Além de reduzir custos, a empresa aumentou a velocidade de novos projetos em 20% e trouxe inovações em IA para seu portfólio, com o suporte da Oracle Cloud.
Desafios de negócio
O setor hospitalar brasileiro é altamente diversificado. Existem os hospitais verticalizados (vinculados a operadoras de saúde), os independentes, os de nicho (especializados em áreas como oncologia, ortopedia ou pediatria), além dos gerais e cirúrgicos. Cada modelo possui demandas administrativas e operacionais específicas. A Salux Technology busca atender essas necessidades por meio de soluções inovadoras de gestão hospitalar. Fundada no Rio Grande do Sul em 1997, a empresa conta com um portfólio abrangente de soluções que abarca desde prontuário eletrônico de pacientes até ferramentas avançadas para gestão de negócios. Seus softwares rodavam em uma infraestrutura tecnológica própria, o que os expunha a diversos riscos operacionais e de disponibilidade, além de uma estrutura de custos cada vez mais onerosa. Seus gestores começaram então a avaliar a possibilidade de migrar seu parque tecnológico para a nuvem, mas as enchentes no Rio Grande do Sul aceleraram esse processo. Embora a sede da empresa em Porto Alegre não tenha sido diretamente afetada, o entorno foi comprometido, dificultando o acesso. Esse evento foi suficiente para que eles percebessem que não era possível adiar mais a migração. Era urgente adotar uma estrutura baseada em nuvem que garantisse maior segurança operacional e uma redução significativa de custos.
“Para entregar o que prometo, preciso de retaguarda operacional e técnica sólida. Nesse sentido, a OCI tem sido um parceiro fundamental. O impacto para nós é principalmente em termos de credibilidade, pois ela nos permite vender e entregar nossas soluções no prazo, pelo preço combinado e dentro dos parâmetros prometidos.”
Klaiton Simão, CEO da Salux Technology
Por que a Salux escolheu a Oracle
A empresa optou pela Oracle Cloud Infrastructure (OCI) porque suas soluções de gestão hospitalar já rodavam em banco de dados Oracle, garantindo integração e compatibilidade — a empresa também já tinha especialistas Oracle no time, então não haveria qualquer dificuldade em relação ao aprendizado. A segurança operacional oferecida pela OCI também foi um diferencial. Trata-se de um ambiente extremamente seguro, que eliminava a necessidade de esforços intensivos em backups e estrutura para recuperação de desastres, além de proporcionar alta performance. O terceiro motivo está relacionado à escalabilidade e modularidade. Em hospitais de maior porte, há momentos em que a demanda aumenta drasticamente, como em períodos de alta sazonalidade. Em uma arquitetura on-premises, a infraestrutura é dimensionada pelo pico de demanda para atender aos períodos de maior fluxo, o que pode gerar desperdício de recursos durante o restante do ano, quando a demanda é menor. Com a OCI, é possível ajustar os recursos computacionais conforme necessário, ativando-os em períodos de alta demanda e desativando-os quando a operação se estabiliza. Isso resulta em uma utilização muito mais eficiente e econômica da infraestrutura tecnológica.
Resultados
A Salux migrou todo o seu parque de software, portfólio de produtos e a parte de backoffice da operação local para a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) em menos de 60 dias. Desde então, vem colhendo uma série de benefícios, entre eles, a significativa redução de custos. No primeiro ano após a migração, a empresa registrou uma redução de 80% em seus gastos com manutenção de infraestrutura de TI.
A implementação de novos projetos também ficou mais ágil. Esse processo antes costumava sofrer atrasos porque os clientes precisavam adquirir uma infraestrutura própria de servidores para rodar seus softwares. Com a OCI, a Salux pode oferecer seus produtos diretamente na nuvem da Oracle. Seus clientes já não precisam mais investir em novos equipamentos, ao passo que a Salux consegue entregar seus projetos 20% mais rápido.
Da mesma forma, a healthtech gaúcha conseguiu aumentar a disponibilidade de seu produto de 94% para 99,9%, reduzindo riscos operacionais. A empresa agora conta com mais agilidade para desenvolver suas aplicações. Caso a equipe de desenvolvimento precise replicar um ambiente para realizar testes na nuvem com determinado software, pode fazê-lo em poucos minutos. No ambiente interno anterior, havia restrições de espaço e processamento; hoje, esses recursos são praticamente ilimitados.
Com sua infraestrutura tecnológica e cargas de trabalho na OCI, a Salux também pôde integrar novas funcionalidades baseadas em inteligência artificial ao seu portfólio. Um exemplo é o sistema Docli, que escuta a conversa entre médico e paciente e preenche o prontuário médico automaticamente, auxiliando na rotina do profissional.
Antes da migração para a nuvem, a empresa tinha o desafio de medir com precisão o impacto dessa e outras tecnologias em sua plataforma operacional, o que exigia o superdimensionamento da infraestrutura para garantir a operação, resultando em custos elevados e ineficiência. Com a OCI, a Salux passou a monitorar o uso dessas funcionalidades em tempo real, conseguindo, por exemplo, identificar quando o sistema está sendo amplamente utilizado em um hospital, dobrando o consumo do banco de dados.
Com essa análise, a empresa pode escalar rapidamente sua capacidade de armazenamento a custos menores e com mais agilidade do que seria possível em uma infraestrutura interna. Essa escalabilidade permite uma gestão mais precisa do ambiente operacional, assegurando a segurança das soluções e aumentando a satisfação dos clientes.
Sobre o cliente
Com mais de 25 anos de experiência, a Salux Technology conta com uma equipe de mais de 100 colaboradores e atende mais de 250 instituições, públicas e privadas, de mais de 20 estados do Brasil, ajudando a otimizar processos e a elevar a qualidade dos serviços de saúde.
https://salux.com.br