Organização de saúde sem fins lucrativos migrou soluções financeiras para o Oracle ERP Cloud e Oracle EPM Cloud, eliminando tarefas manuais e adquirindo inteligência de análise, previsão e planejamento.
Por Emma Yu *
Na Adventist Health, servir os menos favorecidos é um estilo de vida. A organização de saúde sem fins lucrativos gerencia 20 hospitais de tratamento intensivo no oeste dos Estados Unidos, muitos dos quais estão localizados em áreas rurais sem outros profissionais de saúde.
No entanto, como outras organizações de saúde, a Adventist Health enfrenta grandes desafios, já que ela equilibra seus objetivos de atendimento aos pacientes com o desejo de modernização da indústria.
“Para sermos financeiramente viáveis, precisamos continuar crescendo”, disse Matthew Savard, diretor de análises da equipe de planejamento financeiro e análise da Adventist Health. “Se você não está crescendo, você está afundando.” Como resultado, Savard disse que a Adventist Health focou em aumentar a receita de 4 bilhões de dólares em 2016 para 6 bilhões de dólares até 2020, combinando crescimento orgânico com uma série de aquisições e joint ventures com outros sistemas de saúde.
Ao mesmo tempo, a Adventist Health reconheceu a necessidade de obter economias de escala centralizando as funções de suporte. “As instalações autônomas simplesmente não conseguem conquistar as economias de escala necessárias para continuar funcionando”, disse Savard. “Estamos focados em permanecer nas comunidades rurais, mas para apoiar esse modelo de negócios, precisamos ser muito eficientes.”
Leia mais: Estapar acelera departamento financeiro com Oracle EPM Cloud
Savard disse que a Adventist Health aplicou a mesma lógica às suas funções financeiras de TI cada vez mais antiquadas: soluções separadas para GL (razão geral), planejamento e contabilização de custos. Alguns desses sistemas existiam há mais de 30 anos, forçando os membros da equipe a passar várias horas em tarefas entediantes de gerenciamento e manutenção. Os sistemas antiquados também eram desprovidos de ferramentas modernas de análise, previsão e planejamento.
De acordo com Savard, a Adventist Health queria um sistema financeiro moderno que fosse capaz de apoiar a mudança estratégica da organização em direção a “uma única Adventist Health”, com funções de suporte centralizadas e um modelo holístico de planejamento e tomada de decisões. A Adventist Health também queria uma solução que ela pudesse implementar rapidamente e que os usuários adotassem, mantendo os recursos que atendiam às necessidades únicas de planejamento de uma organização de saúde.
Trabalhando com sua parceira de implementação, Deloitte, a Adventist Health iniciou sua jornada com a Oracle Cloud em julho de 2017, quando ela ficou ativa com o Oracle Planning and Budgeting Cloud e o Oracle ERP Cloud. Em março de 2018, em parceria com a InterRel, a Adventist começou a implementar o Oracle Analytics Cloud e a trabalhar na implementação do Oracle Enterprise Performance Reporting Cloud e do Oracle Enterprise Data Management Cloud.
“Nosso intuito é continuar investindo nas nossas soluções EPM Cloud para reunir todos os nossos sistemas e fazê-los funcionar perfeitamente em conjunto”, explicou Savard. “Fizemos um investimento significativo em tecnologias em nuvem e queremos garantir que estamos aproveitando as eficiências que elas podem nos oferecer.”
A primeira fase da implementação ajudou ao mostrar exatamente o que era possível: Com o Planning and Budgeting Cloud, a equipe da Adventist Health reduziu de imediato e pela metade os prazos para planejamento e orçamento.
“Já não temos mais problemas com as equipes do mercado fazendo alterações das quais não estamos cientes e que poderiam influenciar no nosso orçamento consolidado”, disse Savard. “A nuvem faz com que cada um dos membros da nossa equipe seja mais eficiente, nos proporcionando uma plataforma centralizada para introduzir dados na ferramenta e fortalecer esse ciclo de planejamento”, além de possibilitar o controle dos dados que alimentam o processo de planeamento do orçamento.
Ao mesmo tempo, Savard acrescentou que o Oracle Planning and Budgeting Cloud eliminaram a maioria das tarefas tediosas de manutenção associadas aos aplicativos herdados da Adventist Health. “Sempre que consigo liberá-los [nossa equipe de planejamento] e permitir que eles atuem nesses outros espaços, há uma enorme vantagem para a nossa organização.”
Savard também mal pode esperar para usar o Oracle Enterprise Data Management (EDM) Cloud.
“Temos pelo menos seis plataformas diferentes em nuvem que implementamos neste momento”, disse ele. “E vemos o EDM Cloud como a estrutura que unirá as hierarquias em todas essas plataformas.” Os esforços atuais de gerenciamento de dados da organização envolvem várias equipes que realizam uma manutenção tediosa e ineficiente, aumentando o risco de erros sendo relatados.
“Temos membros da equipe nas linhas de frente que dependem das nossas ferramentas de relatório para torná-los eficazes nos componentes operacionais de responsabilidade deles”, disse Savard. “Se eu consigo oferecer ferramentas financeiras que os deixem mais eficientes no seu trabalho, eles têm mais tempo para focar em nossos pacientes.”
À medida que a Adventist Health continua sua jornada com a Oracle Cloud, a empresa tem uma noção mais clara de como o futuro poderá funcionar com uma nuvem realmente holística implantada: conseguindo colocar a assistência ao paciente em primeiro lugar com as ferramentas para gerenciar custos, tomar decisões e alocar recursos de forma mais eficiente, e com maior precisão, do que nunca.
“Selecionamos o Oracle Cloud por causa de todo o espectro de soluções na nuvem que a Oracle oferece”, declarou Savard. “É realmente vantajoso para nós podermos nos distanciar de onde estávamos, com soluções de fornecedores individuais, para uma única plataforma compartilhada com a Oracle; planeamento, contabilização de custos, ERP, RH, contas a pagar, tudo em uma única plataforma de solução. É o segredo para a nossa estratégia geral de uma única Adventist Health.”
Assista ao vídeo para saber mais sobre a Adventist Health.
* Emma Yu é diretora de Marketing de Produto na Oracle.