No dia 22 de abril, foi comemorado o Dia Internacional das Mulheres em Tecnologia da Informação e Comunicação, e a Oracle Academy decidiu comemorar este dia com o evento mundial “Habilidades Digitais para a Vida”, com o objetivo de transmitir a elas o que são essas habilidades, capacitar e incentivar meninas e adolescentes a pensar em suas carreiras na área de tecnologia. 

A Oracle Academy comemora esta data desde 2016, porém a versão deste ano foi a primeira com a realização de 12 eventos simultâneos, em sete países e 11 entidades acadêmicas, com a participação de cinco instituições públicas e mais de 840 alunos na América Latina. 

Os países onde se comemorou o Dia Internacional das Mulheres em Tecnologia da Informação e Comunicação com a Oracle Academy foram: México, Porto Rico, Costa Rica, Colômbia, Chile, Argentina e Brasil. Em cada um deles, as alunas puderam participar de diversas atividades, como conversas com executivas líderes da Oracle, laboratórios para criação de aplicações em APEX, Workshops Alice voltados para programação em Java, feiras educativas, palestras sobre o mercado de trabalho na área de tecnologia e muito mais.

A comemoração desse dia e o compromisso da Oracle Academy em celebrá-lo é parte da missão do programa, que é promover a diversidade nas áreas de tecnologia e criar um ambiente onde mulheres estudantes de todas as idades possam escolher e continuar uma carreira em tecnologia; e assim, com as diversas palestras, workshops e práticas, demonstrar as infinitas possibilidades da tecnologia com a Oracle. “Nosso compromisso e dedicação é promover a educação em tecnologia. Há 8 anos aumentamos a quantidade de estudantes que ingressam no mercado de trabalho com habilidades tecnológicas, reduzindo a diferença de gênero na área”, afirma Karin Ramírez, Country Manager do programa educacional da Oracle para o Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. 

-Leia mais: É assim que a Oracle lidera ao quebrar vieses de gênero

 Oracle Academy comemora Dia Internacional das Mulheres em TIC na América Latina
Estudantes no Brasil

Como parte do aprendizado que veio das palestras, workshops e diferentes atividades realizadas no evento “Habilidades Digitais para a Vida”, meninas e mulheres jovens entenderam que para prosperarem em carreiras nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), elas devem adquirir habilidades que as tornem usuárias de tecnologia e criadoras no mundo digital. 

Tamara Riderelli, aluna do quarto ano do curso de Engenharia da Computação e Informática da Universidade Andrés Bello (UNAB), no Chile, concorda com isso, e foi uma das mais de 800 jovens que participaram do evento “Habilidades Digitais para a Vida”. A aluna indica que, graças ao curso que está cursando e à Oracle Academy, pôde fazer diferentes cursos. “Fizemos cursos especializados em banco de dados e Python, como visualização e análise de programas. Também outros cursos sobre inteligência artificial, que consistem em videoconferências e testes no final do semestre para obtenção da certificação”, destacou.

A diretora do curso de Engenharia da Computação e Informática da UNAB, em Santiago, Inesmar Briceño, foi uma das organizadoras da atividade da Oracle Academy no Chile, e destaca a estreita relação com o programa, já que “ele permite que alunos da universidade tenham acesso a programas gratuitos e cursos, certificações e eventos. Também ajuda a capacitar os alunos do primeiro ano a participar dessas iniciativas e manter os alunos atualizados sobre novas tecnologias e abordagens práticas para aplicação na indústria, inspirando-as, dando-lhes confiança e incentivando-as a criar um futuro no setor de tecnologia.”

 Oracle Academy comemora Dia Internacional das Mulheres em TIC na América Latina
Estudantes no México

Histórias de garotas inspiradoras

Um grande exemplo dessas histórias é Estefanía Montes, estudante de Comunicação Social da Universidade Eafit de Medellín, na Colômbia. Desde muito jovem, ela migrou da cidade para uma área rural de Medellín. Lá, notou a falta de conectividade e a diferença de educação em relação à cidade. Aos 13 anos, aprendeu a dançar e até hoje é a sua paixão. 
Com o passar dos anos, a chegada de novos educadores em sua instituição e o crescimento da tecnologia, percebeu que na cidade havia um déficit crescente de profissionais de programação e, principalmente, que pouquíssimas mulheres se interessavam por esse setor. Por tudo isso, entrou em sua vida um professor que hoje ela lembra com muito respeito e amor, pois foi ele quem a introduziu no mundo da programação graças à Oracle Academy. Foi assim que Estefanía, no 11º ano, como um projeto de final de curso, decidiu que poderia combinar sua paixão pela dança com tudo o que havia aprendido sobre programação em Java através da ferramenta “Alice” e criou a Mudan Programer, uma iniciativa que fundou com colegas da instituição. Hoje é seu projeto de vida, acompanhando muitas meninas e mulheres a descobrirem seu corpo através da dança, e como é possível aprenderem a programar dançando.

Sua iniciativa é formada por meninas de 3 a 20 anos, num grupo de aproximadamente 30 pessoas. Estefanía é o exemplo claro de que quando a paixão e as oportunidades certas estão presentes, infinitas possibilidades se abrem para criar soluções para grandes problemas e transformar seus ambientes.

Sobre a Oracle Academy

A Oracle Academy oferece aos educadores e seus alunos recursos gratuitos para ensinar e aprender habilidades na Ciência da Computação. Isso inclui uma grade curricular, recursos de aprendizado, tecnologias da Oracle Cloud, software, suporte e recursos de certificação. Saiba mais em academy.oracle.com.