A Indorama Ventures: Indovinya é fruto de uma fusão ocorrida em 2022, quando a Oxiteno, empresa brasileira referência na produção de tensoativos e especialidades químicas, juntamente com a Huntsman (baseada nos EUA), passou a fazer parte do segmento de negócios de Óxidos Integrados e Derivados (IOD) da Indorama Ventures. A companhia tailandesa é uma das líderes globais na indústria de produtos químicos, um dos maiores produtores mundiais de poliéster e com uma presença significativa no mercado de reciclagem de PET.
O segmento de IOD é um impulsionador de crescimento de alta margem, ao lado das divisões tradicionais de PET Combinado (CPET) e Fibras da Indorama. Juntos, eles criam uma plataforma integrada mais forte e resiliente ao longo da cadeia de valor petroquímica da empresa e também uma fonte promissora de inovação no setor, que exige uma infraestrutura de TI robusta, segura e escalável.
A Indorama Ventures: Indovinya enfrentava desafios significativos, pois contava com uma infraestrutura on-premises defasada e um plano de Disaster Recovery (DR) pouco escalável e confiável. Essa situação impactava diretamente na capacidade da companhia em atender às demandas crescentes de TI, afetando a eficiência operacional, a capacidade de resposta a incidentes e o incentivo à inovação.
Por que a Indorama Ventures: Indovinya escolheu a Oracle
A Indorama Ventures: Indovinya escolheu a Oracle Cloud Infraestructure (OCI) graças à performance notável do Oracle Exadata, sua robusta recuperação de desastres e alta disponibilidade, juntamente com uma integração sem esforços aos sistemas ERP da companhia (também da Oracle) e outras aplicações especializadas. Além disso, a Oracle Cloud traz um padrão flexível de escalabilidade e um modelo de custos claro, sem comprometer o desempenho.
“Ao adotarmos a OCI, nos beneficiamos de uma continuidade empresarial reforçada por meio de redundância superior e recuperação de desastres. Atualmente, gerenciamos grandes volumes de dados com maior rapidez, impulsionamos inovações com tecnologia de ponta e obtivemos uma eficiência operacional inédita. Isso resultou em soluções mais estáveis, fechamentos mensais mais rápidos, redução significativa do débito técnico e diminuição dos riscos cibernéticos”.
Marcos Alexandre Marques, IT Director – Indorama Ventures: Indovinya
Resultados
A substituição de uma infraestrutura on-premises defasada por soluções em nuvem da Oracle Cloud aumentou consideravelmente a eficiência operacional da Indorama Ventures: Indovinya. A empresa obteve uma plataforma mais robusta, escalável e segura, essencial para suportar operações críticas e responder rapidamente às demandas de mercado. Isso inclui um aumento de 20% na capacidade de processamento e desempenho de suas aplicações, bem como uma redução no tempo de provisionamento computacional da ordem de 50% a 90%, criando uma operação quase instantânea em comparação ao cenário anterior.
O time de TI da companhia também registrou aumento na eficiência de ajustes e correções de até 70%, graças a capacidade da OCI de automatizar e usar serviços gerenciados, minimizando significativamente o tempo e o esforço necessários para esse tipo de operação. O time de TI da empresa também reduz o tempo de resposta à incidentes em até 50%, graças ao suporte contínuo da Oracle Cloud.
A nuvem da Oracle tornou a integração com outros provedores de cloud 50% mais rápida, promovendo a interoperabilidade e flexibilidade, facilitando a estratégia multicloud da Indorama Ventures: Indovinya. Além disso, ao adotar o Oracle Exadata (ExaCS), a empresa ganhou maior escalabilidade nas aplicações, bem como uma melhora que varia entre 20% e 60% na velocidade de consultas de dados. Por fim, a implementação do OCI Load Balancer significou um avanço para a companhia na configuração e gestão do tráfego HTTPS, simplificando consideravelmente esses processos e gerando maior segurança da infraestrutura de rede.
Por fim, migrar para a Oracle Cloud Infrastructure permitiu à Indorama Ventures: Indovinya ter um terreno fértil para a inovação. Essa maior capacidade computacional possibilitou à companhia explorar novas tecnologias e práticas de sustentabilidade que se alinham às suas metas de desenvolvimento de produtos químicos especiais. A capacidade de escalar recursos conforme necessário facilitou a experimentação e a implementação rápida de novas soluções. Tudo com maior confiabilidade e segurança dos dados, incluindo um processo de recuperação de desastres robusto e de alta disponibilidade.