O gerenciamento da complexidade é um dos principais desafios que muitas empresas enfrentam atualmente. Os sistemas de informação consistem em vários elementos, processos, dados e interações que devem trabalhar juntos para atingir um objetivo. À medida que os sistemas crescem em capacidade e tamanho, a complexidade de mantê-los e melhorá-los também aumenta.
A simplicidade é um princípio que permite às empresas enfrentar esse desafio e, portanto, incluí-lo desde a concepção da solução até sua implementação facilitará a gestão, a manutenção e a modernização. Especialmente quando a aquisição, instalação e comissionamento de um banco de dados tradicional e/ou solução de aplicativos são processos complexos e críticos para as organizações.
A criação de um sistema de dados tradicional requer a adaptação e a coordenação de componentes como servidores, hipervisores, rede, armazenamento, sistemas operacionais e bancos de dados. Além disso, é necessário contar com pessoal treinado para a administração e manutenção de todos esses componentes. Os riscos associados à segurança são maiores, uma vez que a atualização de todas as camadas não é uma tarefa fácil e envolve muitas partes no processo.
O Oracle Database Appliance é a solução mais simples e acessível para organizações de pequeno ou médio porte executarem bancos de dados e aplicações da Oracle, sendo uma plataforma ideal para ambientes de computação remotos e de borda.
Os principais diferenciais do Oracle Database Appliance em relação a um sistema tradicional são:
• Um sistema integrado pré-construído com configuração automatizada que permite aos clientes começar a executar bancos de dados e aplicativos em apenas 30 minutos, cerca de 10 vezes mais rápido do que as soluções personalizadas.
• A integração do hardware e o software do Oracle Database Appliance é otimizada para obter o desempenho máximo.
• Preços de entrada baixos e um modelo de licenciamento flexível que permite aos clientes começarem com o mínimo e dimensionarem conforme necessário.
• A Oracle emite um patch trimestral para todo o hardware e software tornando a implementação mais fácil do que a manutenção e integração de soluções DIY de vários fornecedores.
-Leia mais: Oracle Cloud impulsiona pesquisa conversacional do Microsoft Bing
Dados integrados, flexíveis e seguros
O Oracle Database Appliance também utiliza a integração com a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) para suportar e arquivar dados na nuvem, e mover suas cargas de trabalho para lá quando necessário. Isso é relevante, pois muitas organizações estão fazendo a transição para a nuvem e a Oracle é uma boa alternativa a ser considerada; sendo agora o provedor de serviços de nuvem empresarial de crescimento mais rápido entre os principais concorrentes do mercado.
Os serviços de banco de dados em nuvem da Oracle são soluções flexíveis e escaláveis que permitem às empresas armazenar, gerenciar e analisar dados de forma segura e eficiente. A Oracle oferece diferentes tipos de bancos de dados com base nas necessidades de cada cliente, desde serviços de instância única para implementações básicas até serviços de missão crítica de alta disponibilidade baseados no Exadata, e até 100% gerenciados pela Oracle com o Oracle Autonomous Database.
Além disso, o Oracle Database Appliance e os serviços de nuvem da Oracle compartilham os mesmos princípios de simplicidade, tornando a Oracle o único fornecedor capaz de oferecer alternativas aos nossos clientes e até mesmo uma combinação com integração completa.
Com as tecnologias mencionadas anteriormente, a Oracle deseja apoiar seus clientes para que a simplicidade seja uma característica presente em diferentes aspectos dos sistemas, como design, arquitetura, funcionalidade, testes e desenvolvimento.
A simplicidade pode trazer muitos benefícios para as organizações, como:
• Maior Eficiência: Sistemas simples são mais fáceis de gerenciar e requerem menos recursos e tempo para executar tarefas.
• Maior confiabilidade: Sistemas simples são menos propensos a erros e falhas, além de se recuperarem mais rapidamente de interrupções.
• Melhor Qualidade: Sistemas simples são mais consistentes e previsíveis, permitindo atender melhor às expectativas dos clientes.
• Maior Flexibilidade: Sistemas simples são mais adaptáveis, escaláveis e respondem rapidamente às necessidades em constante mudança.
• Inovação: Sistemas simples promovem a criatividade e a experimentação, podendo gerar novas ideias e soluções.
Em conclusão, o objetivo da Oracle, além de oferecer diversas alternativas para ajudar nossos clientes a alcançar seus objetivos, é ser um aliado na garantia de que a simplicidade não seja apenas uma qualidade desejada, mas também uma vantagem competitiva para nossos clientes que desejam se destacar em um mundo complexo e dinâmico. Com o auxílio das ferramentas e tecnologias da Oracle, nossos usuários podem melhorar seu desempenho, satisfação do cliente e competitividade.
