Muitos designers e arquitetos gostam de como o software pode ajudar a criar uma representação digital do processo de construção. Um modelo abrange mais do que apenas altura, largura e profundidade; também inclui relações espaciais, análise de luz, informações geográficas, quantidades e propriedades de componentes de construção.
A evolução de um desenho 2D para BIM – que pode variar de 4D a 7D dependendo do modelo e da definição – é impressionante por si só. Porém, para extrair o maior valor possível do BIM é necessário otimizar o processo.
Quatro passos para otimizar o BIM
1. Use um ambiente de dados comum e verdadeiro
Um ambiente de dados comum (CDE) conecta equipes, modelos e todos os dados do projeto em uma plataforma neutra e segura. Um CDE ajuda a simplificar a gestão de ponta a ponta feita em uma plataforma, garantindo uma única fonte de dados e trilha de auditoria. Um CDE é essencial para completar as próximas etapas.
2. Repasse o modelo para além da equipe de design
Muitas vezes, as informações enriquecidas capturadas no modelo não são repassadas. O uso do BIM é amplamente limitado ao estágio de projeto, e os dados muitas vezes estão disponíveis apenas para aqueles com as licenças e know-how para acessar o complexo software de autoria proprietário. As equipes de projeto podem tomar decisões mais rápidas e informadas, melhorando a eficiência e a qualidade, se toda a equipe de entrega contribuir para o modelo.
3. Ligue o modelo aos comunicados e documentações relacionados
As informações devem ser acessíveis e utilizáveis conforme o projeto se torma maior e mais complexo. Os projetos se beneficiam do modelo BIM vinculado às informações e comunicações associadas, além de os membros apropriados da equipe terem fácil acesso ao BIM quando precisam.
4. Crie uma única fonte de dados
A participação do BIM em todo o projeto aumenta a visibilidade e acelera os processos. O BIM oferece uma única fonte de consulta de dados, além de uma trilha completa de auditoria em todo o projeto, incluindo as atribuições e operações.
Três ganhadores do Oracle Aconex Connect Award de 2018 melhoram a entrega de projetos com o BIM
Conheça os três líderes globais que alcançaram resultados premiados utilizando o BIM a seu favor.
Richard Crookes Constructions (RCC), na Austrália, reconhece a importância da tecnologia, em especial do BIM. A empresa contratou Tyrone Padayachee, espealista em BIM há 15 anos, para ajudar a informatizar o ambiente de trabalho. Rapidamente, a RCC alcançou resultados atraentes para os seus clientes após a contratação de Padayachee.
A empresa de construção está no caminho para atingir o objetivo de adoção de 95% do BIM no prazo de cinco de anos. A Richard Crookes Constructions usou o recurso de gerenciamento de modelo do Oracle Aconex para fornecer aos membros do projeto acesso apropriado aos modelos em seu projeto da Universidade de Sydney.
Os resultados alcançados:
• As RFIs foram reduzidas em cerca de 5% e as variações, entre 3 e 5%.
• As variações foram revisadas e resolvidas cerca de 50% mais rapidamente do que antes, usando o recurso de gerenciamento de modelos do Oracle Aconex.
• Até mesmo o número de reclamações caiu para a estimativa entre 3 e 5%.
__________________________________________________________________________________
“O módulo Oracle Aconex BIM tem os modelos mais atuais carregados em todos os momentos, por isso é sempre a fonte única de verdade mais atual.”
Tyrone Padayachee, Gerente de Design Digital, RCC
__________________________________________________________________________________
Junto com os membros da equipe, Pingat XD gerenciou o Learning Center Paris Saclay, enquanto trabalhavam com software BIM. Eles precisavam de um ambiente comum de dados para testar diferentes modelos 3D usando o formato IFC. Veja a seguir como o cliente, bem como todo o projeto, se beneficiou da plataforma colaborativa:
• Arquivos BIM grandes compartilhados 95% mais rápidamente do que antes da implementação do recurso de gerenciamento de modelos no Oracle Aconex.
• 20% menos RFIs no projeto graças a informações completas compartilhadas ainda nos primeiros estágios.
• 20% menos variações creditadas à colaboração com o cliente sobre o modelo durante a fase de design.
• A equipe do projeto acessou e distribuiu modelos BIM 75 a 90% mais rapidamente usando o recurso de gerenciamento de modelos do Oracle Aconex.
A consultora de EPC Enprode precisava de uma solução comprovada com recursos robustos de gerenciamento de BIM. A empresa de consultoria necessitava de ajuda para gerenciar a colaboração em uma equipe com a tarefa de criar projetos críticos de infraestrutura e distribuída globalmente.
A Enprode identificou conflitos potenciais com antecedência, reduziu os tempos de ciclo de revisão e tomou decisões mais informadas usando o Oracle Aconex. Veja a seguir os resultados alcançados:
• Aceleração dos ciclos de revisão dos documentos em 60% – redução de uma média de cinco dias para apenas dois dias.
• Aumento na detecção de conflitos e sua respectiva resolução em 60% – antes levava entre uma e duas semanas; agora leva apenas um dia.
• Controle de versão aprimorado garante que os participantes do projeto tenham o modelo mais recente para revisões mais rápidas e decisões mais bem informadas.
__________________________________________________________________________________
“Com o Oracle Aconex, não apenas podemos compartilhar o modelo com qualquer pessoa da equipe, mas também os dados valiosos associados ao modelo. Transferir todos os dados de uma empresa para a outra leva apenas alguns minutos”.
Deniz Asar, Gerente BIM, Enprode
__________________________________________________________________________________
O valor do BIM vai muito além dos dados ricos e associados ao modelo; é sobre quem tem acesso a essas informações e o que fazem com elas.
Saiba mais sobre como usar o recurso de gerenciamento de modelo no Oracle Aconex para trazer o valor do BIM para toda a sua equipe e melhorar a entrega do projeto.
Inscreva-se em nosso blog para se manter atualizado com insights sobre ideias e inovações que transformam o planejamento e entrega de projetos.
Publicações relacionadas:
• Como o gêmeo digital e o Ambiente Comum de Dados (CDE, Common Data Environment) estão mudando o setor da construção
• BIM de última geração: Coordenação integral de modelo entre todas as equipes de construção