Com mais de duas décadas de experiência em comércio exterior, a Sertrading é uma das líderes de importação no Brasil. Operando em todos os estados do país e fornecendo um portfólio completo de serviços com suporte operacional, tributário, logístico, financeiro e tecnológico aos clientes, a empresa figura como uma das principais empresas do Brasil, com um volume de mais de R$ 19 bilhões de faturamento em 2022.
Estando presente em mais de 16 segmentos de mercado, com destaque para farmacêutico, tecnologia, automobilístico e aviação executiva, a Sertrading tinha um datacenter privado, porém, com o crescimento exponencial perceberam que precisavam de uma solução que permitisse a escalabilidade e estabilidade garantindo a continuidade do negócio frente a qualquer problema, prezando pela segurança.
A Sertrading começou a avaliar com outros players do mercado, porém, já trabalhavam com os bancos Oracle e por isso, entenderam que havia total sinergia nesta jornada para a nuvem.
Por que a Sertrading escolheu a Oracle: “A Oracle tem total sinergia com as soluções já existentes na casa”
O Oracle Cloud Infrastructure (OCI) está alinhado diretamente aos valores de crescimento que a Sertrading busca nos próximos anos como empresa e a possibilidade da escalabilidade com a expansão de processamento e armazenamento ocorrendo conforme os clientes da Sertrading crescem e modificam suas demandas no uso de seus softwares, com ótimo custo-benefício e principalmente sem desperdícios.
“Eu acredito que a gama de ferramentas que a Oracle tem para fazer o monitoramento da performance e ter um acompanhamento próximo disso nos leva a melhorar nossa aplicação ou o banco de dados, de forma rápida e assertiva. Essa facilidade, nos permite atuar de forma proativa e conseguir extrair o melhor com o melhor custo, sem desperdícios. E isso impacta diretamente nossos clientes”
Thiago Lima, Coordenador de Infraestrutura da Sertrading
Outro fator decisivo foram os rígidos padrões de segurança Oracle, sanando a vulnerabilidade de sistemas alocados em outros datacenters. Além da estabilidade que a nuvem trás para as operações, que ocorrem sem interrupções.
Resultados: “Com o OCI a finalização do backup teve um ganho de 200%, saindo de 7 horas para no máximo 40 minutos”
Com mais de 100 grandes empresas no seu know-how, a Sertrading vê ganhos significativos na implantação do OCI. Com uma migração completa com impacto zero, outro ganho foi o tempo de finalização do backup que mesmo o full, caiu de 7 horas para 40 minutos, tendo um ganho de 200% em tempo.
Além disso, com o OCI a Sertrading tem a possibilidade de montar um servidor para atender à necessidade dos clientes com um clique, mantendo tudo seguro de acordo com todas as políticas da empresa. Além disso, o provisionamento de notas saiu de um dia para 10 horas.
As ferramentas Oracle trouxeram uma visibilidade para o monitoramento da performance de uma forma clara e intuitiva. Com o FinOps, a Sertrading, desenvolveu um sistema que ajuda a controlar os custos, agindo de forma proativa e utilizando apenas o que realmente é necessário sem desperdício.
Para a realização do projeto a Think IT auxiliou a Sertrading montando um planejamento e o próprio time Oracle auxiliou na implantação, suporte e até hoje tem mantém o monitoramento e ajuda ao time de infraestrutura.