Fundada em 2007, a Fintel Tecnologia desenvolve soluções que auxiliam a gestão pública a aumentar a arrecadação de impostos (mais especificamente o Imposto sobre Serviço, ou ISS), reduzir a sonegação fiscal, melhorar o gerenciamento da economia municipal e conscientizar os contribuintes quanto a sua importância neste cenário. Com atuação nos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, a companhia oferece ferramentas com tecnologia embarcada de ponta, facilitando a vida não apenas do poder público, mas também de empresas privadas que precisam enfrentar a alta complexidade do sistema tributário brasileiro. 
 


Até meados de 2023, a Fintel rodava suas soluções em dois tipos de ambiente on-premises: o primeiro, era os de prefeituras que, muitas vezes, contava com uma infraestrutura precária, defasada, sujeita a uma série de instabilidades internas e externas e que dependia diretamente das equipes de TI de cada município para administrar os sistemas. O segundo ambiente, alocado nas empresas privadas, trazia controles e acessos restritos. Em ambos os cenários, havia muitas limitações de expansão de processamento, banco de dados antigos com altas cargas de informações e tempo elevado na resolução dos problemas. Problemas que, dentro do sistema tributário, poderiam comprometer a arrecadação de impostos ou gerar multas aos contribuintes.  

Por que a Fintel escolheu a Oracle

Com a necessidade de migrar suas soluções para a nuvem para aperfeiçoar suas soluções e crescer de forma sustentável, a Fintel escolheu a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) como seu cloud provider. Foram decisivos para a escolha o atendimento de suporte proporcionado pela Oracle, sempre disponível para a resolução de problemas; além disso, como a Fintel trabalha com o setor público, a legislação tributária brasileira exige que os dados trafeguem e fiquem armazenados em servidores alocados no país, e a OCI foi quem apresentou o melhor-custo benefício dentro deste cenário. Por fim, a nuvem da Oracle apresentou recursos de segurança avançados, opções de escalabilidade e a promessa de uma melhor gestão de custos. 
 

“Quando decidimos ir para a OCI, tivemos uma transformação da água para o vinho. Agora temos controle total sobre os recursos, escalamos os produtos, atingimos 100% a disponibilidade e elevamos a segurança em ambientes 100% monitorados. Ir para a nuvem da Oracle proporcionou uma virada tecnologica para a Fintel e melhoras para nossos clientes públicos e privados, que podem arrecadar e pagar seus tributos com mais facilidade”. 
Maurício Lopes, CEO – Fintel Tecnologia


Resultados 

Com o uso da OCI, a Fintel passou a monitorar 100% do ambiente onde suas soluções são executadas, contra 30% do cenário anterior, já que seus softwares rodavam localmente. Se antes restabelecer o serviço poderia levar até duas horas e meia, hoje essas quedas não ocorrem, uma vez que a Fintel realiza um monitoramente preventivo, mitigando riscos e emitindo alertas antes que o problema ocorra ou quando o cliente esteja utilizando recursos computacionais acima do normal, permitindo que um upgrade seja feito rapidamente.  Além disso, com seus produtos na nuvem, o índice de disponibilidade chega a quase 100% – contra 80% nos antigos ambientes on-premises – e o provisionamento de novos recursos foi reduzido de cinco dias para apenas 30 minutos. Todos esses fatores são essenciais no setor de arrecadação tributária, que conta com períodos de grande movimento.  
 


Outra melhoria foi no sistema de backups, cujo processo no antigo cenário on-premises levava quatro horas para replicar o sistema. Hoje, essa operação é feita em uma hora, de forma 100% automatizada. A OCI permite também replicar ambientes para testes em poucos minutos, permitindo que atualizações e novos recursos sejam liberados mais rapidamente nas soluções da Fintel e replicadas aos seus clientes. 

A OCI também gerou ganhos de desempenho nas soluções da Fintel, com a melhoria de até 70% na performance das aplicações, melhor gerenciamento de processamento e de recursos de infraestrutura, além de menor taxa de latência. Isso garante uma experiência otimizada aos clientes, principalmente em períodos de grande movimento fiscal, onde empresas e prefeituras podem emitir centenas de milhares de documentos em um dia, com até 50 mil pessoas usando os sistemas da Fintel.