O currículo é o primeiro ponto de contato entre você e o nosso time recrutamento. É por meio dele que temos a oportunidade de conhecer sua história profissional, evoluções e aprendizados.
Antes de cadastrar o seu currículo em nossas vagas, é muito importante estruturá-lo de forma adequada, trazendo informações relevantes. Confira mais detalhes!
- Informações pessoais
Dados pessoais são essenciais para que os recrutadores e as recrutadoras possam entrar em contato com você de forma simples e rápida. No cabeçalho, coloque informações básicas como nome completo, telefone e e-mail.
- Experiências acadêmicas
Você deverá listar as experiências que moldaram sua formação, como cursos de graduação, pós-graduação e entre outros. Lembre-se também de inserir o nome do curso que está fazendo (ou que já concluiu), e os períodos de início e término dessa formação.
- Experiência profissional
Aqui, recomendamos manter somente as experiências profissionais mais recentes e mais relevantes para a vaga. Descreva suas atividades em até três linhas, dando ênfase aos resultados atingidos e as habilidades adquiridas durante a função.
Por exemplo: Responsável pelo desenho da jornada do cliente e a criação de arquétipos, prevendo reações e reduzindo o tempo de escolha em 10%.
E se ainda não tiver experiências profissionais, invista em outros tópicos do seu currículo. “Isso demonstrará que você tem iniciativa e disposição para dar o primeiro passo na carreira”, destaca Jéssica Coelho, Consultora de Talentos Sênior na Oracle América Latina.
- Experiências extracurriculares
Quando for incluir as atividades extracurriculares, exponha paixões e atividades de impacto social e alto investimento de tempo, como participação em empresa júnior, diretório acadêmico, iniciação científica e voluntariado.
- Habilidades e qualificações
Se você já tiver feito cursos livres e técnicos, certificações e/ou idiomas, é nessa parte do currículo que você vai colocá-los.
“Não é necessário inserir uma lista muito grande de qualificações. Escolha aquelas que estão mais alinhadas ao descritivo da vaga”, explica Jéssica.
- Estrutura do currículo
Esqueça os currículos longos e cheio de informações detalhadas, apenas uma página é suficiente. Utilize uma fonte legível, tenha atenção aos erros gramaticais e salve o arquivo em PDF – isso ajuda a preservar a formatação original.
Lembre-se também de que este currículo não poderá ser utilizado em todas as candidaturas. Leia sempre o descritivo da vaga com atenção e faça modificações.
“O primeiro currículo serve como uma base. Você deverá sempre adaptá-lo conforme a vaga, destacando experiências e habilidades mais relevantes”, conclui Jéssica.
Deixou seu currículo mais atrativo e cadastrou em uma de nossas vagas? Agora, aproveite para conferir algumas dicas de como se preparar para uma entrevista.