O Grupo OCQ é um dos maiores players do setor químico da América Latina. Em sua infraestrutura, conta com 20 empresas incorporadas, mais de 30 unidades operacionais distribuídas pelo território brasileiro, além de operar também na Argentina, Estados Unidos e países da Europa e Ásia. Um dos seus principais objetivos é se tornar a companhia mais digital do país em seu mercado de atuação.
Apostando em inovação e tecnologia, o Grupo OCQ adotou várias soluções da Oracle (entre outras ferramentas) para digitalizar e otimizar os processos de diversas áreas em todas as empresas do grupo. Isso vale vale Logística (Oracle Transportation Management), Marketing (Oracle Commerce Cloud e Oracle Eloqua Marketing Automation), Financeiro & Planejamento (Oracle Cloud EPM e Oracle Configure, Price, Quote) e Vendas (Oracle Sales Cloud). Antes, a empresa já usava o JD Edwards EnterpriseOne (on-premises) como base central de suas operações rodando na nuvem da Oracle (Oracle Cloud Infrastructure).
E para fazer com que todas essas soluções funcionem de forma integrada, permitindo que todas as áreas tenham total visibilidade do negócios, gerando maior colaboração entre si,o Grupo OCQ precisava de uma camada de middleware para integrá-las com eficiência.
Por que a OCQ escolheu a Oracle
O Grupo OCQ escolheu o Oracle Integration for Oracle SaaS para realizar a integração de todo o seu ecossistema de soluções SaaS. Ao utilizar uma gama de soluções da Oracle, tanto em cloud, como em on-premises, o integrador da Oracle se mostrou o passo natural para realizar esse processo de forma de forma fluida e eficaz, inclusive com sistemas satélites de outras marcas usados pela empresa.
“A missão da área de TI do Grupo OCQ é fazer com que nossos clientes internos (e, futuramente, externos) tenham o mesmo nível de experiência quando usam as soluções Oracle, em um conceito omnichannel. Queremos que nossos usuários usem nossos sistemas como se utilizassem o app da Uber ou do iFood. E a integração proporcionada pelo Oracle Integration for Oracle SaaS é essencial nessa missão.”
Claudia de Moya Partiti Ferraz, CIO, Grupo OCQ
O Oracle Integration for Oracle SaaS também traz um desenvolvedor que permite criar aplicações outros tipos de integração usando low-code e no-code. Isso facilita, por exemplo, a criação de uma entrada de dados dentro de uma nuvem ou de uma aplicação web.
Implementação
O Grupo OCQ teve a ADIN, a EBS, a Ninecon, a JBQ, a KODS e a equipe interna própria como parceiros para desenvolver os conectores do Oracle Integration for Oracle SaaS para integrar as soluções cloud ao JD Edwards Entreprise One.
Resultados
O uso do Oracle Integration for Oracle SaaS para integrar as soluções SaaS permitiu a automatização de diversos processos entre as áreas do Grupo OCQ. Um vendedor da companhia pode hoje, por exemplo, inserir os dados de um pedido no Oracle Commerce Cloud. Esse pedido já é encaminhado automaticamente para o JD Edwards EnterpriseOne, que o processa e já o transfere para o Oracle Transportation Management para entrega ao cliente. E com todo o processo sendo acompanhado via sistema, sem a necessidade de ligações telefônicas ou outros contatos entre as áreas.
Essa integração entre Oracle Commerce Cloud e JD Edwards EnterpriseOne também conecta o Oracle Sales Cloud, que coleta os dados dos clientes para analisá-los e ter uma previsão mais exata de vendas futuras. No futuro, o departamento de TI do Grupo OCQ espera usar o Oracle Integration for Oracle SaaS para integrar o CRM ao Oracle Cloud EPM para programar a produção das fábricas.
A integração proporcionada pelo Oracle Integration for Oracle SaaS também impacta positivamente a área de Vendas do Grupo OCQ. Ao captar de prospects em feiras e outros eventos, os vendedores lançam esses dados no Oracle Sales Cloud, gerando de leads em tempo real. Na sequência, essas informações são inseridas no Oracle Eloqua, que trabalha campanhas de comunicação a esses clientes em potencial de forma mais ágil.