Creare Sistemas contrata nuvem de última geração para reduzir perdas financeiras, melhorar performance e aumentar a velocidade na entrega de projetos.
Desafios de negócio
Fundada em 2012, a Creare fornece um avançado portfólio de soluções customizadas, como computação embarcada, Radio Frequency Identification (RFID), Mobile Digital Video Recorder (MDVRs) e outros equipamentos com o foco em prevenir acidentes de trânsito e preservar vidas, bem como melhorar os processos logísticos dos clientes.
Antes de contratar a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) e utilizar nuvens públicas, a Creare já possuía uma pequena infraestrutura em um provedor local (algumas VMs que rodavam sobre VMWare) e um banco Oracle Standard, com licença adquirida por 5 anos.
No entanto, não utilizava arquitetura de microsserviços. O modelo de negócio do provedor local também previa um limite de link para tráfego de dados (mbps), o que impactava negativamente o seu negócio, uma vez que a empresa estava em franco crescimento e o esgotamento do link de entrada prejudicava a coleta de dados de telemetria.
“Após a adoção da OCI e a solidificação do conhecimento dos recursos da cloud, tiramos proveito de diversas tecnologias, como Kubernetes (OKE), redefinimos as estruturas das aplicações e aumentamos a disponibilidade do ambiente”.
Thiago Lazzarotto, Head of Cloud Ops SRE and Infrastructure na Creare Sistemas
Por que a Creare escolheu a Oracle
Um dos motivos decisivos pela escolha da Oracle foi a precificação. Ao permitir o contrato fixo em reais, não havendo diferença de valores para utilização de recursos no Brasil ou outro datacenter, a Oracle ofereceu segurança, sob o ponto de vista financeiro e de compliance.
Outro diferencial que estimulou a decisão foi a banda de tráfego de entrada ou saída ilimitada, bem como o custo de entrada de dados e o tráfego de saída só ser tarifado acima de 10TB, além da simplicidade de utilização do console.
Resultados
Para superar um cenário de dificuldades relacionadas a atualizações de hardware, problemas de input e output no banco de dados e gerenciamento de um grande volume de dados, a Creare Sistemas precisava encontrar uma solução de nuvem.
Ainda na fase de implementação, a mudança da estrutura da Creare para a OCI já apresentou bons resultados, como a possibilidade da rápida migração das cargas de trabalho para novos recursos, devido a Oracle estar constantemente atualizando suas tecnologias, além da otimização da infraestrutura de armazenamento de altíssima performance e da melhoria dos requisitos de segurança, com criptografia em trânsito e em repouso.
Com o avanço do processo de migração, a Creare Sistemas identificou mais resultados benéficos ao negócio. Dois pontos a serem destacados são a flexibilidade e a escalabilidade. Como a empresa recebe um volume grande e frequente de dados, como vídeos das câmeras de MDVR, a utilização de recursos temporários de armazenamento e processamento utilizando o FileServices, trouxe um ganho muito significativo de disponibilidade, sem pré-alocar grandes áreas para o recebimento destes dados.
A adoção da nuvem da Oracle reduziu custos e perdas financeiras mensais de, aproximadamente, 30%, percentual bastante relevante para os resultados econômicos da Creare.
Além da economia gerada pela medida, houve aumento da disponibilidade e do provisionamento, mantendo os sistemas funcionando online sem interrupções, o que impacta positivamente na melhoria da performance da nuvem e do banco de dados.
A OCI ainda tornou a entrega dos projetos mais rápida, com a redução dos tempos de execução de backup e de resposta de atendimento.
Sobre o cliente
A Creare Sistemas desenvolve soluções tecnológicas para a gestão de frotas, contribui para o aumento da segurança, economia, melhora processos logísticos e auxilia na tomada de decisão em tempo real.
http://www.crearesistemas.com.br