A ArcelorMittal Acindar é a principal empresa siderúrgica de aços longos na Argentina. Faz parte do Grupo ArcelorMittal, o maior produtor siderúrgico e minerador do mundo. Com quase 80 anos de mercado, possui 200 linhas de produtos atendendo a diferentes mercados e uma capacidade de produção de 1.700.000 toneladas.

A visão de levar qualquer um de seus produtos para qualquer parte do país em menos de 48 horas, oferecendo ao cliente uma experiência diferenciada no processo de venda, as tendências em mudança nas cadeias de suprimentos globais nos últimos anos e a crise provocada pelos baixos preços do aço chinês levaram à necessidade iminente de transformação.

Apesar de contar com várias soluções implementadas, a organização não possuía, do ponto de vista logístico, uma ferramenta que permitisse uma gestão integrada e sistematizada de seus transportadores, abrangendo desde o processo de planejamento até a gestão contábil. Foi assim que adquiriram o Oracle Transportation Management (OTM).

Depois de estudar várias alternativas e até mesmo visitar outro país para ver como funcionava, encontraram no Oracle OTM o caminho para a transformação que buscavam. Contar com um parceiro em tempo integral que planejasse, projetasse, implementasse e orientasse o processo foi o catalisador para optar pela Oracle.

“A Oracle é um fornecedor de primeira linha com o qual tivemos uma excelente experiência. Não tenho dúvidas de que eles têm soluções que podem impulsionar nosso negócio e toda a nossa estratégia.”
Claudio Alonso, Gerente de Processo e Inteligência Logística da ArcelorMittal Acindar.

Com a adoção do Oracle OTM, a organização aumentou a eficiência da frota, melhorando o roteamento das viagens e mapeando sua capacidade logística, o que permitiu a automação de processos de negócios. Também pôde adaptar-se ao cliente em relação às capacidades (da planta e do cliente) e saber quantos e que tipo de caminhões um cliente pode receber em um período de tempo. Isso proporcionou ordem em vários aspectos, incluindo dados mestres, regras de programação e capacidades que facilitaram a gestão com os transportadores. Como resultado, atingiu a ordem de 150 a 200 viagens por dia e conseguiu que o pagamento de 70% das viagens programadas fosse gerenciado por meio da solução. Além disso, o Oracle OTM possibilitou à empresa, focar em seus fluxos logísticos, gerando uma proposta de valor para o negócio. Por fim, o trabalho colaborativo e a flexibilidade foram benefícios de grande proveito para a organização, uma vez que várias pessoas puderam trabalhar no mesmo local por meio do cronograma da ferramenta.