Fundado em 2007, o Lobo de Rizzo é um escritório de advocacia que conta com cerca de 400 integrantes em sua estrutura e tem atuação full service. Advogadas e advogados do Lobo de Rizzo assessoram empresas brasileiras e internacionais em projetos, transações e disputas nos mais diversos setores da economia, como companhias abertas, ESG, Imobiliário e Infraestrutura, entre outros.  Por três anos consecutivos, a companhia foi reconhecida pela pesquisa FIA/FEEX como um dos melhores lugares para se trabalhar.
 


Nos últimos anos, a área de TI do Lobo de Rizzo passou a reestruturar o seu ambiente tecnológico, buscando novas soluções para melhoria em disponibilidade, segurança, mobilidade e produtividade. Com isso, ela iniciou um projeto de migração dos ambientes de missão crítica para nuvem, o que foi uma grande quebra de paradigma no setor jurídico, uma vez que – devido à sensibilidade das informações – os escritórios, em sua maioria, optam por ambientes on-premises. 

Nas primeiras etapas do projeto, o Lobo de Rizzo optou por uma nuvem privada, na modalidade IaaS, para os sistemas financeiros, jurídicos e PaaS para os demais ambientes que suportavam essa modalidade, como GED, e-mails e comunicação, sistema de RH, telefonia etc. Algum tempo depois, com seu contínuo crescimento, o escritório entendeu que precisava de novos direcionamentos tecnológicos que apoiassem sua nova realidade e passou a analisar e estudar as principais clouds públicas do mercado para reforçar ainda mais as questões de disponibilidade e segurança. 
 
Por que o Lobo de Rizzo escolheu a Oracle

Com base no que foi estudado e pesquisado, o Lobo de Rizzo avaliou os produtos e serviços da Oracle e viu na Oracle Cloud Infrastructure a melhor opção para seu projeto. 

Desde o início, o atendimento oferecido diretamente pela Oracle foi um diferencial, que disponibilizou contato direto e rápido com especialistas durante a etapa crítica de implementação e migração, além de passar segurança e proximidade durante o processo e com vasto acesso a documentação. Em tempo recorde, o time da Oracle disponibilizou o ambiente para realizar a migração de provedores.
 

“Por sermos uma empresa de médio porte, temíamos ser ‘escanteados’ para um canal de atendimento qualquer na hora da migração, quando optamos pela OCI. Mas a Oracle, desde o começo, nos deu todo o suporte e acesso instantâneo a especialistas, sem burocracias, tanto na implementação quanto depois dela. Sempre que precisamos, temos contato direto com analistas de suporte, sempre prontos a nos ajudar a resolver eventuais problemas” 
Thiago Padovani, Gerente de Infraestrutura e TI, Lobo de Rizzo


Além disso, o escritório já contava com outras soluções da Oracle em sua infraestrutura de TI, o que gerou mais confiabilidade para adotar a nuvem da empresa e mais fluidez na migração e integração. 

Resultados

O maior benefício percebido pelo Lobo de Rizzo no uso da Oracle Cloud é a autonomia. Em seu modelo anterior (cloud privada), qualquer requisição de provisionamento, bem como criação de ambientes dependia sempre de um terceiro, com adendos contratuais, aprovações e outros processos, em um fluxo que levava, no mínimo, 48 horas. Com a OCI, essas mesmas operações levam apenas alguns minutos.
 


A Oracle Cloud também trouxe previsibilidade ao Lobo de Rizzo. Na cloud privada, o time de TI precisava pagar pelo recurso alocado, mesmo com baixa utilização. Já na nuvem da Oracle, o escritório paga apenas pelo que é consumido, permitindo um melhor controle dos gastos, de acordo com a sazonalidade. 

A adoção da OCI também deu ao Lobo de Rizzo mais agilidade rapidez na correção de erros. Quando usava uma nuvem privada, era necessário abrir um chamado para que o suporte fizesse um snapshot ou backup da máquina antes de executar uma ação, em um SLA de atendimento que podia ser de até 48 horas. Agora, com a nuvem da Oracle, a equipe de TI do escritório tem a autonomia de entrar no ambiente e corrigir o bug, o que pode levar apenas alguns minutos. Além disso, o Lobo de Rizzo obteve uma melhora de cerca de 50% no tempo de resposta das requisições dos sistemas hospedados na Oracle Cloud.

Outro ganho operacional obtido pelo escritório de advocacia com o uso a OCI foi a automação, já que a Oracle Cloud permite a automatização de uma série de operações, gerando economia operacional do time de TI, que precisa apenas supervisionar o funcionamento.