Com pouco mais de 10 anos de história, a Supera é uma empresa farmacêutica reconhecida não apenas por oferecer produtos eficientes e de qualidade ao mercado e com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida. Sua missão também é levar uma crescente diversidade de medicamentos ao maior número de médicos e pacientes possível, com soluções que ajudem a transformar vidas.

E diante desses desafios, a transformação digital foi necessária para que a empresa pudesse atualizar seus processos, principalmente no atendimento aos seus clientes. A Supera, por exemplo, foi pioneira em fornecer iPads para sua equipe de vendas, para que os profissionais pudessem realizar apresentações dos produtos aos médicos e, nos estabelecimentos comerciais, conseguissem efetuar pedidos com mais agilidade, a partir de um sistema proprietário. Com isso, a operação é monitorada em tempo real e mudanças podem ser feitas sempre que necessário. 

Desafios nos negócios

Mas a empresa tinha como principal desafio realizar as atividades com ainda mais rapidez, qualidade e informações confiáveis. Por isso, um das suas metas era reduzir drasticamente o uso do Excel, bem como de processos manuais e buscar uma solução que pudesse automatizar boa parte desses processos. 

E o Oracle Fusion Cloud EPM foi a plataforma que se mostrou a altura da tarefa. 


Por que a Supera escolheu a Oracle

A escolha da solução levou em consideração diversas possibilidades de uso, bem como o número de recursos que permitem a automatização de diversos processos que, antes, eram manuais na Supera. Além disso, a farmacêutica realizou um benchmark com outras soluções similares de outras empresas. E, depois desta análise, o Oracle EPM mostrou-se a mais apta a atender as necessidades da companhia. 

“As parametrizações da solução ajudam muito no processo por conta das particularidades de cada cálculo. Algo que ficava inviável ou muito maçante para ser realizado no Excel, agora é realizado quase instantâneamente no Oracle PBCS”

 

Visite nossa página de demo para aplicações e agende uma demonstração das soluções Oracle.

(Danilo Ferraz, especialista em RH da Supera)

A implantação do Oracle EPM começou na área de Recursos Humanos da companhia. Em seguida,  foi para o setor de Planejamento Financeiro. Ambas usam o Planning and Budgeting Cloud Services (PBCS), um dos módulos que compõem o Oracle EPM, a  para compor o orçamento. 

Esses dois departamentos focam suas entregas para clientes internos, ou seja, a diretoria da empresa e na sequência, para o conselho de administração. O RH e o Planejamento Financeiro recebem informações de outras áreas da Supera (ou, em alguns casos, a própria área entra com as informações e apenas são efetuadas a conferencia e consolidação desses dados) e, na sequência, são elaborados os relatórios. Tudo isso analisando, diversos cenários e projeções, para que as estratégias sejam mais assertivas. 

Resultados

Segundo Danilo Ferraz, especialista em RH da Supera, os dois departamentos tiveram ganhos perceptíveis com o uso do Oracle EPM: “Com o sistema anterior, além do desgaste mental da equipe, perdia-se muito tempo pela limitação de recursos”, destaca. “Já com o Oracle EPM, nosso time tem segurança de que os cálculos serão mais rápidos e os resultados serão alcançados nos prazos pedidos, bem como teremos mais precisão nos insights. E os profissionais ainda ganham tempo para trabalhar em projetos mais analíticos, bem como em melhorias que podem impactar outros setores da empresa, além de outras atividades”. 

Saiba mais sobre:

Ferraz aponta que, dentro áreas de Recursos Humanos e Planejamento Financeiro,  o uso do Oracle EPM está focado nos setores de Pessoal e Despesas Gerais da empresa, sempre uma área complementando a outra. E a solução vem mostrando eficiência na realização de diversas tarefas. “Usamos o Oracle EPM para realizar a composição do Orçamento, Analises das Variações ( Orçado x Realizado) assim como o Forecast. E, sem dúvidas, o processo evoluiu muito”, aponta o profissional “As parametrizações da solução ajudam muito no processo por conta das particularidades de cada cálculo. Algo que ficava inviável ou muito maçante para ser realizado no Excel, agora é realizado quase instantâneamente na solução da Oracle. Muitos dos processos, que levavam dias para serem feitos, agora são executados em horas. Sem contar que há a garantia de que as informações não vão se perder com o passar dos anos”, completa. 

                              

E Keila Palomo, FP&A and Cost Coordinator da Supera, reforça os benefícios do Oracle EPM também para a área de Planejamento e Análise Financeira: “A ferramenta foi essencial para a agilidade nas informações, a confiabilidade e também para mantermos um histórico dos números. Isso tem nos ajudado muito em projeções futuras, além de permitir ao nosso setor ter uma rastreabilidade dos dados”.