
Consultora de Novos Negócios
Maria Laura Lacerda, de 20 anos, teve seu primeiro contato com a Oracle em 2017. Na época, ela cursava o segundo ano do ensino médio integrado ao Técnico de Administração na Etec (Escola Técnica Estadual) de Paraisópolis, em São Paulo.
Através de uma iniciativa chamada “Chatbot4Good”, voluntários da empresa estiveram na instituição para mostrar como a tecnologia pode ajudar a resolver problemas e a vencer desafios. Além disso, eles também destacaram que, na cultura da Oracle, as pessoas estão no centro de tudo. Tudo isso encantou Maria – que ainda se preparava para uma carreira profissional.
Em 2018, ela participou da iniciativa novamente, dessa vez como mentora, e foi a partir disso que teve a certeza de que queria fazer parte da empresa. No ano seguinte, a estudante iniciou a faculdade de Administração, pois seu desejo era ir além da parte técnica: queria adquirir maior embasamento a fim de entender como as empresas e seus clientes funcionam para vender soluções.
Foi em 2020 que ela se juntou à Oracle e materializou o objetivo de quando ainda estava no ensino médio. Como estagiária, Maria afirma que aprendeu o equivalente a sete anos de vivência. “Eu tive a oportunidade de fazer projetos com pessoas de outros países e aprender espanhol. Essa experiência mudou a minha vida.”
Todo esse processo aconteceu por conta do Generation Oracle (GenO), programa de estágio diverso e inclusivo que tem o objetivo de desenvolver os melhores talentos. Com o programa, Maria Laura teve a oportunidade de aprender com pessoas de diferentes histórias, áreas de atuação e cargos, o que foi muito enriquecedor para o seu desenvolvimento.
“O programa foi criado para potencializar a essência de cada estudante e oferecer os recursos necessários para o nosso desenvolvimento, independentemente do currículo”, respondeu Maria Laura ao ser perguntada por que decidiu fazer parte do GenO.
A primeira rotação de Maria foi na área comercial, pela qual se apaixonou. Ela acredita que é possível ajudar empresas e pessoas a resolver problemas por meio da tecnologia, e isso impulsionou ainda mais o seu desejo de ser uma profissional completa. As diversas experiências vividas por Maria reforçaram seu anseio por desenvolver a carreira em vendas na Oracle. Algumas delas foram o acesso facilitado ao presidente da empresa, as dinâmicas descontraídas e toda a proposta de crescimento.
Ainda segundo ela, o programa GenO a permitiu desenvolver habilidades e competências importantes. Além disso, ele abriu a sua mente para as necessidades do futuro e que envolvem a tecnologia.
Durante o período do estágio, uma das alegrias foi ter sido convidada para participar de um painel do Oracle Fest em 2021, festival de tecnologia, inovação e transformação dos negócios da Oracle. Nele, ela falou sobre os desafios da educação no mundo pós-pandêmico, “os insights que compartilhamos no evento foram muito valiosos”, destaca a profissional.
Devido ao seu excelente desempenho como estagiária, Maria Laura foi contratada como Consultora de Novos Negócios – seu propósito desde o início. Hoje, no dia a dia, ela lida com os clientes e o time interno, tudo para buscar e alocar todos os recursos necessários e encontrar as melhores soluções comerciais.
Maria também acredita que a diversidade tem um papel muito importante para que, assim como ela, outras mulheres possam romper as barreiras do mercado de trabalho. Por fim, a Consultora deixa um ensinamento sobre o impacto causado pela experiência GenO em sua carreira: “seja a melhor versão de você mesmo(a)”.
Quer fazer parte desse movimento e tornar-se GenO? Acompanhe nosso site para novas oportunidades.