A Estapar é a maior rede de estacionamentos do Brasil, presente em 17 estados e Distrito Federal e em mais de 80 cidades brasileiras, administrando mais de 450 mil vagas em, aproximadamente, 700 operações (em diversos segmentos). Com cinco mil funcionários que atendem milhares de clientes a cada mês, a empresa quer simplificar e conectar a vida de uma sociedade em movimento, expandindo sua atuação em mobilidade urbana, com uma oferta consistente de soluções e presença relevante pelo país. 
 


Anteriormente, a Estapar promovia ciclos de fechamento, orçamento e forecast 100% em planilhas, executando muitas rotinas manuais para construção desses materiais, aumentando o risco de erros. Além disso, essas operações exigiam a atuação de mais pessoas do time de Planejamento para atender aos prazos, tendo pouco tempo para uma análise mais consistente dos dados. A empresa precisava padronizar suas informações, agilizando as divulgações de resultados e ter dados relevantes em tempo real para criação de cenários e análises mais abrangentes.

Por que a Estapar escolheu a Oracle

A Estapar escolheu o Oracle Cloud EPM para otimizar suas operações de fechamento, orçamento e forecast.  Um dos diferenciais da solução é a sua capacidade de customização, que permitiu ao time de Planejamento da empresa personalizar diversos recursos da ferramenta conforme suas necessidades. 
 

“O Oracle Cloud EPM nos possibilita ter uma janela maior de análise dos nossos números. Consequentemente somos mais precisos, detalhistas e assertivos nas nossas entregas, podendo suportar a diretoria com mais qualidade, agilidade e riqueza de informações para a tomada de decisões”.
Rodrigo Gomes Figueiredo, Gerente de FP&A, Estapar


Outro diferencial do Oracle Cloud EPM que chamou a atenção da Estapar é a rapidez para busca e exibição de dados. Em poucos segundos, os profissionais da companhia conseguem visualizar resultados, percentuais, realizar análises verticais e horizontais, entre outras informações. A segurança da informação e capacidade de armazenamento de dados também foram pontos importante para a escolha. 

Implementação

A Estapar contou com a Ninecon como sua parceira de implementação do Oracle Cloud EPM. O processo durou seis meses e a consultoria foi importante no entendimento, nas discussões e mapeamento de como a empresa poderia usufruir ao máximo das funcionalidades da ferramenta.

Resultados 

O uso do Oracle Cloud EPM agilizou a extração, consolidação e a visualização dos dados das planilhas, graças à integração ao ERP da Estapar. Anteriormente, a empresa demorava até três horas para gerar as informações de suas mais de 700 filiais, já que os dados eram offline. Agora, esse mesmo processo leva, no máximo, 30 segundos. Essa rapidez impacta diretamente no processo orçamentário da companhia.
 


O Oracle Cloud EPM também otimizou a atuação da equipe de Planejamento da Estapar para realizar os fechamentos. Se no cenário anterior eram necessárias cinco pessoas para realizar essa operação (já que envolvia muitos processos manuais), agora apenas três profissionais participam do processo. 

O resultado dessas melhorias é a diminuição em até 30% no tempo dos fechamentos contábeis e planejamento de ciclos. No cenário anterior, essa operação era finalizada no décimo dia útil do mês subsequente. Agora, o documento é entregue no sétimo dia útil. Com isso, sobra mais tempo para atividades de planejamento e previsões. 

O Oracle Cloud EPM também ajudou a Estapar em momentos críticos. Durante a pandemia, quando o negócio da empresa foi duramente afetado (com redução de 80% no seu faturamento), a empresa utilizou a ferramenta da Oracle para criar diversos cenários. A companhia conseguiu, em tempo real, criar exercícios de custos e despesas; ver impactos em seu faturamento (por segmentos) e realizar simulações de impactos na folha de pagamento. Com isso, ela pôde criar planos de ação com rapidez, se adaptando ao período e voltando com recordes históricos de faturamento após a pandemia.