Sobre a Pipefy e seus Desafios

 

A Pipefy é uma plataforma de automação de processos baseada em inteligência artificial (IA) e ferramentas no-code que ajuda empresas a aumentarem sua produtividade e eficiência de forma fácil e intuitiva por meio da centralização de dados e padronização de processos em áreas como finanças, recursos humanos, compras, TI, entre outras.

Atende atualmente 4 mil clientes em 140 países, incluindo grandes marcas como Visa, IBM e Volvo. A eficiência operacional é um pilar estratégico para a Pipefy. Em 2022, a empresa intensificou sua abordagem, priorizando uma gestão de recursos mais eficiente para otimizar custos e melhorar o desempenho.

Foi quando seus líderes decidiram mergulhar em análises e estudos de viabilidade para identificar as melhores oportunidades de otimização. Constataram que uma opção seria mudar seu provedor de infraestrutura em nuvem.

Por que a Oracle?

A empresa iniciou então uma ampla busca por outras opções de provedores. O objetivo era encontrar um parceiro estratégico que não apenas lhes oferecesse os mesmos serviços técnicos e portfólio de produtos por um preço mais competitivo, mas que os ajudasse a construir o negócio a médio e longo prazo.

Após várias rodadas de testes e aprovações, escolheram a Oracle Cloud Infrastructure (OCI), pois entenderam que ela suportava sua arquitetura e necessidades de negócio pelo melhor preço. A opção pela OCI também se baseou em seu portfólio de serviços de IA, essencial para a estruturação e treinamento de modelos de linguagem da própria companhia.

“A Oracle tem se mostrado o sócio ideal, ajudando a Pipefy a alcançar ganhos de eficiência, escalabilidade, performance e segurança e, ao mesmo tempo, a desenvolver soluções baseadas em IA ainda mais avançadas e completas para nossos clientes.” Sobhan Daliry, CPO, Pipefy

 

Os resultados 

De saída, a Pipefy conseguiu diminuir em 30% seus custos com infraestrutura em nuvem após migrar suas aplicações, bancos de dados e outros componentes vitais para a OCI. Os benefícios, no entanto, vão além; envolvem também uma mudança de cultura dentro da empresa em relação ao uso de outros grandes modelos de linguagem (LLMs) e ferramentas especializadas. Até então, os serviços oferecidos pela Pipefy ancoravam-se no GPT-4, programa de processamento de linguagem da OpenAI.

Com a OCI Generative AI, a empresa agora tem acesso a um amplo conjunto de LLMs de ponta e personalizáveis, o que lhes permite construir uma arquitetura muito mais robusta e abrangente dentro de uma lógica multimodal. A Pipefy também conseguiu robustecer sua estratégia de go to market, usando ferramentas como Document Understanding ou Speech to Text para desenvolver e testar suas soluções antes de lançá-las oficialmente no mercado.

Com a OCI, a Pipefy conseguiu ainda desenvolver seu time de especialistas, conferindo-lhes expertise em gerenciamento de ferramentas internalizadas no Kubernetes, resultando em melhorias na segurança da informação nas camadas de tráfego de dados e criptografia em repouso e nos processos e indicadores para os times de segurança.

Sobre a Pipefy 

A Pipefy foi fundada em 2015, em Curitiba, mas ganhou impulso nos Estados Unidos, onde, em 2021, recebeu uma rodada de investimentos de US$ 75 milhões liderada pelo Softbank. Em 2023, a empresa alcançou uma receita recorrente líquida de US$ 40 milhões e foi nomeada para o Deloitte Technology Fast 500, com as 500 empresas de crescimento mais rápido na América do Norte.