Apesar da mudança para arquiteturas nativas da nuvem, a virtualização continua desempenhando um papel crucial na hospedagem de aplicações. De acordo com um recente estudo IDC Info Brief, 68% das aplicações ainda estão em execução em máquinas virtuais (VMs) e 77,5% estão em execução no VMware. Isso ocorre porque as VMs são ideais para executar aplicações e bancos de dados legados que são difíceis de armazenar em contêineres, garantindo o isolamento e mantendo a funcionalidade esperada.

Mas como as organizações podem continuar inovando e obtendo a economia da nuvem com suas cargas de trabalho VMware? Nos últimos três anos, a Oracle e a VMware (agora Broadcom) trabalharam juntas para ajudar os clientes a migrar e transformar rapidamente as cargas de trabalho da VMware com o desempenho, a segurança e a elasticidade da Oracle Cloud Infrastructure (OCI), disponível em cerca de 50 regiões e 24 países. Juntos, ajudamos centenas de clientes VMware a alcançar o sucesso na nuvem, reduzindo os custos operacionais com formas flexíveis de computação da OCI e serviços e aplicações de dados adjacentes da Oracle Cloud.

Por exemplo, a  The National Roads and Motorists’ Association  (NRMA) migrou para a Oracle Cloud VMware Solution (OCVS) para seus 2,9 milhões de membros. Essa migração resultou em economias significativas nos custos de gerenciamento de infraestrutura e melhor desempenho nas aplicações de call center. “A Oracle, incluindo a equipe que nos ajudou a configurar a OCVS, é brilhante em termos de recursos, capacidade de resposta e conhecimento técnico. Ela está entre alguns dos melhores suportes de nuvem que temos”, disse Maroun Azzi, Gerente Geral de Tecnologia, Associação e Automobilismo, NRMA.

Desde o primeiro dia, os usuários da OCVS compartilham a importância de alinhar com precisão os recursos às cargas de trabalho da VMware, e hoje temos o prazer de anunciar a versão Summer ’24 da OCVS com uma gama ainda mais ampla de formas de computação líderes do setor.

Apresentando as novas GPUs NVIDIA A10 Tensor Core e E5 Standard Shapes com processadores AMD EPYC de 4ª geração para a solução Oracle Cloud VMware

Uma vantagem significativa do OCVS é sua disponibilidade em uma grande variedade de formas de computação da OCI, que vêm em uma ampla gama de configurações principais. De forma exclusiva, o OCVS oferece suporte a SDDCs com vários clusters, permitindo que formas de computação mistas com diferentes contagens de núcleos e opções de armazenamento sejam combinadas em clusters de tamanho adequado para alinhar os recursos às suas cargas de trabalho VMware.

  • Alimentada por GPUs NVIDIA A10 Tensor Core 4.x, a forma de computação BM.GPU.A10.4 é executada em processadores Intel Xeon Ice Lake de terceira geração. A frequência base é de 2,6 GHz e a frequência turbo máxima é de 3,4 GHz com 1 TB de RAM, 100 Gbps de largura de banda de rede geral e suporte para até 1 PB de armazenamento em bloco externo. Esse novo formato de computação é adequado para executar VDI, inferência de IA e cargas de trabalho com uso intensivo de gráficos na VMware e já está disponível.

  • Novas formas de computação E5 Standard disponíveis em configurações de 48, 96, 144 e 192 núcleos alimentadas por processadores AMD EPYC de 4ª geração, que serão lançadas no final deste verão.
  • O suporte para Oracle Alloy, o OCVS, já está disponível para que os parceiros do Alloy forneçam soluções personalizadas para seus clientes.
  • Disponibilidade de serviço em 48 regiões de nuvem pública em 24 países, Oracle Cloud Infrastructure Dedicated Regions, Oracle EU Sovereign Cloud, Oracle Government Cloud e regiões isoladas da Oracle para clientes de segurança e inteligência. As mais recentes adições de regiões da OCI elevam o número de data centers da Oracle na América do Sul para cinco, incluindo São Paulo e Vinhedo no Brasil, Bogotá na Colômbia e duas no Chile.

Maior flexibilidade com computação bare-metal E5 Standard com processadores AMD EPYC de 4ª geração com desempenho até 2x melhor

Estamos animados para apresentar a forma de computação OCI E5 Standard, equipada com os processadores AMD EPYC de 4ª geração, com o codinome “Genoa”, que será lançada no final deste verão. Essas formas de computação E5 apresentam processadores AMD EPYC de 4ª geração com uma frequência de clock base de 2,4 GHz e um aumento máximo de até 3,7 GHz. Eles também têm 2,25 TB de memória DDR5 e 384 MB de cache L3. Graças a uma atualização de DDR4 para DDR5 e um aumento de 8 para 12 canais de memória, as instâncias E5 oferecem o dobro da largura de banda de memória da geração E4. O novo BM.Standard.E5 possui 192 OCPUs (192 núcleos ou 384 threads) e os formatos  bare-metal E5 padrão superaram as gerações anteriores do E4 com desempenho absoluto até duas vezes melhor.

