportunidades de crescimento, desenvolvimento, flexibilidade e experiência que ganharia. 

A evolução que Maria viveu desde o início, sendo jovem em um ambiente altamente competitivo, lhe permitiu aprender em detalhes as características da indústria tecnológica, bem como seus desafios inerentes. “Tive a oportunidade de fazer rotações nas áreas de Strategy Management Office (SMO), Recursos Humanos e Inovação. Inclusive, quando estava rotacionando por RH, novas preocupações surgiram, pois percebi que estava apaixonada por trabalhar com pessoas”.

Maria comenta que a experiência de se envolver em vários departamentos lhe deu uma perspectiva muito mais clara sobre suas habilidades. Como parte da equipe de RH, descobriu como a gestão de dados e o capital humano caminham lado a lado. Um fato que a surpreendeu devido as grandes diferenças entre seu trabalho e a formação como química.

Já no departamento de inovação, ela teve a oportunidade de identificar um interesse por descobrir novos e melhores processos, além de aplicar conceitos aprendidos em sua graduação, tais como análise de dados.“Eu vejo isso como uma força para ir além da minha formação, pois assim posso contribuir com coisas diferentes e descobrir quais são meus pontos fortes para enriquecê-los ainda mais”.  

Sua formação lhe deu aptidões relacionadas à compreensão dos processos e ao desenvolvimento de suas habilidades analíticas que foram importantes em sua jornada como Agile Expert. Ela diz ter descoberto sua paixão por meio de uma mentoria fornecida pela empresa, o que ajudou a perceber que trabalhar diretamente com as pessoas e inovar faziam parte de sua própria identidade. “Nesta área, descobri que poderia elevar minhas habilidades. E percebi também que tinha um propósito de vida aqui e poderia transformar o mundo e os negócios.”

Ela também reconhece que há muito a ser feito como mulher na tecnologia, especialmente em cargos sêniores. Isso a motiva a crescer profissionalmente para mostrar que as mulheres podem liderar as empresas desse setor. E por falar em liderança feminina, Maria diz ser inspirada pela CEO da Oracle México, Maribel Dos Santos, e sua chefe na área de inovação, Carolina Degiorgis, com sua empatia e liderança.

“Definitivamente, penso que tudo que você experimenta e aprende durante o programa se torna parte de você; e você continua a perpertuar isso no seu dia a dia . Tudo o que aprendi permaneceu comigo. Tem sido incrível continuar me desenvolvendo, e cada dia é um novo desafio. Eu adoro melhorar constantemente, fazer conexões e crescer”, menciona com orgulho.

Quer fazer parte desse movimento e tornar-se GenO? Acompanhe nosso site para novas oportunidades.