Um dos maiores distribuidores de peças automotivas e pneus do Brasil, o Grupo PMZ conta com 77 lojas e oito centros de distribuição espalhados pelas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A empresa tem como missão oferecer uma ampla variedade de produtos e serviços de qualidade, com preço justo, inovação e estando sempre próximo ao cliente em suas unidades físicas e também em seu e-commerce.

 

 

Em 2022 o Grupo PMZ previa sua expansão no mercado, mais precisamente na região Nordeste. No entanto, o ERP legado da companhia já mostrava sinais de falta de capacidade de processamento. Na abertura da primeira unidade no Nordeste, o time de TI constatou a perda de performance no banco de dados, as atualizações de tabelas de preço mais lentas, replicação de estoque multifilial falhava, processamento das necessidades de compras intermináveis, entre outros fatores. Tudo isso impactava não apenas na operação, mas também no atendimento dos clientes. O grupo também planejava a implementação do seu novo ERP – que trazia soluções omnichannel – e novas frentes de negócios, como o e-commerce para sua operação B2B. Nesse cenário, era necessário um servidor escalável e de alta performance, que pudesse processar um alto volume de dados transacionados com estabilidade, segurança e previsibilidade de custos. 

Por que o Grupo PMZ escolheu a Oracle

O Grupo PMZ escolheu a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) para ser o seu cloud provider. Um dos motivos para a escolha foi a sua parceria de longa uma vez que o grupo já utiliza a solução ODA X6-HA e banco de dados Oracle 12 há vários anos. A empresa também já adotou outras soluções, como o Oracle APEX (para o desenvolvimento de aplicações em low-code) e o Oracle BI, sendo que o resultado obtido em cada uma delas deixou a companhia confortável para seguir com a OCI e evoluir com a parceria, sempre focada em performance e a segurança. Para completar, com POC fornecida pela Oracle deu seguranca ao grupo para implementar a OCI, porque ele pôde ver na pratica todas as melhorias que a migracão para a nuvem poderia proporcionar.

 

“As melhorias trazidas com a adoção da OCI mudaram a dinâmica do time de TI do Grupo PMZ. Agora somos menos reativos e mais preventivos, já que reduzimos significativamente o número de ocorrências. Com maior performance e dispobilidade, o número de reclamações por lentidão dos sistemas caiu a quase zero. Hoje, a nossa equipe é focada em soluções contínuas para o negócio e de segurança da informação do grupo”.
Renan Cortez Dantas e Salime de Jesus Lopes – TI e Infraestrutura – Grupo PMZ

 

Resultados

Com a adoção da OCI, o Grupo PMZ resolveu o problema de tempo para provisionamento e/ou obtenção de novos recursos computacionais, um dos indicadores de maior impacto para o seu negócio. No ambiente on-premises, este tipo de operação exigia sete dias úteis para provisionamento dos serviços, uma vez que era necessário comprar os servidores, configurá-los e validar os dados iniciais. Hoje, esse mesmo processo feito na nuvem, com um ambiente pronto e homologado, é feito em até 12 horas para uma nova filial do grupo. 

Outro grande problema enfrentado pelo Grupo PMZ era o de disponibilidade das aplicações durante o horário comercial. No cenário anterior, o time de TI registrou mais de 15% do total em horas paradas ou lentidões durante um mês. Com a migração para a OCI, a empresa está há mais de 18 meses sem qualquer interrupção nas operações.

 

 

A integração de dados também ganhou melhorias sensíveis. Antes, 100% das lojas do grupo reclamavam de atrasos nessa questão. Com a OCI, esse número é inferior a 20% e, mesmo nesse cenário, os atrasos não ocorrem mais por performance no banco de dados. Além disso, o processo de recontagem de estoque só podia ser executado a noite no antigo cenário. Hoje, o time de TI do Grupo PMZ consegue realizar essa mesma operação diversas vezes ao dia e em sequência, mesmo durante o horário de pico, e sem registrar reclamações das lojas. 

As homologações de ambiente também ganharam em agilidade e estão ocorrendo praticamente em tempo real, pois o time de TI sempre deixa o ambiente disponível para a equipe de DEVOPS. E quando não há atividades provisionadas, o Grupo PMZ usa o Oracle Autoscaling para otimizar o tempo e desempenho de uso dos recursos utilizados.

As melhorias trazidas com a adoção da OCI mudaram a dinâmica do time de TI do Grupo PMZ, que, graças à redução significativa do número de ocorrências, agora é menos reativo e mais preventivo. Com a nuvem da Oracle, o número de reclamações por lentidão dos sistemas reduziu consideravelmente hoje esse número sendo menor de 1% dentro de um mês. Dessa forma atualmente as áreas de suporte, infraestrutura, desenvolvimento e data science estão focadas nas estratégias de governança, eficiência e inovação que agregam valor e entregam de resultados baseados nas boas práticas previstas nas metodologias ágeis ITIL4, SCRUM, KANBAN, OKR, entre outras. Hoje, o setor de tecnologia se tornou uma das referências e é reconhecida internamente como exemplo de bom atendimento, agilidade e desempenho, se apresentando como uma área estratégica de crescimento da companhia.