A Calçados Bibi é uma marca de calçados infantis que está há 73 anos no mercado e tem a missão de contribuir para o desenvolvimento feliz, natural e saudável da criança. Todos os produtos são desenvolvidos a partir desse objetivo. Atualmente, a empresa tem grande atuação no varejo, com mais de 130 lojas distribuídas em 80 municípios pelo Brasil e outras 16 lojas internacionais. A companhia sempre busca inovação para levar a melhor experiência aos clientes.

Durante a pandemia, o processo de aceleração digital na Calçados Bibi avançou rapidamente. A ideia era oferecer serviços digitais aos clientes: eles já estavam nos planos da companhia, mas a crise sanitária antecipou sua implementação. A empresa tem ainda o programa Ninho de Inovação, que incentiva colaboradores, consultores e clientes a contribuírem com ideias de melhoria. Nesse projeto, surgiram opções de como garantir uma experiência qualificada aos consumidores mesmo com as lojas fechadas.

                               

Desafios nos negócios

Durante a pandemia, a marca buscou reforçar ainda mais a parceria com seus franqueados. No Brasil, onde o varejo físico ainda tem uma presença muito relevante, a Calçados Bibi criou ações que incentivaram seus franqueados a adotarem o digital como um poderoso aliado, não apenas na comunicação, mas também na comercialização dos produtos. Assim, todas as ferramentas digitais foram colocadas a serviço de seus lojistas. O objetivo era garantir os recursos necessários para que a loja mantivesse suas atividades e, tão importante quanto, continuasse rentável a partir das vendas online.

Nesse processo, a companhia criou um setor específico para evoluir esta etapa da transformação digital. Nele, são pensadas soluções para omnicanalidade e ferramentas para ajudar as lojas.  O principal desafio a partir desta digitalização era colocar o cliente no centro da jornada e entender que a preferência de compra é sempre dele.

 

 “A possibilidade de personalização foi um grande diferencial da solução da Oracle. Além de poder oferecer o produto certo, por exemplo, é possível direcionar o cliente para o canal mais adequado.”

(Francieli Rech, analista de marketing na Calçados Bibi)

 

Uma das opções desenvolvidas pela equipe foi um sistema de comunicação pelo WhatsApp: sem custo para o lojista, ele foi fundamental no momento de incertezas trazido pela pandemia. Chamado de Campanhas, o app chega a representar 15% a 20% do faturamento dos estabelecimentos da marca.

Por que a Calçados Bibi escolheu a Oracle

Parceira da Oracle há quase dez anos, a Calçados Bibi contou com a Adtail para a implementação da atual versão do Responsys, sendo que a agência também está à frente do projeto de uso da plataforma. Nesse processo, a Oracle oferece apoio no uso de recursos da solução, que tem funcionado como um agregador para centralizar a comunicação.

O Oracle Responsys possibilita um nível de personalização que se tornou essencial para maior efetividade das campanhas e também para entender melhor a jornada do consumidor pelas lojas da Calçados Bibi. “Isso foi possível a partir de cruzamentos de dados para refinar as informações sobre a preferência do cliente”, declara Francieli Rech, analista de marketing digital da Bibi Calçados. “A solução foi estruturada para utilizar o máximo das possibilidades das tabelas de dados: em que loja o cliente compra, qual produto, para qual dependente e assim por diante”.  

Resultados

E essa ampla personalização foi um grande diferencial da solução da Oracle. Além de poder oferecer o produto certo, por exemplo, é possível direcionar o cliente para o canal mais adequado: site, WhatsApp, loja mais próxima e outros. Tudo isso a partir das informações de experiência e comportamento do usuário na loja física. “Não basta mandar o cliente para o e-commerce ou informar que ele pode ir até uma loja: a própria marca passou a oferecer uma forma de contato direto com a loja que o consumidor mais frequenta”, afirmou Emileine Ferri, coordenadora de marketing na Calçados Bibi. “Com o Responsys, a empresa passou a conversar com o cliente de forma mais próxima”.

                               

Isso resultou em ganhos para a Calçados Bibi. Um deles foi o aumento da base de consumidores engajados que interagem com as campanhas da companhia: “No início da estruturação, eram apenas 13% de clientes mais engajados. E, atualmente, são quase 32% — tudo isso a partir tanto do aprimoramento da comunicação, quanto de um trabalho focado no estudo de preferências do comprador. A partir dessas informações pudemos segmentar e personalizar nossas campanhas de forma mais eficiente”, destacou Renata Borba, coordenadora de CRM da Adtail. “Além disso, o impacto da comunicação em conversão de vendas influenciadas (ou seja, clientes que foram impactados pela comunicação e que fizeram uma compra em um período de 10 dias) triplicou no último trimestre de 2021: foi de 6% para 18%”, completa. 

Saiba mais sobre:

E com a reabertura das lojas, após a vacinação contra a covid-19, o cliente da marca voltou a frequentá-las, mas, ao mesmo tempo, também se tornou mais omnichannel ao transitar em diferentes canais, o que vai de encontro à estratégia da Bibi: “A Calçados Bibi tem buscado formas de fazer o cliente ser cada vez mais omni. Ter serviços físicos e digitais é muito estratégico para a marca e essa prática tende a crescer cada vez mais nos próximos anos”, completa Emileine