A Oracle fecha os livros 14 dias mais rápido que a Workday e 12 dias mais rápido que a SAP por trimestre. Em um ano, são 56 dias a mais com a Workday e 48 dias a mais com a SAP. Imagine o que sua equipe financeira poderia realizar com esses 48 dias a mais no ano?
Com os dados certos em seus sistemas financeiros, você não apenas pode fechar seus livros mais rapidamente, mas também pode responder com mais agilidade às mudanças nas demandas e oportunidades que surgem em seus negócios.
Para ser rápido e ágil, você precisa dos dados certos, não de mais dados
Há uma tendência entre os fornecedores de aplicações de presumir que colocar mais dados nas aplicações financeiras é melhor. Com a inovação orientada por dados em mente, pode-se realmente pensar que mais é melhor – quanto mais dados você tiver, mais poderá analisar e mais inteligente parecerá sua empresa. Mas qual é a quantidade ideal de dados para a área de Finanças? Onde você armazena dados que não são absolutamente necessários em seu sistema financeiro? Que tipos de análises são úteis? De quantos dados você precisa para se beneficiar da inovação baseada em dados?
Vamos analisar:
Em finanças, a chave de um razão tradicional consiste no mínimo destes elementos de dados:
- Empresa, representando uma parte lógica ou inteira de uma corporação, entidade legal ou organização
- Conta, para registrar saldos e organizar informações e relatórios financeiros
- Centro, uma unidade lógica dentro da sua organização, como unidade de negócios, departamento ou grupo
As organizações geralmente usam mais do que apenas esses três segmentos em suas finanças. Outros exemplos de segmentos comumente usados são projeto e produto; a maioria das empresas usa cerca de seis segmentos. Com o Oracle Cloud ERP, a chave pode ter 30 segmentos de 240 caracteres cada. O agrupamento total combinado de empresa, conta e centro e os outros segmentos que você definiu é chamado de razão. Você pode ter quantos livros-razão (ledger) quiser.
Os livros-razão da Oracle também podem ser colocados em uma estrutura compartilhada. Isso significa que você tem uma estrutura de livros-razão que podem compartilhar alguns elementos de dados importantes (como centros de custo ou contas), mas também podem ter outros elementos de dados independentes em sua chave. Cada livro-razão pode ter seu próprio:
- Método contábil
- Método de custeio
- Granularidade de custo
- Período de custo
A manutenção pode ser compartilhada, portanto, se você mantiver o livro-razão superior, os livros-razão abaixo podem, opcionalmente, herdar as atualizações do superior. Dessa forma, você pode ter quantos livros-razão quiser, cada um com 30 segmentos, portanto, teoricamente, uma combinação infinita de elementos-chave de dados em suas finanças.
A Oracle acredita em ser mais inteligente e estruturada com os dados financeiros. Por outro lado, a SAP e a Workday simplesmente adicionam mais dados na esperança de tornar o usuário mais inteligente.
SAP. Com o SAP S/4HANA, a SAP introduziu o que é chamado de “diário universal”. A SAP ampliou o número de segmentos que o diário universal pode conter. O SAP S/4HANA agora tem um total de 999 segmentos no S/4HANA Financials, formando a chave do livro-razão. Como resultado, você pode ter “clientes”, “campanhas de vendas” e “grupo de funcionários” como chaves contábeis no SAP Financials. A execução de finanças com tantos segmentos é chamada de “razão grosso”, o que significa que possui mais dados do que o necessário do ponto de vista contábil. Em contraste, um “razão fino” tem dados suficientes para relatórios financeiros, enquanto outros dados são armazenados em outro lugar no pacote de aplicações.
Workday. Basicamente, o Workday faz o mesmo que o SAP: possui um livro-razão grosso, com mais chaves de livro-razão do que você precisa do ponto de vista contábil. Os elementos de dados são chamados de Worktags e você pode ter aproximadamente 100 tipos diferentes de Worktags. Essas Worktags compõem a chave do livro-razão. Assim como no SAP, você pode obter “clientes”, “campanhas de vendas” e “grupo de funcionários” como chaves de razão no Workday Financials.
Em poucas palavras, a comparação é a seguinte:
Seja eficiente utilizando a inteligência de dados.
Para trabalhar de forma mais inteligente com todos os dados da sua organização, fechar seus períodos trimestrais mais rapidamente e acelerar o processo de tomada de decisões, considere estas etapas:
Implemente técnicas de machine learning (ML). Quanto mais dados são introduzidos aos agentes inteligentes, mais precisos eles se tornam. Mas isso não significa que você precise mover mais dados para o financeiro; O ML pode aprender com dados onde quer que estejam em suas aplicações corporativas Oracle. Pode até aprender com dados fora das Oracle Applications. O ML também aprende como as pessoas interagem com os dados, para que possa personalizar a resposta. O ML não analisa apenas como as pessoas lidam com dados em finanças, mas, novamente, em qualquer lugar em seus aplicativos corporativos Oracle.
Use dados em tempo real de sua fonte. Você já tem dados de vendas em suas aplicações de experiência do cliente, dados de funcionários em gerenciamento de capital humano, dados da cadeia de suprimentos em gerenciamento da cadeia de suprimentos e finanças e planejamento dados no ERP. A Oracle também fornece um modelo de dados semânticos no Oracle Fusion Analytics Warehouse (FAW) para tornar os usuários finais autossuficientes; eles podem interagir com dados em todas as aplicações usando termos comumente compreendidos em seus respectivos sistemas de origem, sem depender da TI.
Considere os próximos cenários. Reaja mais rapidamente às mudanças que estão por vir com visões financeiras oportunas dos negócios com KPIs, cenários, visualizações e painéis de análise integrados em pacotes
FAW, desenvolvido na Oracle Analytics Cloud e no Oracle Autonomous Data Warehouse. Não há design de banco de dados ou data warehouse, nem ajuste, carregamento de dados (ETL) ou modelagem; basta ativá-lo. Opcionalmente, você pode até incluir dados adicionais de outras aplicações e começar a criar cenários.
Aplique políticas contábeis. Oracle Cloud Financials é o único repositório de lógica contábil. Esse conjunto único de regras contábeis transforma informações de transações de sistemas externos para atender às necessidades de relatórios estatutários, corporativos, regulatórios e gerenciais. Com regras contábeis mantidas centralmente, você evitará erros e precisará fazer menos correções em suas finanças.
Analise a fonte, não a copie. Mantenha dados transacionais detalhados específicos do setor no sistema de origem, como dados de faturamento de alto volume nas indústrias de telecomunicações ou seguros. Deixe o Oracle Fusion Cloud Accounting Hub (parte do Oracle Cloud Financials) harmonizar os dados e enviar o resultado para a sua contabilidade. Revise a origem quando precisar de mais detalhes.
