Há 13 anos no mercado, a Galápagos é uma distribuidora de jogos de tabuleiro, livros de RPG e outros produtos de entretenimento. A companhia tem como propósito inspirar pessoas a viver experiências fantásticas, para que juntas, criem conexões mais valiosas. Com a pandemia e o distanciamento social, especialmente em 2020, muitos buscaram novas formas de se divertir e a Galápagos cresceu muito em razão disso, inclusive em 2021, quando a pandemia arrefeceu, principalmente a partir do segundo semestre. E hoje, com volta das pessoas à rua e à socialização física, a empresa nota um reaquecimento no mercado.
Desafios
A Galápagos já nasceu digital: nunca teve servidores físicos e sempre pensou em tudo da forma mais móvel possível para facilitar o acesso com o suporte da tecnologia. Todos os sistemas da empresa são vistos como serviço e acessíveis via nuvem. O primeiro contato com da companhia com a Oracle foi pelo ERP da marca, quando a Galápagos precisou solucionar dificuldades de cobrança. À época, a companhia tinha uma solução interna de e-commerce, que atendia às necessidades, mas não tinha a robustez necessária para acompanhar o crescimento da empresa.
Como o e-commerce da Galápagos tem foco majoritário no B2B (ou seja, os jogos são comprados basicamente por revendedores), o desafio era suprir as necessidades específicas desse público. A equipe da Oracle, então, apresentou a Oracle Cloud Commerce (OCC), e ficou claro que a ferramenta ajudaria e acompanharia a rápida expansão da companhia: a solução tem as funcionalidades que a empresa precisava para se desenvolver e atender aos seus clientes.
Por que a Galápagos escolheu a Oracle
Durante o processo de escolha, as funcionalidades voltadas para o B2B foram as que mais atraíram a equipe da Galápagos — principalmente em termos de automação de fluxo para concluir as vendas o mais rápido possível e com o mínimo de dificuldade. Isso foi possível a partir da configuração de preços e perfil de visualização de diferentes segmentos e das campanhas específicas por perfil de cliente.
“O OCC, junto com as outras duas soluções da Oracle que utilizamos (Fusion Cloud ERP e o Oracle Order Manager), formam uma suíte que atende a todas as nossas demandas atuais e foram pensadas para atender também o nosso crescimento nos próximos anos, sem que a gente precise se preocupar em custos extras com outros upgrades.”
(Fernando Cabuto, CFO e diretor de TI da Galápagos)
O sistema foi adotado em 2018 e, de 2018 a 2021, a companhia mais do que quadruplicou de tamanho. Quando optou pela OCC, a Galápagos buscava uma solução definitiva, que acompanhasse seu crescimento a longo prazo e viu no OCC essa possibilidade.
A implementação do OCC envolveu uma mudança nos processos de trabalho e de mentalidade, em uma jornada complexa, mas com muito aprendizado. A KPMG e a JBQ foram as parceiras responsáveis pela implementação da plataforma, em um processo que demorou cerca de 11 meses.
Resultados
O principal resultado trazido pela implementação da OCC está no fato da solução acompanhar o crescimento acelerado da Galápagos, sem a exigência de upgrades que trouxessem custos extras à companhia. A versão atual da solução consegue suportar as demandas com tranquilidade.
“Em 2018, a Galápagos tinha 40 pessoas e, hoje, contamos com 80 profissionais. Além disso, naquele mesmo ano, tínhamos 300 itens cadastrados em nosso site. Hoje, em 2022, oferecemos mais de 1.500 produtos. Ou seja, a operação é muito mais complexa”, afirma Fernando Cabuto, CFO e diretor de TI da Galápagos. “E o OCC, junto com as outras duas soluções da Oracle que utilizamos (Fusion Cloud ERP e o Oracle Order Manager), formam uma suíte que atende a todas as nossas demandas atuais e foram pensadas para atender também o nosso crescimento nos próximos anos, sem que a gente precise se preocupar em custos extras com outros upgrades”.
Cabuto afirma ainda que a adoção do OCC deu mais autonomia a seus clientes B2B, permitindo que eles façam a compra de produtos da empresa com maior autonomia, o que facilita as vendas. “Em termos de processo, atualmente, nossos clientes conseguem navegar com fluidez em nosso site, porque tem todos os produtos em uma única tela”, destaca o executivo. “Ele busca o que precisa e, se quiser, consegue fechar a compra sem auxílio do nosso suporte. Os consultores estão lá para direcionar e ajudar os clientes a fazerem as melhores compras, maso OCC permite a eles muito mais automação”.
Já a administração do e-commerce agora pode fazer campanhas que não eram possíveis antes — isso deixou a companhia muito mais preparada s eventuais mudanças de rota em suas estratégias de lançamentos e vendas para atender às demandas do mercado.
“A equipe de marketing tem mais facilidade e flexibilidade na criação das campanhas, já que pode definir perfis de grupos específicos, bem como campanhas para determinados clientes ou produtos e com regras próprias”, aponta Cabuto. “Além disso, hoje, há poucos inputs manuais no sistema, o que torna o processo de negócio mais fluido. Com isso, houve ganhos nas vendas, já que as integrações trouxeram velocidade à operação. A OCC faz o produto chegar à mão do cliente da maneira mais eficiente possível”.
Saiba mais sobre:
- Aplicativos Oracle Cloud
- Tours pelo produto Oracle Customer Experience (CX)
- Para comércio eletrônico sem atrito, vá além da vitrine
Para completar, os dados fornecidos pela ferramenta da Oracle são aproveitados pela área de inteligência de negócios (BI) para a criação análises completas. A equipe acompanha de perto os números mais importantes e tem reuniões semanais para avaliar o desempenho dos principais indicadores da empresa. Para o futuro, o principal desafio da companhia é massificar mais alguns produtos, atingindo o público que ainda não é familiarizado com jogos de tabuleiro. Para isso, a Galápagos tem opções que vão de R$ 30 até de R$ 1 mil: desde itens de entrada até produtos de nicho, para quem ainda não faz parte deste mundo onde a imaginação é o limite. .