Empresa reduz em 69% o desvio médio de prazos em projetos e centraliza a gestão na nuvem com a solução da Oracle, eliminando o uso de múltiplos softwares e arquivos físicos.
Desafios de negócio
Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é, hoje, uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável, com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG) e Indaiatuba (SP), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem, em seus quadros, mais de 2.000 colaboradores.
Antes da implementação do sistema Oracle Primavera Cloud, a empresa enfrentava uma fase de revisão estratégica, impulsionada pela abertura de capital no mercado financeiro e pelos desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Com essas transformações, a Irani lançou o programa Plataforma Gaia, investindo R$ 1 bilhão na expansão das operações, aumento da produção e adoção de práticas sustentáveis.
Nesse contexto, um grande desafio operacional surgiu: sustentar o crescimento da empresa com uma solução tecnológica que centralizasse a gestão. Antes da adoção do sistema, a Irani utilizava múltiplos programas para funções complementares. Contudo, a fragmentação gerava um alto volume de arquivos pesados, dificultando a consulta ao histórico de projetos, a comparação de dados e a visualização de status em painéis de controle.
Além das dificuldades tecnológicas e operacionais, havia a preocupação cultural com a mudança. Esse cenário exigiu um esforço de capacitação das equipes.
Diante desse cenário desafiador, o Oracle Primavera Cloud foi a escolha ideal para a Irani modernizar a gestão de projetos, automatizar processos e otimizar operações, gerando resultados positivos para o negócio.
“Ao adotar o Oracle Primavera Cloud, juntamente com o apoio da governança, gestão de mudanças e capacitações, a Irani reduziu o desvio de custos, prazos e escopo em projetos, centralizou a análise do portfólio e evoluiu a gestão de projetos para um nível de excelência.”
Eduardo Merlini – Coordenador PMO da Irani Papel e Embalagem S.A.
Por que a Irani escolheu a Oracle
Uma das razões pelas quais a Irani escolheu o Oracle Primavera Cloud está diretamente relacionada ao aspecto qualitativo. Por ser uma companhia de capital aberto, a Irani deve seguir uma série de regras de governança para atender às expectativas de investidores do mercado. Ter a Oracle como fornecedora da solução reforça o compromisso da Irani com a transparência.
Outro fator que pesou na escolha foi a confiança na equipe de suporte da Oracle e na solidez da plataforma, que auxilia na padronização de processos, fornecendo análises de dados com informações confiáveis e insights em tempo real.
Por fim, a Irani precisava de uma solução robusta, centralizada e baseada na nuvem, capaz de personalizar formulários e substituir múltiplos softwares e arquivos fragmentados em servidores físicos.
Resultados
A implementação do Oracle Primavera Cloud teve um impacto significativo na performance do portfólio de projetos da Irani. Após a adoção da solução da Oracle, o percentual de desvio em custos em projetos caiu para 2%. No caso dos prazos, o desvio médio, que era de 35% há quatro anos, foi reduzido para 10,9%, o que representa uma redução de aproximadamente 69% em relação ao valor anterior.
Além disso, as alterações de escopo, que antes atingiam 29% — ou seja, 3 em cada 10 projetos sofrendo mudanças imprevistas durante a execução — foram reduzidas para 5,8%, representando uma redução de aproximadamente 80% nas alterações ao longo da execução.
Embora esses resultados positivos também reflitam o trabalho contínuo das equipes da Irani em revisar processos, capacitações e gerir mudanças, o Oracle Primavera Cloud foi importante para otimizar a análise do portfólio, garantir segurança na nuvem e fornecer uma plataforma centralizada que facilita a tomada de decisões.
Parceiros neste projeto
O Oracle Primavera Cloud foi implementado na Irani pela Finality Consultores Associados. Ao longo da implantação, a Finality destacou-se pela flexibilidade, competência técnica e capacidade de adaptação, oferecendo soluções eficientes e personalizadas. A parceria foi essencial para apoiar a Irani na adoção de sua primeira ferramenta de gestão de projetos, marcando um avanço importante na estruturação e no controle de seus processos.
https://finality.com.br
Sobre o cliente
A Irani é uma das principais indústrias nacionais dos segmentos de papel para embalagens e embalagens de papelão ondulado.
https://irani.com.br