Em 1976, o Grupo SADA iniciou sua jornada como uma transportadora que se especializou no transporte de peças para automóveis e na distribuição de veículos novos de uma montadora internacional, que estava começando suas operações no Brasil. Desde então, o Grupo se diversificou e, hoje, o conglomerado emprega mais de 8 mil pessoas, atuando em 10 segmentos de negócios distintos, tendo como sua principal atividade o transporte de veículos novos. Nessa vertical, o Grupo SADA ocupa a liderança na América Latina, contando com estruturas no Brasil e na Argentina.

Com um processo logístico intenso, cargas de alto valor e amplo rastreio de frota, o Grupo contava com uma estrutura robusta on-premise para sustentar suas operações. No entanto, com o crescimento da empresa, os data centers próprios ficaram obsoletos, incapazes de atender às necessidades da empresa. Os sistemas menores que rodavam no VMware precisaram ser realocados para dar mais recursos de processamento e memória aos sistemas mais estratégicos, mas isso ainda não seria suficiente.

O armazenamento responsável por uma parte dos dados, estruturas e rotinas de backup, ficou com espaço reduzido e os licenciamentos estavam próximos do vencimento. Diante disso, a SADA iniciou um processo interno de análise de cenário. A mudança para uma nova estrutura seria necessária, porém, o tempo estimado de cinco meses não era viável para a transportadora. Além disso, era o momento de estudar novas possibilidades que permitissem um rápido crescimento, uma oferta de novos serviços aos clientes e maior flexibilidade na implementação de novas soluções.

Por que a SADA escolheu a Oracle

A Oracle, que já era parceira nos bancos de dados da empresa, conseguiu reaproveitar o licenciamento e alguns contratos que ainda estavam vigentes durante a negociação, auxiliando no planejamento financeiro e no controle orçamentário.

“A nossa estratégia é oferecer uma maior e mais completa proximidade digital com nossos clientes através de um conjunto de serviços com informações em tempo real. Para isso, é fundamental aumentar a capacidade de processamento e integração, garantindo a segurança e disponibilidade dos serviços. Neste sentido, contamos com todo o conjunto de serviços que a Oracle Cloud oferece. Hoje nossos processos estão 30% mais rápidos e conseguimos entregar projetos em 1 dia e meio. Esta agilidade, com segurança e disponibilidade, é o nosso maior ganho nesta evolução para a OCI!”
Manuel Marcelino da Costa Landeiro, CIO do Grupo SADA 

Para o Grupo SADA, a vantagem da Oracle é justamente ter um parceiro que ofereça a tecnologia de ponta a ponta, desde a infraestrutura até as aplicações. A migração para a nuvem era um processo natural de evolução dos sistemas. 

Por conhecer as aplicações que a SADA utiliza, a equipe da Oracle auxiliou o planejamento, trazendo toda a expertise do mercado e segurança para que o projeto em nuvem fosse realizado.

Resultados 

Com a adoção do sistema de nuvem, o Grupo SADA alcançou um nível de disponibilidade que antes era praticamente impossível. A segurança dos dados e a rapidez das operações exigidas pelo negócio foram melhoradas, aumentando o desempenho mesmo diante de um volume de operações acima do normal. Desta forma, o padrão de excelência nos sistemas foi mantido e a performance dos processos operacionais foi melhorada consideravelmente. Em média, os processos estão 30% mais rápidos e eficientes, o que impacta toda a operação, desde a localização do carro no pátio até os processos de liberação dos veículos para transporte.


As rotinas de TI agora são processadas na nuvem, permitindo que a utilização do banco de dados seja integrada ao sistema de BI da empresa, garantindo maior visibilidade e controle dos dados. Anteriormente, o tempo de provisionamento para configurar o ambiente era de 4 meses, o que representava um importante impacto em qualquer projeto. Hoje esse prazo foi reduzido para 1,5 dia, graças à velocidade da equipe de infraestrutura consegue preparar o ambiente, sem impactar nos novos projetos e eventuais mudanças.

Além disso, enquanto no ambiente local era necessário provisionar 20% para o crescimento, hoje, com o Oracle Cloud Infrastructure (OCI), a SADA paga pelo uso, economizando cerca de 8% ao ano.

Com a suíte completa da Oracle Cloud, a SADA planeja evoluir suas soluções, desacoplando-as do sistema principal para ter um controle mais eficaz das transações e dos gastos.