Harry Kane entrou no ar rarefeito em 5 de fevereiro, quando marcou o gol número 200 em sua notável carreira na Premier League, um marco alcançado por apenas dois outros jogadores nos 30 anos de história da liga de futebol inglesa. A Premier League reconhecerá a conquista histórica do atacante do Tottenham com uma medalha especial do Milestone Award e uma placa gravada, apresentadas a Kane com o parceiro de nuvem da Oracle.

Uma análise mais aprofundada das estatísticas relacionadas aos objetivos da carreira de Kane – apresentadas abaixo, cortesia do provedor de dados da Premier League Stats Perform e dos serviços da Oracle Cloud Infrastructure (OCI) – revela a amplitude e a profundidade da sua realização extraordinária. Brian Macdonald, Carrie Nielsen e Andres Quintana, da Oracle, usaram a Oracle Analytics Cloud para modelar os dados coletados pelo Stats Perform, contando com o Oracle Autonomous Data Warehouse para unir fontes de dados diferentes. E eles geraram insights valiosos usando os recursos Auto Insights e Explain baseados em machine learning da plataforma.

“Temos o prazer de reconhecer este marco histórico ao lado de nossos parceiros da Oracle”, disse Will Brass, diretor comercial da Premier League. “Pesquisando os dados, com a ajuda da tecnologia de nuvem de ponta da Oracle, podemos ver como Harry Kane tem sido um modelo de consistência ao longo dos anos, como artilheiro prolífico e excelente jogador da Premier League.”

-Leia mais: Premier League transfere 30 anos de vídeos de jogos para a Oracle Cloud

Harry Kane em campo com a camisa do Tottenham

Amadurecimento

5 de fevereiro de 2023: Kane, aos 29 anos, se tornou o jogador mais jovem a atingir a marca de 200 gols na Premier League nesta data, quando marcou em um jogo em casa contra o Manchester City pouco depois dos 14 minutos. O ex-atacante do Newcastle, Blackburn e Southampton, Alan Shearer, que detém o recorde de todos os tempos da Premier League com 260 gols na carreira, tinha 30 anos quando chegou a 200. Wayne Rooney, o segundo maior artilheiro de todos os tempos da liga, com 208 gols na carreira, a maioria deles pelo Manchester United, chegou a 200 aos 31 anos. (Os números totais de gols excluem gols contra.)

Nasce uma estrela

7 de abril de 2014: Tendo começado sua carreira em quatro períodos de empréstimo separados fora do Tottenham, em cuja academia ingressou aos 11 anos, Kane voltou ao Spurs e marcou seu primeiro gol na Premier League nesta data, aos 20 anos, em um jogo em casa contra o Sunderland. Seu segundo gol viria menos de uma semana depois – e o resto é história.

Quase!

Além de marcar 200 gols durante sua carreira na Premier League, Kane acertou a trave 36 vezes.

Harry Kane alcançou recentemente a marca de 200 gols na Premier League

Proativo

Cada um dos gols de Kane, exceto um – contra o Aston Villa em 2 de novembro de 2014 – veio como titular do Tottenham. Das 304 participações de Kane em partidas durante sua carreira na Premier League, ele foi substituído apenas 58 vezes e começou no banco em 18 vezes.

Especialista em bater pênaltis

Kane converteu 88,2% dos pênaltis que cobrou durante sua carreira na Premier League – isto é, 30 de 34. Em comparação, os pênaltis são convertidos cerca de 75% das vezes nas principais ligas profissionais de futebol da Europa. Dos quatro pênaltis que Kane não converteu durante sua carreira na Premier League, três foram defendidos (contra o Liverpool, Nottingham Forest e West Ham) e apenas um errou o alvo (contra o Southampton).

Gols logo cedo

Os três gols mais rápidos de Kane em uma partida ocorreram no primeiro minuto: aos 43 segundos contra o Bournemouth em casa em 20 de março de 2016, aos 46 segundos contra o Liverpool em 27 de outubro de 2019 e aos 57 segundos em casa contra o Leicester City em 26 de dezembro de 2014.

Suor frio no segundo tempo

Kane marcou 13 de seus 200 gols durante os acréscimos do segundo tempo, o último aos 97 minutos em casa contra o West Ham United em 22 de fevereiro de 2015. Kane marcou aos 96 minutos, fora de casa contra o Chelsea em 14 de agosto de 2022, e aos 95 minutos, fora de casa contra o Manchester City em 19 de fevereiro de 2022 e fora de casa contra o Liverpool em 14 de fevereiro de 2018. Kane marcou 9 de seus 13 gols nos acréscimos do segundo tempo em jogos fora de casa.

Imparável

Kane marcou em 2 partidas consecutivas da Premier League 39 vezes, em 3 partidas consecutivas 12 vezes, em 4 partidas consecutivas 6 vezes e em 5 partidas consecutivas 1 vez. Kane marcou 2 ou mais gols em partidas consecutivas 8 vezes.

Principal adversário (Time)

Kane marcou mais gols na Premier League, 18, contra o Leicester do que contra qualquer outro adversário, seguido por Arsenal e Everton (14 cada).

Principal adversário (Goleiro)

Kane marcou mais gols na Premier League, 14, contra o ex-goleiro do Leicester, Kasper Schmeichel, do que contra qualquer outro goleiro. O próximo da lista é Jordan Pickford do Everton (12 gols), seguido por Ben Foster e Nick Pope (7 cada, jogando por vários clubes).

Ajudinha extra

O ala do Tottenham, Son Heung-min, é quem deu mais assistências a Kane em competições da liga – 22 até agora. Na verdade, Kane e Son – que está se aproximando de um marco na Premier League, tendo marcado 97 gols – detêm o recorde da liga em assistências mútuas (44 no total até agora). O ex-companheiro de equipe do Tottenham, Christian Eriksen, agora jogando pelo Manchester United, ajudou Kane em 17 gols.

Jogador consistente

Levando em consideração o tempo de jogo perdido devido a lesões, a pontuação de gols da carreira de Kane na Premier League é bem distribuída por idade, com a maior até agora chegando aos 24 anos, quando marcou 30 gols, e aos 23, quando marcou 29 gols. Kane ganhou ou dividiu a Chuteira de Ouro da Premier League em três temporadas: 2015-16 (25 gols), 2016-17 (29 gols) e 2020-21 (23 gols).

A análise de dados da Oracle Cloud fornece um mergulho profundo no marco da carreira do atacante do Tottenham.