Empresa de perfuração offshore usa Oracle Cloud ERP, HCM e EPM para integrar operações, prever com exatidão e reduzir em 75% o fechamento contábil.
Desafios de negócio
A Foresea é uma empresa do setor de petróleo especializada em perfuração offshore e operação em águas ultraprofundas — aquelas cuja profundidade ultrapassa os 1.500 metros. Conta atualmente com um efetivo de 1,7 mil colaboradores, dos quais 1,2 mil ficam offshore. Os demais dão suporte ao back office em duas bases, uma no Rio de Janeiro e outra em Macaé, além de escritórios operacionais na Áustria, em Luxemburgo e no Reino Unido. Para sustentar suas operações — marcadas por alta complexidade técnica, inovação tecnológica e um forte compromisso com segurança e sustentabilidade —, a empresa precisava de um sistema de gestão robusto, capaz de atender tanto às demandas de back office quanto às operações offshore.
O ERP com o qual trabalhavam, por exemplo, já não atendia a esses requisitos, comprometendo sua capacidade de alcançar os mais altos níveis de governança corporativa internacionais. A companhia está submetida a um alto nível de escrutínio quanto à precisão e confiabilidade de seus números globais. Realizar essa entrega com sistemas legados, desenvolvidos internamente ou baseados em planilhas, não permitia alcançar o nível de excelência, transparência e integração desejado.
Surgiu daí a necessidade de um novo ERP — robusto, moderno, seguro e global — que atendesse às necessidades de gestão das operações financeiras e de suprimentos tanto no Brasil quanto na Europa, e com capacidade de receber investimentos internacionais.
“Com a Oracle Cloud, temos soluções integradas que elevam a qualidade dos nossos dados, reduzindo a pressão sobre as equipes, que hoje operam com mais eficiência, sem a necessidade de longas jornadas de trabalho.”
Hygo Souza, Diretor de Pessoas e Gestão, Foresea
Por que a Foresea escolheu a Oracle
Antes da chegada da Oracle, a Foresea operava com uma infraestrutura de sistemas fragmentada, composta por plataformas legadas, soluções paralelas e planilhas manuais. Esse modelo, embora funcional em fases iniciais, rapidamente se mostrou insustentável diante da ambição de transformar a empresa em um player global de perfuração em águas ultraprofundas.
O crescimento acelerado, a complexidade das operações offshore, a presença internacional e, sobretudo, o nível crescente de exigência por parte de investidores globais demandavam um novo patamar de governança, eficiência e integração tecnológica.
Em 2019, a Foresea iniciou um processo rigoroso de seleção de ERP. Era necessário encontrar uma solução capaz de unificar operações financeiras, suprimentos, pessoas e processos regulatórios em uma única plataforma, com alto desempenho tanto no Brasil quanto na Europa. Após uma análise criteriosa, a Oracle foi escolhida como parceira estratégica. Suas soluções se destacaram por oferecer segurança, robustez, escalabilidade e flexibilidade — além da capacidade comprovada de suportar operações de missão crítica de forma integrada e ponta a ponta.
Resultados
A Foresea tem hoje a Oracle Cloud no centro de todas as suas operações, com uma base conectada que integra todos os processos em uma única plataforma na nuvem. A empresa conta atualmente com Oracle Cloud Human Capital Management (HCM) para apoiar seus processos de gestão de pessoas, com Oracle Cloud Enterprise Resource Planning (ERP) para a gestão de suas operações financeiras e de suprimentos, e com Oracle Cloud Enterprise Performance Management (EPM) para a consolidação do planejamento.
Os benefícios são notáveis. Com o Oracle Cloud HCM, a empresa conseguiu integrar os processos relacionados a todo o seu efetivo de colaboradores. As avaliações de desempenho estão mais organizadas e assertivas, assim como a contratação e a gestão da força de trabalho — agora 100% centralizada no HCM, com conexão em tempo real com todos os integrantes. Isso tem sido especialmente relevante para os colaboradores que estão em casa cumprindo suas escalas de trabalho, que alternam entre períodos embarcados e em terra.
Antes do HCM, esses profissionais ficavam desconectados da empresa e só conseguiam realizar determinadas ações ao retornarem ao trabalho. Hoje, mesmo em casa, conseguem solicitar atendimentos médicos, atualizar benefícios, incluir dependentes recém-nascidos, entre outras demandas. A conectividade proporcionada pelo HCM eliminou barreiras e trouxe mais autonomia e agilidade na gestão de pessoas, com uma solução em nuvem disponível 24 horas por dia, permitindo que os colaboradores se conectem, tirem dúvidas e enviem mensagens para o RH a qualquer momento.
Da mesma forma, antes do Oracle Cloud ERP, a Foresea utilizava até três sistemas distintos para garantir o funcionamento de sua esteira de suprimentos. Hoje, todas essas operações estão integradas em uma única solução. Isso representa uma mudança significativa, pois aproximou a empresa de sua rede de fornecedores e da cadeia de suprimentos, possibilitando maior previsibilidade e respostas mais rápidas e assertivas para as equipes a bordo das embarcações — algo que antes não era viável.
Esses avanços também geraram impactos significativos na área financeira. A Foresea agora conta com maior previsibilidade na tesouraria e riqueza de detalhes nos dados de suprimentos. A companhia realiza pagamentos semanais de até US$ 30 milhões a seus fornecedores — 80% deles fora do Brasil —, o que exige alta previsibilidade quanto à data de entrega dos equipamentos no país e aos valores a serem desembolsados para adquiri-los.
Com o Oracle Cloud ERP, a Foresea passou a ter rastreabilidade total desses itens, sabendo exatamente o dia de entrega e o custo de cada um, o que lhes permite programar os pagamentos com precisão. Como resultado, a empresa alcançou 99% de acurácia em suas previsões financeiras, incluindo nas projeções para os próximos seis meses. Esse nível de confiança e previsibilidade tornou as decisões mais assertivas e contribuiu para um planejamento mais eficiente de investimentos e desinvestimentos.
A mudança também facilitou os processos de demonstração financeira, auditoria e prestação de contas a investidores internacionais, com fechamentos contábeis mais rápidos e precisos. Antes, o fechamento contábil levava oito dias; hoje, com Oracle Cloud ERP, esse processo é concluído em apenas dois — com folga e em conformidade com as regulamentações da Áustria, Luxemburgo, do Reino Unido e do Brasil. Os beneficíos vão além.
A equipe responsável atua com menos pressão e sem necessidade de horas extras, já que os dados chegam consolidados e exigem menos ajustes. Com essa riqueza de dados e todos os sistemas conectados, a empresa agora começa a estudar modelos de adoção de inteligência artificial generativa em suas operações. O foco, em um primeiro momento, está na gestão de desempenho de seus colaboradores. Também há a expectativa de utilizar IA generativa na cadeia de suprimentos, visando uma gestão mais eficiente, permitindo compras mais inteligentes e planejadas.
Parceiros neste projeto
A Foresea iniciou a migração para Oracle Cloud ERP, EPM e HCM no final de 2019, com a Deloitte como implementadora e a Oracle como parceira estratégica. Juntas, as equipes estruturaram o planejamento e a execução da implementação. Em 2022, o sistema entrou em produção, com todas as operações mantidas sem interrupções, refletindo alta competência e profissionalismo.
https://www.deloitte.com
Sobre o cliente
Criada em 2023 a partir da reestruturação da Odebrecht Óleo e Gás (Ocyan), a Foresea opera hoje cinco navios-sonda de perfuração de petróleo, além de embarcações de terceiros, como as da PRIO (antiga PetroRio).
https://www.foresea.com