Continuando nosso foco em fornecer as configurações mais flexíveis para suas cargas de trabalho VMware, estamos disponibilizando formas de computação OCVS E5 Standard em configurações de 48, 96, 144 e 192 núcleos. Essas novas formas E5 podem ser adicionadas como um novo cluster a SDDCs novos ou existentes e são adequadas para dar suporte a aplicações que dependem muito de recursos de CPU, como ML/IA e processamento de vídeo e imagem.

Lançamento geral da forma de computação da GPU OCVS NVIDIA A10: suporte para design assistido por computador (CAD) com uso intensivo de gráficos, imagens de exames médicos e outras cargas de trabalho de VDI

Hoje, a forma de computação OCVS A10 com quatro GPUs  NVIDIA A10 passa da versão prévia da tecnologia para o lançamento geral. O BM.GPU.A10.4 é executado em processadores Intel Xeon Ice Lake de terceira geração com 1 TB de RAM, 100 Gbps de largura de banda de rede geral, 7,68 TB de disco interno bruto NVMe e suporte para até 1 PB de armazenamento em blocos externo.

Juntamente com o NVIDIA RTX Virtual Workstation (vWS), software que desbloqueia a tecnologia NVIDIA RTX a partir da nuvem, o BM.GPU.A10.4 oferece o desempenho necessário para cargas de trabalho com uso intensivo de gráficos, como design assistido por computador (CAD), imagens de exames médicos e aplicações de gerenciamento do ciclo de vida do produto.

Ao combinar os recursos da GPU NVIDIA A10 com as soluções VMware Horizon VDI e Citrix VDI, é possível oferecer suporte ao gerenciamento centralizado de desktops virtuais para proporcionar uma experiência consistente ao usuário. Com o Citrix e o VMware Horizon, você pode gerenciar com eficiência a infraestrutura de desktop virtual (VDI) para trabalho remoto, permitindo o acesso seguro a aplicações e dados de qualquer lugar, facilitando a colaboração entre equipes dispersas e otimizando a alocação de recursos para tarefas intensivas, como modelagem 3D, análise de dados e desenvolvimento de software. Para começar, confira a GPU NVIDIA-oimagem de máquina virtual otimizada no OCI Marketplace e saiba como GPUs virtuais NVIDIA (vGPUs) são integradas aos ambientes de desktop e aplicações Horizon; as organizações podem facilmente oferecer suporte à colaboração em tempo real com aplicações 3D em escala.

Inovações para um modelo operacional de nuvem VMware controlado pelo cliente

Se você não estiver familiarizado com a execução de cargas de trabalho VMware na Oracle Cloud Infrastructure, a OCVS será “só VMware”. Projetado para espelhar a experiência de execução do VMware on-premises, a OCVS é composta por formas de computação bare metal da OCI e acompanha as licenças do VMware Cloud Foundation. A OCVS inclui as mesmas licenças do VMware Cloud Foundation que os clientes da VMware usam on-premises, incluindo vSphere, vCenter, NSX, vSAN e HCX, para uma migração simplificada para a computação OCI bare metal. O ambiente controlado pelo cliente permite que os administradores de TI continuem operando cargas de trabalho com acesso root e controle administrativo total para aplicar patches e fazer upgrade do software VMware de acordo com seus processos internos de controle de alterações.

Preço global consistente

A OCVS é um serviço da OCI de primeira classe com estabilidade de preço uniforme disponível em todos os 48 setores comerciais e governamentais, incluindo 10 regiões de domínio de disponibilidade múltipla. Os clientes se beneficiam de um modelo de preços globalmente fixo, garantindo previsibilidade e controle financeiro. A OCVS oferece opções de compromisso sob demanda, de um ano e de três anos, com a mais ampla variedade de formas flexíveis de computação densa e padrão disponíveis em configurações que variam de 16 a 192 núcleos e armazenamento em bloco desagregado da OCI para adaptar sua carga de trabalho VMware de acordo.

Serviços de dados OCI adjacentes para obter uma conexão perfeita

Perfeitamente integrada a outros serviços da OCI, a OCVS não apenas facilita a migração de cargas de trabalho da VMware, mas também oferece acesso a mais de 100 serviços de nuvem adjacentes, como aplicações Oracle, serviços de dados (por exemplo, Autonomous, Exadata, MySQL), computação de alto desempenho (HPC), GPU, serviços de IA, análise, segurança, computação, armazenamento e rede. Isso significa que os usuários podem implementar nativamente o Oracle Exadata Cloud Service (ExaCS) na OCI no mesmo tenancy e, depois, conectar-se perfeitamente às aplicações no VMware SDDC para obter uma solução de alto desempenho e alta disponibilidade.

