Quinto maior home center do país, a Carajás conta com 11 lojas físicas distribuídas por cinco estados da região Nordeste do Brasil, além de dois centros de distribuição. A empresa comercializa mais de 35 mil itens em material de construção, acabamento, manutenção, casa e decoração, eletrodomésticos, eletrônicos e bem-estar. Além disso, ela emprega 2,5 mil pessoas, que oferecem um atendimento personalizado para quem quer construir, reformar ou decorar o seu lar.
Até 2021, a Carajás contava com uma infraestrutura de TI com baixo desempenho, escalabilidade limitada, altos custos de manutenção e riscos de segurança. Seu ambiente on-premises, mesmo contando com Applainces da Oracle (Oracle Database Appliance X6, que depois foi migrado para o ODA X8-2M), não conseguia acompanhar o rápido e contínuo crescimento da empresa, que precisava de uma solução mais robusta e com alta disponibilidade.
Por que a Carajás escolheu a Oracle
Foi nesse contexto que a Carajás optou por adotar soluções como a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) e o Oracle Exadata Database Service on Cloud@Customer (ExaCC), com o objetivo de otimizar a performance de sua infraestrutura de TI, tornando-a escalável, bem como reduzir custos e mitigar riscos.
“A Oracle não apenas modernizou nossa infraestrutura de TI, mas também proporcionou a confiança e a tranquilidade para liderar a Carajás em direção a um futuro promissor, impulsionando a empresa a novos patamares de sucesso e consolidando nossa posição de liderança no mercado. Com elas, estamos construindo um futuro mais forte, mais seguro e mais próspero para nossa empresa, nossos colaboradores e nossos clientes.”
Paulo Marcelo Miranda Raposo – CIO da Carajas
A escolha pelas soluções da Oracle foi influenciada pela compatibilidade com os produtos da marca que eram já utilizados pela empresa, facilitando a integração, gerenciamento e oferecendo um portfólio abrangente de soluções de TI em um único fornecedor. Além disso, a OCI e o Exadata oferecem performance e escalabilidade, atendendo às demandas crescentes de processamento de dados da Carajás. Por fim, ambas trazem alta disponibilidade e segurança, garantindo a continuidade das operações e protegendo os dados confidenciais da empresa, de seus consumidores e fornecedores.
Resultados
A adoção da OCI permitiu que a Carajás execute cargas de trabalho intensivas com eficiência e escalabilidade. Isso significa que a empresa pode processar grandes volumes de dados de forma rápida e eficaz, sem comprometer o desempenho e com um índice de disponibilidade médio de 99%. A nuvem da Oracle também proporcionou uma redução no tempo de resposta em seus sistemas e aplicativos, em comparação ao cenário anterior, aproximadamente em 40%.
A partir do uso da Oracle Exadata Database Service on Cloud@Custumer e da OCI, a Carajás passou a realizar análises avançadas e obter insights valiosos de seus dados. Isso permite uma tomada de decisão mais atualizada e estratégica em todos os níveis. A empresa também pode escalar recursos de TI conforme a necessidade para lidar com picos de demanda sazonais ou eventos inesperados, como a Black Friday. Na estrutura anterior não era possível escalar recursos, já com o atual a cada 20 minutos o ambiente analisa e toma a decisão de escalar e ou reduzir, com isso mantemos os custos controlados e o processamento estável. A nuvem da Oracle possibilitou a implementação aplicativos e serviços de forma mais rápida e eficiente em comparação com o ambiente anterior, reduzindo pela metade o esforço necessário.
“Com a nova infraestrutura impulsionada pelas soluções da Oracle, a Carajás conseguiu eliminar interrupções, garantindo que seus serviços estivessem disponíveis de forma confiável e contínua. Isso não apenas melhorou a satisfação do cliente, mas também permitiu à empresa capturar mais oportunidades de negócios, gerando um aumento direto na receita e impulsionando seu crescimento no mercado”.
João Carlos Ortiz Martinez, Gerente de Operações de TI – Carajás
Já o Oracle Exadata Database Service on Cloud@Custumer trouxe diversas funcionalidades avançadas para a Carajás em comparação com seu ambiente anterior. O Exadata possibilita aos DBAs da empresa e do parceiro que nos atende escalar o processamento (scale-up e scale-down), otimizando os recursos do banco de dados conforme necessidade e custo, mantendo-os controlados, com isso houve uma redução de 98% nos custos; O particionamento facilita a divisão de grandes tabelas e índices em partições menores, o que otimiza o desempenho e a eficiência do armazenamento de dados, especialmente na leitura, com uma redução significativa no espaço ocupado. Já a compactação reduz o tamanho dos dados armazenados consideravelmente no banco de dados, economizando espaço em disco e melhorando o desempenho das consultas em 80 % em comparação ao cenário anterior. Por fim, o Oracle Exadata Database Service on Cloud@Custumer oferece alto Thoughput para processar grandes volumes de dados de forma rápida e eficiente.
Por fim, a implementação da Oracle Cloud Infrastructure e do Oracle Exadata Database Service on Cloud@Custumer impactou diretamente nos negócios da Carajás. Anteriormente, havia interrupções frequentes nos serviços que resultavam em uma barreira significativa para o faturamento da empresa, pois afetavam a capacidade de atender às demandas dos clientes de forma consistente. Agora, as soluções da Oracle proporcionaram um aumento substancial na disponibilidade dos sistemas de TI da rede, impactando na experiência do cliente e aumentando de forma significativa o índice de satisfação, bem como permitindo à empresa capturar mais oportunidades de negócios, gerando um acréscimo direto na receita e impulsionando seu crescimento no mercado.