O Grupo La Pastina, foi fundado em 1947 no bairro do Brás em São Paulo e hoje configura uma das maiores importadoras de massas, especiarias e vinhos exclusivos do país. A World Wine possui mais de 2 mil rótulos de vinhos, o Grupo La Pastina comercializa mais de 800 produtos alimentícios e ainda há 20 lojas espalhadas pelas principais capitais do país. 
 


Com a missão de levar o acesso à cultura e a gastronomia, o grupo encontrava alguns desafios com a instabilidade e a baixa performance que dificultava as tarefas do dia a dia, como o fechamento e o processamento das informações que levavam muito tempo e desgaste da equipe. Como toda a empresa de importação que lida com vendas a velocidade do faturamento dos pedidos, emissão de nota fiscal, backup das informações são primordiais e por isso os sistemas antigos não atingiam a rapidez e a robustez que era necessária. Fora a sazonalidade de vendas que demanda mais dos sistemas de processamento.  

Por que o Grupo La Pastina escolheu a Oracle: “A OCI dentre os players do mercado ofereceu o melhor custo-benefício”

Num primeiro momento, o Grupo La Pastina fez a migração dos seus bancos de dados para Oracle, porém, houve uma fragilidade na infraestrutura, foi quando chegou-se à conclusão que a nuvem seria ideal para eles. Dentre todos os players do mercado de nuvem, a escolha da Oracle Cloud Infrastructure (OCI) baseou-se no melhor custo-benefício que atendesse as demandas que o Grupo La Pastina buscava, como a possibilidade de escalabilidade dos sistemas aumentando o processamento e armazenamento em datas ou demandas específicas e a regionalização do data center, sempre otimizando as soluções que eles já tinham em casa. 
 

“A Oracle trouxe para nós a possibilidade de processar muito mais rápido, de eliminar funções repetitivas e chegar até nosso cliente final de forma muito mais rápida e segura”.

Alexandre Lopes, Gerente de Tecnologia e Inovação do Grupo La Pastina


Além disso, era necessário que a ferramenta tivesse uma gestão fácil e intuitiva que pudesse conversar com suas equipes de forma natural.

Resultados: “Com a OCI o Grupo La Pastina conseguiu automatizar 100% da operação.”


Os ganhos que o Grupo La Pastina teve com a OCI foi perceptível, principalmente com a velocidade que hoje a operação tem e a taxa de latência de 3 milissegundos. Hoje os clientes que fazem as compras no e-commerce até as 18hrs recebem seus pedidos no outro dia e a emissão da nota fiscal é instantânea, graças à velocidade de processamento que a OCI trouxe para o grupo. Por conta disso, muitos processos tiveram que ser revistos para se adequarem à rapidez do sistema.
 


Além disso, o processo de backup do sistema antes era feito em 6 horas e por partes, de aproximadamente 450 gigas. Hoje o sistema tem o backup inteiro de 1 hora e 15 minutos de 1,5 terabytes.  Ou seja, uma economia de quase 17 horas.

Hoje o Grupo já automatizou 100% da operação, trazendo para seus funcionários muito mais autonomia para somente conferir o sistema, como por exemplo o faturamento. 

A OCI trouxe a possibilidade do grupo de montar um sistema de Disaster Recovery que antes não era possível, trazendo mais uma camada de segurança para a operação. 

Durante os dois anos de utilização da OCI, o Grupo La Pastina, teve apenas 24% de utilização sem nenhum tipo de problema de disponibilidade. Hoje 100% do ambiente do grupo está na nuvem da Oracle.