Maior cooperativa médica do interior do país, a Unimed Campinas cuida de mais de 750 mil beneficiários na região metropolitana de Campinas, no interior de São Paulo. Com uma estrutura robusta, que inclui 22 hospitais, mais de 1.700 postos de atendimento e mais de 3.500 cooperados (clínicas de atendimento), a rede investe na valorização dos médicos cooperados e na qualidade dos serviços. E, atualmente, ela concentra seus esforços principalmente em novas tecnologias para oferecer atendimento de excelência, consolidando-se como a principal operadora da região.
Rodando seus softwares de gestão hospitalar em dois data center locais, a Unimed Campinas observou que sua infraestrutura da época precisaria ser aprimorada para suportar as necessidades do novo cenários, principalmente a partir da pandemia de Covid-19. Além da necessidade de escalabilidade, a empresa tinha desafios para manter o funcionamento dos hardwares de forma eficientes.
Por que a Unimed escolheu a Oracle
Ao decidir migrar sua infraestrutura de TI para a nuvem, a Unimed Campinas optou pela Oracle Cloud Infrastructure (OCI) como seu novo cloud provider. A confiança a partir de uma parceria de longa data, com a utilização bem-sucedida do Oracle Base Database Service (antigo DBCS) durante anos, foi determinante para a escolha. Além disso, haveria maior rapidez de integração e maior facilidade na configuração dos ambientes ao migrar o banco de dados para uma plataforma da própria Oracle. Por fim, a Oracle Cloud traz uma visão clara dos gastos, o que permite uma compreensão detalhada de onde o dinheiro está sendo investido, tornando o negócio mais atraente e acessível para a cooperativa.
Resultados
Com a ideia de escalabilidade e segurança de dados para acompanhar a evolução do negócio em mente, a Unimed Campinas moveu seu software de gestão hospitalar para a OCI, resultando em uma melhora de 200% na performance da aplicação. O tempo médio de consultas à dados dos tratamentos dos pacientes também passou por uma redução de 360%. Com isso, os atendimentos passaram a ser mais ágeis, otimizando processos e acelerando diagnósticos.
Com a migração para a OCI, tarefas centrais no dia a dia da Unimed Campinas passaram a ser realizadas com muito mais agilidade. Documentos como prescrição de enfermagem e fichas pré-anestésicas agora são consultados de forma 3x mais rápida; já o tempo para elaborar prescrições de protocolos de quimioterapia diminuiu em 275%. Esses avanços se traduzem em menor tempo de espera dos pacientes e processos mais fluidos. Com maior estabilidade e rapidez proporcionada pela nuvem da Oracle, a cooperativa recebeu feedbacks positivos de médicos e pacientes que usam suas aplicações.
O lado financeiro também colheu benefícios. A Unimed Campinas registrou uma redução de 30% nos custos operacionais gerados pela administração do seu ambiente on-premises. E ao criar seu sistema de Disaster Recovery, a companhia evita a falta de atendimento assistencial, e consequentemente perdas financeiras, que poderiam ser causados por inatividade dos sistemas. A economia gerada tem sido revertida para investimentos em conhecimento em inteligência artificial e estratégias de data driven.
Ao rodar seu ambiente produtivo nos servidores da Oracle em Vinhedo (SP) – cidade de que compõe a região metropolitana de Campinas – a Unimed Campinas reduziu significativamente a taxa de latência de suas aplicações e passou a contar com um índice de disponibilidade de 99,5%. A empresa ainda mantém seus dados replicados nos datacenters da Oracle em Guarulhos (cidade da região metropolitana de São Paulo), garantindo não apenas um ambiente mais seguro, mas que também segue as normas de proteção de dados recomendadas pela Agência Nacional de Saúde (ANS).
Por fim, as melhorias proporcionadas pela OCI contribuíram com o papel estratégico de TI dentro da Unimed Campinas.
“A pandemia nos impulsionou a buscar uma solução robusta e que atendesse nossas necessidades de infraestrutura e performance. Com a chegada da OCI, hoje nós conseguimos resultados significativos para o negócio, para os colaboradores e para todos os nossos cooperados”.
Hélio Zechin – Gerente de TI – Unimed Campinas