Fundada em 1958, a Presentes Mickey tem 63 anos de vida. A empresa tem quatro lojas físicas — Oscar Freire, Veiga Filho, Arapanés e Shopping Cidade Jardim — e um formato difícil de replicar porque tem 15 mil itens à venda. Uma loja de shopping, por exemplo, não tem essa quantidade de produtos porque é inviável economicamente.
Quando foi criada, a companhia inaugurou o modelo de lista de casamento no país — inspirada em um modelo criado na França — e, durante muitos anos, aa— empresa foi a única no segmento. Com isso, ganhou experiência e know how, tornando-se referência no setor.
Desafios
O principal desafio da Presentes Mickey era a falta de integração dos dados da loja física com os do site. A empresa não conseguia oferecer informação completa e fidedigna no modo online e isso levava à existência de listas diferentes para a mesma noiva na loja e no site, o que podia causar a venda duplicada de produtos. Além disso, sem integração do estoque, os produtos eram adicionados às listas mesmo depois de serem vendidos.
Por que a Presentes Mickey escolheu a Oracle
A escolha do Oracle Cloud Commerce (OCC) envolveu diversos aspectos, mas um dos principais motivos para escolher a ferramenta foram os microsserviços. O fato de a solução permitir personalização garantiu que a Presentes Mickey pudesse adequá-la as suas necessidades. Além disso, a facilidade de manuseio do sistema fez muita diferença.
Saiba mais sobre:
- Oracle CX
- Desenvolva a resiliência dos negócios com uma nuvem de vendas moderna
- Tours pelo produto Oracle Customer Experience (CX)
O OCC permite incluir informações no site para oferecer confiança e melhor usabilidade. Isso é possível a partir de recursos que melhoram a experiência do cliente, como fotos, vídeos e ambientação de produtos.
Resultados
Desde que o OCC foi instalado, os números da empresa tiveram muitas mudanças. Entre agosto e setembro de 2021, as vendas online cresceram 42%, sendo que no segundo semestre do ano passado, o faturamento subiu quase 60% em relação ao primeiro.
Além disso, o tíquete médio de compras subiu para cerca de R$ 800.
“A escolha do Oracle Cloud Commerce (OCC) envolveu diversos aspectos, mas um dos principais motivos para escolher a ferramenta foram os microsserviços. O fato de a solução permitir personalização garantiu que a Presentes Mickey pudesse adequá-la as suas necessidades, o que significou também aumento nas vendas.”
(Carlos Eduardo Cimerman, sócio-diretor, Presentes Mickey)
No início de 2021, as vendas no site representavam de 30% a 40% das vendas online da empresa. Hoje, elas atingem 70% a 75% do faturamento online. Além disso, a consolidação das informações tornou-se muito mais confiável. É possível saber quem recebe, quando recebe, como recebe, em uma gestão de dados muito mais precisa. O OCC permite, ainda, localizar eventuais falhas: se houver algum erro na conclusão da compra, é possível identificar e ir até o consumidor.
Já em relação a 2020 — o primeiro ano da pandemia, em que as vendas pela web cresceram em todos os segmentos — a empresa teve 35% de aumento nas vendas pela web em em comparação a 2019. “Todas essas vendas extras vieram a partir da mudança para o OCC”, destaca Camila Cimerman, gerente de e-commerce da Presentes Mickey. “Com a volta dos eventos, esperamos crescer ainda mais.”
Com isso, todos os setores da empresa foram beneficiados, inclusive na agilidade das entregas. Antes, a Presentes Mickey demorava até sete dias úteis para fazer uma entrega. Hoje, em no máximo 48 horas, o item sai da companhia para o consumidor.
No momento, a empresa espera o fim da pandemia para entender o futuro das listas de casamento — já que, agora, as festas estão menores. No entanto, para o futuro, a ideia é estar mais presente no dia a dia do consumidor, não apenas em festas, mas também em seu dia a dia. “É muito mais do que casamentos”, diz Camila. “Somos muito otimistas. Queremos estar presentes na casa de todo mundo.”