Com mais de 4 mil colaboradores, a SulAmérica é uma companhia com mais de 125 anos, que atende à cerca de 7 milhões de clientes com produtos e serviços de saúde, odonto, vida, previdência e investimentos. Pioneira no mercado de seguros de saúde, ela vem passando por uma intensa transformação por conta da fusão com o grupo hospitalar Rede D’or. 

Antes disso, a empresa já tinha a transformação digital e a inovação como pilares de sua estratégia e isso vale tanto no atendimento aos seus clientes, quanto em seu backoffice. Nos últimos quatro anos, a companhia vem fazendo avanços na gestão financeira e contábil e identificou um desconforto na aplicação de patchs no Oracle Hyperion, uma solução de planejamento on-premises, que já não mais atendia às necessidades dos seus clientes internos, além de demandar o uso de servidores físicos, manutenções especializadas e atualizações constantes. 

Com isso, a empresa passou a buscar por uma solução que fosse não apenas nativa na nuvem, mas que também acompanhasse seu crescimento, sem limites de instalação, demanda constante de atualizações e obsolecência de máquinas e sistemas legados. 

Por que a SulAmérica escolheu a Oracle

Ao decidir fazer a migração para a nuvem, a SulAmérica não cogitou outro fornecedor que não a Oracle, com quem há tinha uma parceria antiga. Com isso, a escolha do Oracle Fusion Cloud EPM foi um passo natural para substituir a solução de planejamento anterior, o Oracle Hyperion. 
 

“Conseguimos diminuir muito o tempo de fechamento, que era uma dor interna. A parte do orçamento, por exemplo, você não tem que ficar esperando rodar. Conforme a curva de aprendizado, fomos ajustando a evolução do sistema e hoje a maioria dos cálculos tem performance melhor” 
Luis Mello, Coordenador de desenvolvimento de sistemas – SulAmérica


Entre as vantagens da nova solução, a empresa destaca a possibilidade de customizar funcionalidades conforme as necessidades de seu setor Financeiro, flexibilidade que não foi identificada em outras soluções. Com mais autonomia de personalização, a SulAmérica consegue fazer acompanhamento do fechamento gerencial dentro do Oracle EPM, incluindo o fluxo de caixa e projeção de cenários, além de ter uma aplicação exclusiva para DRE, com reconciliação contábil. O Oracle EPM permite ainda o uso de Groovy, uma linguagem utilizada para construir regras de negócio, para validação de dados, realizar cálculos complexos e aumentar de performance da ferramenta.

Resultados 

A partir da adoção do Oracle Cloud EPM, a SulAmérica conseguiu reduzir o seu tempo de fechamento contábil, uma das suas principais dores, porque não precisa mais ficar esperando a parte do orçamento rodar. Com isso, houve melhora da performance dos cálculos em torno de 20%. 

A empresa também passou a ter um ambiente de auditoria interno, algo que a antiga solução on premise não oferecia a contento. Com o Oracle EPM, a SulAmérica consegue identificar mais facilmente quem fez qualquer input ou aplicou cálculos em seu processo de fechamento. 

Na área de planejamento, a SulAmérica conseguiu dar acesso para todas as áreas envolvidas no processo, o que gera mais colaboração e registra um elevado nível de satisfação dos usuários. O Oracle EPM também tem sido utilizado para as conciliações bancárias, e a companhia pretende fazer também conciliações tributária e contábil nos próximos meses a partir da solução da Oracle.

Implementação

A empresa contou com parceria da Avvale (antiga TechEdge), que contribuiu para a entrega do projeto no tempo planejado. O parceiro ainda vem contribuindo no suporte à solução.