Dimensione com armazenamento desagregado em blocos da OCI

No ano passado, apresentamos formas padrão para a OCVS com armazenamento desagregado, permitindo dimensionar o armazenamento de forma independente da computação usando o OCI Block Volume Service. Isso significa que você pode dimensionar seu armazenamento de forma independente com armazenamento em blocos da OCI resiliente e de alto desempenho para suas cargas de trabalho VMware sem precisar implementar hosts bare metal adicionais da OCVS. Esse recurso permite criar volumes de blocos da OCI como volumes de blocos iSCSI, anexe-os a hosts da OCVS e use-os como um armazenamento de dados VMFS para hospedar VMs e armazenar modelos, ISOs e muito mais. Um único volume em blocos pode ter um tamanho máximo de 32 TB, o que permite que um cluster OCVS com 32 volumes em blocos anexados forneça até 1 PB de capacidade de armazenamento para VMs.

SDDC multicluster com clusters de formato padrão com armazenamento desagregado em blocos da OCI

De acordo com o nosso compromisso com o controle do cliente, oferecemos algumas inovações recentes com a OCVS, incluindo SDDC de vários clusters com clusters padrão, densos e em formato de GPU NVIDIA para alinhar novos recursos de computação às demandas variáveis das cargas de trabalho. Esses aprimoramentos permitem que os clientes da VMware atualizem e adicionem novas formas de computação da OCI em um SDDC existente para uma transição de hardware perfeita, integrando novos hosts sem interromper as operações e usando ferramentas familiares da VMware, como vMotion e Enhanced vMotion Compatibility (EVC).

Sucesso na migração para a nuvem com a Oracle Cloud VMware Solution

A Oracle fez parceria com empresas líderes de vários setores, incluindo finanças e bancos, varejo, telecomunicações, manufatura, governo e integradores de sistemas globais, para modernizar sua infraestrutura de nuvem na OCI Commercial, Government e OCI Dedicated Region e, ao mesmo tempo, continuar operando cargas de trabalho da VMware com a previsibilidade, a segurança e o controle do on-premises. Ao escolher a OCVS como sua plataforma de preferência para migrar e operar cargas de trabalho da VMware, nossos clientes evitaram os onerosos processos de rearquitetura, requalificação ou refatoração de suas aplicações. Com o controle total do cliente, eles aproveitaram a modernização e a agilidade da nuvem e, ao mesmo tempo, mantiveram a previsibilidade, a segurança e o controle das cargas de trabalho VMware que tinham on-premises.

Empresas notáveis, como a TIM Brasil, a Telefônica e a Sky Brasil, adotaram a OCVS, obtendo maior eficiência operacional por meio de uma transição perfeita dos data centers on-premises.

  • Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil, “Com essa estratégia multicloud, nós somos a primeira operadora de telefonia móvel no Brasil a migrar 100% dos fluxos de trabalho para a nuvem. Isso incluiu migrar o sistema de cobrança, o CRM e a VMWare para a Oracle Cloud Infrastructure. A Oracle tem sido uma parceira fantástica na nossa evolução tecnológica.”
  • Denise Inaba, CIO da Vivo, “A migração para a nuvem nos fornece a agilidade necessária para acelerar nossos negócios e ajuda a melhorar nossos serviços para responder às necessidades do mercado e dos clientes mais rapidamente do que era possível anteriormente.”

Outros depoimentos de empresas

  • Ivan Radchenko, Chefe do Departamento de TI, Lemtrans, “Nosso conjunto de habilidades é baseado em VMware, portanto a Oracle Cloud VMware Solution foi a escolha perfeita. As ferramentas que usamos na OCI funcionam exatamente como as que usamos on-premises. Isso preservou nossos investimentos em processos de TI e simplificou bastante a migração de nossos dados e aplicações para fora da Ucrânia, ajudando a garantir que nossos negócios não fossem interrompidos. A Oracle Cloud VMware Solution foi a escolha perfeita para nós.”
  • Minn Wint Oo, Vice-Diretor Administrativo e Diretor de Tecnologia do AYA Bank, “A Oracle Cloud VMware Solution leva apenas algumas horas para migrar as cargas de trabalho para a nuvem conforme nossa necessidade, mantendo intactas todas as credenciais de segurança. No geral, vimos um TCO anual 55% menor, abrindo caminho para migrarmos as cargas de trabalho adicionais da VMware no futuro”.
  • Alexander Hawk, Diretor de Sistemas de Informação de Clientes da San Jose Water, “Ao migrar nossas aplicações legadas para a OCI, a SJW aumentou o desempenho das aplicações em mais de 50%, simplificou a administração e aumentou a disponibilidade do sistema.”

Saiba mais

Se estiver pronto para iniciar sua própria jornada na nuvem com a Oracle Cloud VMware Solution, entre em contato com a equipe de vendas da Oracle e confira estes recursos adicionais:

Estudo de caso do cliente da National Roads and Motorists’ Association (NRMA)

Omdia: Oracle Cloud Infrastructure e VMware – Parceiros na entrega de uma abordagem eficaz de migração para a nuvem

Migre cargas de trabalho para a Oracle Cloud VMware Solution e o Oracle Exadata Database Service (arquitetura de referência)

Fonte: IDC: Acelerando a adoção da nuvem empresarial: Alcance a escala global