A Atlas Renewable Energy é uma empresa fundada em 2017, operando no setor de energia renovável e com atuação global. A companhia desenvolve, financia, constroi e opera projetos solares e eólicos para fornecer energia sustentável em grande escala. No Brasil, a empresa já realizou negócios com os maiores consumidores de energia do país, além de ter capacidade de atender empresas de diferentes portes, por meio da autoprodução e consórcios, negociando valores tanto em reais quanto em dólares. Ela também controi e opera parques de energia e possui contratos em países como Chile, Colômbia e México, entre outros.
Com sua operação em crescimento, a Atlas vem modernizando diversos processos de seu backoffice, como por exemplo nos departamentos financeiro e contábil. E um dos principais desafios deste processo é mitigar o uso da ferramenta ao máximo, buscando uma solução de ERP que ampliasse a produtividade, automatizasse processos e, ao mesmo tempo, consolidasse as informações de forma confiável para futuros fechamentos.
Por que a Atlas escolheu a Oracle?
Após fazer uma busca no mercado por soluções de ERP que atendessem às suas necessidades de negócios, a Atlas optou pelo Oracle Fusion Cloud ERP. A escolha foi baseada na capacidade da ferramenta em abordar os principais setores do departamento de Procurement da empresa, automatizando e melhorando os processos financeiros, além de controle orçamentário e gestão de projetos. A ferramenta oferece ainda um pacote completo com foco no planejamento de cenários, segurança, estabilidade e escalabilidade.
“A automatização proporcionada pelo Oracle ERP gerou muito mais agilidade em nossas áreas financeira, de procurement e orçamentária. Na parte de pagamentos, por exemplo, o processo ficou muito mais ágil. Já o prazo para o nosso fechamento contábil foi reduzido expressivamente”.
Eduardo Jesus Coppola – Oracle ERP Systems Coordinator – Atlas Renewable Energy
Resultados
Um dos principais ganhos da Atlas com a adoção do Oracle ERP foi a automação no processo de pagamentos e recebimentos. Anteriormente, todas as operações do gênero exigiam entrar no sistema do banco e fazer o lançamento das notas e boletos, um a um, tudo feito manualmente e auxiliado por planilhas. Hoje, todo o processo envolvendo o lançamento de notas, programação dos lotes de pagamentos, geração de arquivos e transmissão aos bancos é feito automaticamente. Com isso, o departamento consegue executar essa função de forma mais eficiente em comparação ao método anterior, além das áreas envolvidas criarem seus processos em benefício da performance do ERP e de suas atividades cotidianas.
O fechamento contábil após os pagamentos também ganhou velocidade com o Oracle Cloud ERP. Com as automações de diversas operações, o processo, que antes levava até 15 dias para ser finalizado, hoje é feito em apenas cinco dias. A solução também ajudou a integrar melhor áreas do departamento financeiro, dando mais visibilidade e organizando o lançamento de notas fiscais dentro do prazo exigido pela contabilidade.
A automatização de processos gerado pelo Oracle ERP também permitiu que, mesmo com o grande crescimento da empresa, a diretoria financeira mantivesse uma estrutura enxuta que consegue atender de forma satisfatória a todas as áreas da companhia.
Implementação
A implementação do Oracle Cloud EPM foi realizada pela Somma. Já o acompanhamento de uso e evolução da ferramenta vem sendo executada pela Peloton, que vem ajustando a parametrização dos bancos de dados.